Editorial |
| |
| · 40 ANOS DE ANPED Gouveia, Andréa Barbosa; Pletsch, Márcia Denise; Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola; Alves, Miriam Fabia; Hage, Salomão Antônio Mufarrej
|
| |
Artigos |
| |
| · Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Pimenta, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena
|
| |
| · Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários Freire, Luiz Gustavo Lima; Duarte, António Manuel
|
| |
| · Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na Prova Brasil Lacruz, Adonai José; Américo, Bruno Luiz; Carniel, Fagner
|
| |
| · Itinerário da prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar Silva, Claudilene Maria; Santiago, Maria Eliete
|
| |
| · Observação de sala de aula em contexto: um estudo exploratório em escolas secundárias no Norte da Colômbia Parra, Juan David; Hernández, Carola
|
| |
| · Currículo, ruídos e contestações: os povos indígenas na universidade Kawakami, Érica Aparecida
|
| |
| · Linguagem, hermenêutica e educação Sichelero, Junior Jonas
|
| |
| · O modelo liberal tecnoburocrático e as recentes reformas educacionais brasileiras: limites da tese reformista na perspectiva marxista Maia Filho, Osterne Nonato; Mendes Segundo, Maria das Dores; Rabelo, Josefa Jackline; Jimenez, Maria Susana
|
| |
| · Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural Zequinão, Marcela Almeida; Medeiros, Pâmella de; Lise, Fábio Augusto; Trevisol, Maria Teresa Ceron; Pereira, Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira
|
| |
| · Educação da vontade e renovação pedagógica nos contextos espanhol e brasileiro nas décadas iniciais do século XX Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
|
| |
| · Língua pomerana na escola: práticas docentes e diversidade linguística Foerste, Erineu; Born, Joachim; Dettmann, Jandira Marquardt
|
| |
| · Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa Lara, Rafael da Cunha; Quartiero, Elisa Maria; Bianchetti, Lucídio
|
| |
| · A execução orçamentária das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma: obstáculos e desafios Carreira, Denise
|
| |
| · Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica Gomes, Patrícia Maria Silva; Queirós, Paula Maria Leite; Batista, Paula Maria Fazendeiro
|
| |
| · Crenças sobre o profissionalismo do professor e modelos de ensino na formação inicial de professores Rodríguez, Rocío Serrano; Pedrajas, Alfonso Pontes; Gracia, Elisa Pérez
|
| |
| · AÇÕES DO PROFESSOR PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE Aguilar, Noelia Melero; Moriña, Anabel; Perera, Víctor-Hugo
|
| |
| · O que os professores (não) podem dizer? A experiência canadense e a “Escola sem Partido” Britto, Tatiana Feitosa de
|
| |
| · Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes Ó, Jorge Ramos do
|
| |
| · A intelectual Maria Yedda Leite Linhares: memórias e diálogos Matos, Sheila Cristina Monteiro; Faria, Lia Ciomar Macedo de
|
| |
| · Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação Pereira, Maria de Fátima Rodrigues; Marcoccia, Patrícia Correia de Paula
|
| |
| · Atitudes em relação à deficiência em uma universidade mexicana Torres, Araceli Arellano; González, Martha Leticia Gaeta; López, Feli Peralta; Arroyo, Judith Cavazos
|
| |
| · A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá Pereira, Verônica Mendes; Gomes, Ana Maria Rabelo
|
| |
| · O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos: a importância do “eu me viro” Pires, André; Romão, Paulo Cesar Ricci; Varollo, Victor Marques
|
| |
| · Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila Gonçalves; Oliveira, Michelle Engers Taube de
|
| |
| · Conceitos, políticas e ações de internacionalização da Educação Superior: reflexões sobre a experiência de uma Universidade Norte-Americana Rubin-Oliveira, Marlize; Wielewicki, Hamilton de Godoy
|
| |
| · Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente Groppo, Luís Antonio; Oliveira, Ana Rosa Garcia de; Oliveira, Fabiana Mara de
|
| |
| · Método histórico e didática da história nos Estados Unidos da América (1880-1915) Freitas, Itamar
|
| |
| · O homem e a instituição: representações sobre Felipe Tiago Gomes e seu percurso diante da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1940-2000) Duarte, Ariane dos Reis; Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
|
| |
| · O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Educação: caminhos, cruzamentos e disputas (1900-1922) Melo, Thaís de
|
| |
| · Recusa à formação: uma discussão sobre ressentimento, música, experiência e sensibilidade Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero; Bueno, Sinésio Ferraz
|
| |
| · Literatura e atenção: notas sobre um novo regime de percepção no ensino de literatura Cechinel, André
|
| |
| · Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico Ferreira, Marco Paulo Maia
|
| |
| · Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores Matavele, Hilária Joaquim; Roldão, Maria do Céu; Costa, Nilza
|
| |
| · Tarefas propostas por futuros professores dos primeiros anos para ensinar probabilidades Fernandes, José António; Gea, María Magdalena; Diniz, Leandro do Nascimento
|
| |
| · O direito à poética na aula: sonhos de tinta Corazza, Sandra Mara
|
| |
| · Ações adotadas no Espírito Santo para vencer a repetência nas classes de alfabetização (1960-1970) Gontijo, Cláudia Maria Mendes; Silva, Dulcinéa Campos
|
| |
| · A autonomia das universidades federais na execução das receitas próprias Caetano, Eduardo Ferreira da Silva; Campos, Ivete Maria Barbosa Madeira
|
| |
| · A educação rural concebida por organismos internacionais e suas repercussões no Brasil nas décadas de 1960 e 1970 Celeste Filho, Macioniro
|
| |
| · Divisão internacional do conhecimento e o declínio das ciências humanas: o cenário das instituições privadas de educação superior na Região Nordeste do Brasil Paula, Alisson Slider do Nascimento de; Costa, Frederico Jorge Ferreira; Lima, Kátia Regina Rodrigues
|
| |
| · AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE APOIO PSICOSSOCIAL EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE PERSISTÊNCIA E RETENÇÃO UNIVERSITÁRIA Armijo, Pablo Castillo; Zárate, Tomas Morales; Carvajal, Carlos Miranda
|
| |
| · Os conteúdos básicos comuns da educação física escolar mineira: uma análise dos seus contextos de influência Vargas, Cláudio Pellini; Cunha Júnior, Carlos Fernando Ferreira da; Moreira, Antonio Flavio Barbosa
|
| |
| · Terminalidade específica para estudantes com deficiência na educação superior: práticas (a serem) implementadas? Silva, Mariane Carloto da; Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
|
| |
| · A brincadeira e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil Rivero, Andréa Simões; Rocha, Eloísa Acires Candal
|
| |
| · Desafios e aprendizados da sistematização de experiências de educação popular. O caso da Pré-Universidadade Popular do Tunjuelo em Bogotá Martínez-Gómez, Nicolás
|
| |
| · A construção da identidade profissional de professores de língua portuguesa em formação inicial Pietri, Émerson de; Rodrigues, Lívia de Araújo Donnini; Sanchez, Hugo Santiago
|
| |
| · O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018) Martins, Bárbara Amaral; Rückert, Fabiano Quadros
|
| |
| · Fundamentos para educação física: a circulação da biologia e da psicologia na imprensa periódica de ensino e de técnicas (1932-1960) Cassani, Juliana Martins; Ferreira Neto, Amarílio; Carvalho, Lucas Oliveira Rodrigues de; Santos, Wagner dos
|
| |
Dossiê |
| |
| · A produção científica dos coordenadores do Grupo de Trabalho Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): opções teórico-metodológicas Matos, Cleide Carvalho
|
| |
| · A discussão de políticas educacionais no interior da escola: resistência e naturalização Martins, Elita Betania de Andrade
|
| |
| · Educação e democracia: Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional Costa, Marilda de Oliveira; Silva, Leonardo Almeida da
|
| |
| · Rede Escola Pública e Universidade: produção do conhecimento para/com as lutas educacionais Goulart, Débora Cristina; Cássio, Fernando L.; Ximenes, Salomão Barros
|
| |
| · ANPEd: rumo a meio século de lutas por educação e democracia Souza, Maria Antônia de
|
| |
| · Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos Paiva, Jane; Haddad, Sérgio; Soares, Leôncio José Gomes
|
| |
| · A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo Molina, Mônica Castagna; Antunes-Rocha, Maria Isabel; Martins, Maria de Fátima Almeida
|
| |
| · Boletins da ANPEd: das possibilidades de problematização das questões educacionais para além dos espaços acadêmicos Ferreira, Helena Maria; Lima, Francine de Paulo Martins; Villarta-Neder, Marco Antonio
|
| |
Documento |
| |
| · Entrevista com Boaventura de Sousa Santos para ANPEd/Brasil Santos, Boaventura de Sousa; Oliveira, João Marcos Veiga de; Süssekind, Maria Luiza
|
| |
Entrevista |
| |
| · FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA SOCIEDADE RACIALIZADA: UMA ENTREVISTA COM GLORIA LADSON-BILLINGS Weschenfelder, Viviane Ines
|
| |
Espaço aberto |
| |
| · “Le ceneri di Gramsci”, poema de Pier Paolo Pasolini: a crise de 1956 e a proposta da cultura extrema Nosella, Paolo
|
| |
| · Por que precisamos da diferenciação pedagógica? Ensaio sobre a individualização e seus paradoxos Silva, Roberto Rafael Dias da; Scherer, Renata Porcher
|
| |
Resenha |
| |
| · Passageiros da noite: do trabalho para a EJA. Itinerários pelo direito a uma vida justa Ferreira, Edna Maria de Oliveira; Vitorino, César Costa
|
| |
| · A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar Silva, Mônica de Oliveira Pinheiro da
|
| |
| · Manoel Bomfim: autêntico pensador latino-americano Costa, Breno Augusto da; Martins, Adriano Euripedes Medeiros
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA -
|
| |
Pareceristas |
| |
| · PARECERISTAS 2018
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA: Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes
|
| |