SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.27 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

 

Sumário
Ciência educ. vol.28  Bauru  2022

 Editorial
  
 ·  Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais
Cassiani, Suzani; Selles, Sandra Lucia Escovedo; Ostermann, Fernanda

        · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 Artigo Original
  
 ·  O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos
Souza, Bruna Costa de; Valadares, Juarez Melgaço

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Área como grandeza geométrica: direcionamentos dos PCN e da BNCC com ênfase nas representações semióticas
Kiefer, Juliana Gabriele; Mariani, Rita de Cássia Pistóia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária
Pereira, Flávia Helena; Costa, Váldina Gonçalves da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Práticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticas
Silva, Neomar Lacerda da; Oliveira, Andréia Maria Pereira de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica
Buffon, Alessandra Daniela; Neves, Marcos César Danhoni; Pereira, Ricardo Francisco

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O quadrante geométrico na situação desencadeadora de aprendizagem sob uma interface entre história e ensino
Dias, Marisa da Silva; Silva, Ana Paula Minhano da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  El problema del grupo 3 de la Tabla Periódica: su enseñanza mediante la argumentación y la explicación científica: primera parte
Labarca, Martín; Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Izquierdo-Aymerich, Mercé

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  El problema del grupo 3 de la Tabla Periódica: su enseñanza mediante la argumentación y la explicación científica: segunda parte
Labarca, Martín; Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Izquierdo-Aymerich, Mercé

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais
Felipe, Natali Angela; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; Basniak, Maria Ivete

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Evolução como eixo central da biologia: um curso para graduandos e pós-graduandos em ciências biológicas
Araújo, Leonardo Augusto Luvison

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade
Nascimento, Matheus Monteiro; Agostini, Gabriela; Massi, Luciana

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
Sobrinho Junior, João Ferreira; Mesquita, Nyuara Araújo da Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Duas décadas de aprendizado no Projeto Geo-Escola: uma jornada para inserir Geociências nas escolas
Carneiro, Celso Dal Ré; Barbosa, Ronaldo; Amendola, Danilo Furlan; Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de Castilho

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Visão profissional de estudantes de Pedagogia na análise de episódios de aula de matemática na perspectiva do ensino exploratório
Braga, Laudelina; Cyrino, Marcia Cristina de Costa Trindade

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mulheres, matemática e a proposta curricular das "escolas de primeiras letras": uma perspectiva da ética discursiva habermasiana
Peralta, Deise Aparecida

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global
Guerra, Andreia; Moura, Cristiano Barbosa de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
Orquiza, Liliam Maria; García, Laura Sánchez; Orquiza-de-Carvalho, Lizete Maria; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado
Souza, Andriele Coraiola de; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Assai, Natany Dayani de Souza

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Propuesta didáctica desde la metacognición y análisis de meta-habilidades para pensar las fallas en el aprendizaje de Síntesis de Proteínas
Garófalo, Sofia Judith; Miño, Mariela Haydée

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Práticas educativas e dificuldade de estudantes na identificação de espécies nativas e exóticas em escolas do sul do Brasil
Proença, Mariana de Souza; Dal-Farra, Rossano André

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 Revisores
  
 ·  Agradecimento aos Revisores de Ciência & Educação, volume 27, 2021


        · texto em Português     · Português ( pdf )