Editorial |
| |
| · Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais Cassiani, Suzani; Selles, Sandra Lucia Escovedo; Ostermann, Fernanda
|
| |
Artigo Original |
| |
| · O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos Souza, Bruna Costa de; Valadares, Juarez Melgaço
|
| |
| · Área como grandeza geométrica: direcionamentos dos PCN e da BNCC com ênfase nas representações semióticas Kiefer, Juliana Gabriele; Mariani, Rita de Cássia Pistóia
|
| |
| · Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária Pereira, Flávia Helena; Costa, Váldina Gonçalves da
|
| |
| · Práticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticas Silva, Neomar Lacerda da; Oliveira, Andréia Maria Pereira de
|
| |
| · O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: uma abordagem fenomenológica Buffon, Alessandra Daniela; Neves, Marcos César Danhoni; Pereira, Ricardo Francisco
|
| |
| · O quadrante geométrico na situação desencadeadora de aprendizagem sob uma interface entre história e ensino Dias, Marisa da Silva; Silva, Ana Paula Minhano da
|
| |
| · El problema del grupo 3 de la Tabla Periódica: su enseñanza mediante la argumentación y la explicación científica: primera parte Labarca, Martín; Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Izquierdo-Aymerich, Mercé
|
| |
| · El problema del grupo 3 de la Tabla Periódica: su enseñanza mediante la argumentación y la explicación científica: segunda parte Labarca, Martín; Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Izquierdo-Aymerich, Mercé
|
| |
| · Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais Felipe, Natali Angela; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; Basniak, Maria Ivete
|
| |
| · Evolução como eixo central da biologia: um curso para graduandos e pós-graduandos em ciências biológicas Araújo, Leonardo Augusto Luvison
|
| |
| · Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade Nascimento, Matheus Monteiro; Agostini, Gabriela; Massi, Luciana
|
| |
| · A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil Sobrinho Junior, João Ferreira; Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
|
| |
| · Duas décadas de aprendizado no Projeto Geo-Escola: uma jornada para inserir Geociências nas escolas Carneiro, Celso Dal Ré; Barbosa, Ronaldo; Amendola, Danilo Furlan; Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de Castilho
|
| |
| · Visão profissional de estudantes de Pedagogia na análise de episódios de aula de matemática na perspectiva do ensino exploratório Braga, Laudelina; Cyrino, Marcia Cristina de Costa Trindade
|
| |
| · Mulheres, matemática e a proposta curricular das "escolas de primeiras letras": uma perspectiva da ética discursiva habermasiana Peralta, Deise Aparecida
|
| |
| · O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de
|
| |
| · História da Ciência no ensino em uma perspectiva cultural: revisitando alguns princípios a partir de olhares do sul global Guerra, Andreia; Moura, Cristiano Barbosa de
|
| |
| · A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência Orquiza, Liliam Maria; García, Laura Sánchez; Orquiza-de-Carvalho, Lizete Maria; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de
|
| |
| · Percepções de licenciandos em Química a respeito do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do estágio supervisionado Souza, Andriele Coraiola de; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Assai, Natany Dayani de Souza
|
| |
| · Propuesta didáctica desde la metacognición y análisis de meta-habilidades para pensar las fallas en el aprendizaje de Síntesis de Proteínas Garófalo, Sofia Judith; Miño, Mariela Haydée
|
| |
| · Práticas educativas e dificuldade de estudantes na identificação de espécies nativas e exóticas em escolas do sul do Brasil Proença, Mariana de Souza; Dal-Farra, Rossano André
|
| |
| · Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia Souza, Juliana Brandão de; Dias, Viviane Borges
|
| |
| · A reflexão e a formação contínua: relatos de uma professora formadora Araújo, Rafaela Lebrego; Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
|
| |
| · A Lua na sala de aula: investigando práticas epistêmicas no ensino de Astronomia Menezes, Vitor Martins; Sessa, Patricia da Silva
|
| |
| · Contribuições de uma prática formativa envolvendo o software GeoGebra para professores e professoras que ensinam matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental Zorzin, Juliana Pereira; Silva, Guilherme Henrique Gomes da
|
| |
| · Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora Pinheiro, Ricardo Silvério Gomes; Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
|
| |
| · As lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável Henning, Paula Corrêa; Ferraro, José Luís Schifino
|
| |
| · Um oríkì do meu velho orixá: os diálogos entre ciência e arte na obra de Gilberto Gil Vilar, Artur Batista; Ramos, Kim Silva; Barbosa-Lima, Maria da Conceição de Almeida
|
| |
| · Aprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantil Ichiba, Rafaela Bruno; Bonzanini, Taitiany Kárita
|
| |
| · A alienação escolar na perspectiva da teoria da objetivação: um olhar para o Ensino de Ciências Brizueña, Tânia Mara Dias Gonçalves; Plaça, Jaqueline Santos Vargas; Gobara, Shirley Takeco
|
| |
| · A presença do contexto histórico sobre o entendimento do DNA como material hereditário nos livros didáticos de Biologia sob a ótica da epistemologia fleckiana Bevilaqua, Vanessa Rezende; Franco, Fernando Faria; Silva, Antônio Fernando Gouvêa
|
| |
| · Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências: uma proposta Souza, Douglas Grando de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela
|
| |
| · Oficinas de ciência e tecnologia como estratégia pedagógica para a educação científica de estudantes do ensino fundamental Santos, Marcos Miranda; Sá-Silva, Jackson Ronie
|
| |
| · Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases Silva, Gabriel dos Santos e; Buriasco, Regina Luzia Corio de
|
| |
| · Construto seres-humanos-com-mídias (SHCM) por pós-graduandos em Educação Matemática e Científica Santos, Ariwilson Gomes dos; Maia, Anderson Madson Oliveira; Souto, Daise Lago Pereira
|
| |
| · Habilidades cognitivas como preditoras da compreensão conceitual da Aritmética de alunos de anos iniciais Nogues, Camila Peres; Dorneles, Beatriz Vargas
|
| |
| · Estudo investigativo do domínio dos professores sobre a tríade do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico: uma análise das aulas de Química durante a pandemia Cleophas, Maria das Graças; Bedin, Everton
|
| |
| · É possível reabilitar o empirismo no Ensino de Ciências? Virtude pragmática sob a ótica antirrealista de Bas van Fraassen Machado, Juliana; Rodrigues, Marcelo Gonzaga
|
| |
| · Revisión y revalorización del concepto de obstáculo epistemológico para la enseñanza de las Ciencias Naturales González-Galli, Leonardo Martín; Pérez, Gastón Mariano; Cupo, Betina Ayelén; Alegre, Cinthia Karen
|
| |
| · “Eu fiquei horrorizada...”: mudanças na atividade de trabalho de professoras que ensinam Matemática frente à realidade local do trabalho infantil Sousa, Luciana Pereira de; Tomaz, Vanessa Sena
|
| |
| · A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev Valero, Rafaela; Massi, Luciana
|
| |
| · A aprendizagem enquanto afetação do corpo: primeiras aproximações ao estudo de práticas de divulgação científica para o público infantil Souza, Ludmila Olandim de; Coutinho, Francisco Ângelo; Viana, Gabriel Menezes; Reis, Débora D’Ávila
|
| |
| · Estado da Arte de pesquisas sobre a Educação em Cosmologia Gonçalves, Paula Cristina da Silva; Horvath, Jorge Ernesto; Bretones, Paulo Sergio
|
| |
| · A matemática dos contos de fadas: a construção do conceito de correspondência a partir da contação de histórias infantis Cunha, Aline Vieira da; Montoito, Rafael
|
| |
| · A paisagem dunar como eixo central para o ensino de Geociências na Educação Básica em áreas litorâneas Silva, Cláudia Patrícia Araújo e; Souza, Raquel Franco de
|
| |
| · Avaliação de integração tecnológica de planos de ensino de professores de Biologia em formação com o uso de modelo CTPC Souza, André Henrique Silva; Salvador, Daniel Fábio; Luz, Mauricio Roberto Motta Pinto da
|
| |
| · Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica Lockmann, Kamila; Klein, Rejane Ramos
|
| |
| · Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos Fioresi, Claudia Almeida; Silva, Henrique César da
|
| |
| · Ambientalização das instituições de ensino superior no campo da pesquisa em Educação Ambiental Silva, Dayane dos Santos; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
|
| |
| · A temática socioambiental na proposta curricular de uma escola técnica agrícola: análise crítica da dimensão técnica na formação dos futuros profissionais Ogawa, Fernanda Sueko; Carvalho, Luiz Marcelo de
|
| |
| · Formação continuada e suas contribuições para as práticas matemáticas no âmbito da Educação no Campo Vasquez, Alícia Gonçalves; Bacury, Gerson Ribeiro
|
| |
| · Leitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação? Setlik, Joselaine
|
| |
| · Indicadores de leitura e escrita em Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo das atividades de ciências da natureza do Plano de Estudo Tutorado (PET) Silva, Adriana Aparecida da; Souza, Cristiane Oliveira de; Santos, Driely de Abreu Salgado
|
| |
| · A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática Mutti, Gabriele de Sousa Lins; Tambarussi, Carla Melli; Klüber, Tiago Emanuel
|
| |
| · Não existe flor hermafrodita: uma investigação das nomenclaturas utilizadas para as estruturas reprodutivas na alternância de gerações de Angiospermas Ganiko-Dutra, Matheus; Bonadio, Letícia de Castro; Caffeu, Bruno Pazold; Bastos, Fernando; Cadeira, Ana Maria de Andrade
|
| |
| · Produção do Currículo Bahia e a disciplina escolar Ciências: uma análise centrada nos temas integradores Costa, Jéssica Gomes das Mercês; Carmo, Edinaldo Medeiros
|
| |
| · CLIL em Educação para a Ciência: um estudo de caso em um programa de pós-graduação Concário, Marcelo; Martins, Ana Elisa Piedade Sodero; Ignácio Junior, Ismair
|
| |
Revisores |
| |
| · Agradecimento aos Revisores de Ciência & Educação, volume 27, 2021
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |