SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.28 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

 

Sumário
Ciência educ. vol.29  Bauru  2023

 Editorial
  
 ·  Questões sociocientíficas na ciência escolar: uma sugestão teórica
Levinson, Ralph

        · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 Artigo Original
  
 ·  Análise da relação entre os objetivos dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino de Ciências e a formação para o Ensino Superior
Derossi, Ingrid Nunes; Ferreira, Denise Cristina

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química
Silva, Cleberson Souza da; Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista Ciência Hoje das Crianças
Santos, Stella Chrystine Camara dos; Valle, Mariana Guelero do

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Engajamento docente no Programa de Robótica na Escola da Prefeitura do Recife
Santana, Flavia Barbosa Ferreira de; Dutra, Priscilla da Silva; Padilha, Maria Auxiliadora Soares

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Linguagem imagética na transposição da linguagem algébrica no ensino e aprendizagem da Matemática
Oliveira, Luciano de; Roehrs, Rafael

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  El campo de estudios en perspectivas socioculturales de la Matemática Educativa: colaboración, estructura intelectual y áreas temáticas
Ávila-Toscano, José Hernando; Solorzano-Movilla, José Gregorio; Rambal-Rivaldo, Laura Isabel; Suárez-López, Diana Milena

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Interação entre Educação Especial e Ensino Regular: ações pedagógicas a estudantes cegos
Mamcasz-Viginheski, Lucia Virginia; Alvaristo, Eliziane de Fátima; Shimazaki, Elsa Midori

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Um panorama de situações do tipo misto em provas do Exame Nacional do Ensino Médio
Tieppo, Sandra Maria; Cappelin, Alcione; Zanatta, Leonardo Ferreira; Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Rezende, Veridiana

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal
Moura, Thainá Letícia Dourado; Benitez, Priscila; Gomes, Vivilí Maria Silva; Elias, Nassim Chamel; Picharillo, Alessandra Daniele Messali

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Um estudo de caso a partir do uso da realidade aumentada integrada ao livro didático
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Proposições acerca da experimentação formativa para Educação Química
Andrade, Rosivânia da Silva; Zeidler, Vânia Gomes Zuin

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tempo curricular e prática docente no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Sérgio, Maria Cândida; Morgado, José Carlos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conocimientos e ideas sobre los procesos de empatía e identidad ambiental en estudiantes y profesores de un secundario de Córdoba, Argentina
Caceres, Pilmaiquen Malen; Pelli, Romina Talia; Martinenco, Rebeca Mariel; Martín, Rocío Belén

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
Azevedo, Greiton Toledo de; Maltempi, Marcus Vinicius

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Investigação dos impactos nas concepções não-newtonianas de licenciandos e egressos de Física em relação aos conceitos de Força e Movimento
Uibson, José; Frei, Fernando

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no trabalho de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental
Krützmann, Fábio Luis; Alves, Deborah Karla Calegari; Silva, Cirlande Cabral da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A conduta didático-metodológica de professores em formação na discussão sobre a forma da Terra com alunos do Ensino Fundamental
Bartelmebs, Roberta Chiesa; Figueira, Maria Milena Tegon; Diel, Patricia Natiele

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências
Rodrigues, Breno Dias; Malheiro, João Manoel da Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Abordagem dos conceitos em doenças parasitárias nos livros didáticos (PNLD 2018-2020)
Farias, Eric Vinaud de Melo de; Azevedo, Hugo José Coelho Corrêa de; Costa, Elaine Cristina Pereira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação
Papalardo, Silvana Pavão Teixeira; Bueno Filho, Marco Antonio; Cerqueira, Bruno Rafael Santos de; Franzolin, Fernanda

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio
Cher, Gabriela Gonzaga; Silveira, Marcelo Pimentel da; Passos, Marinez Meneghello

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As representações sociais das vacinas no contexto da Educação em Ciências e Saúde no Ensino Fundamental
Vittorazzi, Dayvisson Luís; Silva, Wesley Alves; Silva, Alcina Maria Testa Braz da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estágio Supervisionado Obrigatório em Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto Emergencial
Barreto, Edna Silva; Araújo, Monica Lopes Folena

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Percepção ambiental de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o uso e descarte de produtos químicos no ambiente doméstico
Lins, Natana da Silva; Araújo, Aracy Alves de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Modo de pensar que subyace a los obstáculos epistemológicos de aprendizaje del tópico Síntesis de Proteínas en estudiantes universitarios de primer año
Miño, Mariela Haydée; Ospina, Natalia; Garofalo, Sofia Judith

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Cómo avanzar en la necesaria Transición a la Sostenibilidad*
Gil-Pérez, Daniel; Vilches, Amparo

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Letramento digital e participação docente no Ensino Básico: uma discussão sobre relações com a extensão universitária
Santos, Michelle Regina Alves dos; Amaral, Marília Abrahão; Sales, Márcia Barros de; Almeida, Leonelo Dell Anhol

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O papel epistêmico da diversidade e as origens metafísicas da teoria do Big Bang: reflexões para a educação científica
Bagdonas, Alexandre; Silva Neto, Climerio Paulo da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Princípio da cardinalidade: relações com questões familiares e escolares
Assis, Évelin Fulginiti de; Schmidt, Lucas Bogdanov; Nunes, Sula Cristina Teixeira; Corso, Luciana Vellinho

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma visão da História da Química nos livros didáticos fornecidos pelo PNLD utilizando a tabela periódica como marcador
Oliveira, Vilma Bragas de; Oliveira, Fernando José Luna de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Quais são as áreas de atuação em Micologia? Percepções de estudantes da formação inicial em Ciências Biológicas
Estrela, Kevin Borges; Weiser, Veridiana de Lara; Ganiko-Dutra, Matheus

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais: um estudo na licenciatura em Química
Cunha, Kariny Mery Araujo; Ferreira, Luciana Nobre de Abreu

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estados da Arte: aparando arestas na compreensão dessa modalidade de pesquisa
Teixeira, Paulo Marcelo Marini

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As múltiplas ações dos animais e as possibilidades de abordagem interdisciplinar no Ensino de Biologia
Almeida, David Figueiredo de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental
Fraga, Lisiane Abruzzi de; Bonotto, Dalva Maria Bianchini

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências
Melo, Leonardo Wilezelek Soares de; Oliveira, Moisés Alves de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A BioArte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand: um estudo sobre as contribuições para o ensino e a aprendizagem nas Ciências Biológicas por meio da perspectiva dos mediadores
Silva, Anderson Thiago Monteiro da; França, Suzane Bezerra de; Neves, Ricardo Ferreira das

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Geração automatizada de provas e gabaritos individualizados: implementação e aplicação na disciplina de Geometria Analítica
Ribeiro, Daniel Gomes; Paredes, Kitylla Gevezier

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uso de animais no ensino da medicina veterinária no Brasil: concepção por parte dos discentes e uso do direito de objeção de consciência
Cordeiro, Carolina Trochmann; Cruz, Matheus Barbosa Gomes; Stedile, Simone Tostes de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As potencialidades de divulgação e alfabetização científica de uma História em Quadrinhos sobre Ciências Forenses
Santos, Nayara Araujo dos; Bergamaschi, Christyan Lemos; Victor, Raquel Pellanda Dardengo; Romão, Wanderson

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Currículo de formação inicial de professores de Matemática e a construção do repertório profissional
Sousa, Maria Izabel Barbosa de; Farias, Sidilene Aquino de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Design Thinking aplicado como metodologia para a solução de problemas no ensino de Química: um estudo de caso a partir de uma problemática ambiental
Silva-Neto, Sebastião Luiz da; Leite, Bruno Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Representações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informais
Botelho, Maria Luiza Silva Tupy; Quadros, Ana Luiza de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Denegrindo trajetórias acadêmicas: formação docente em Química e a Lei 10.639/2003
Camargo, Marysson Jonas Rodrigues; Faustino, Gustavo Augusto Assis; Benite, Anna Maria Canavarro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Competencias científicas y modelización: estudio de un caso en la formación de docentes
Umpiérrez-Oroño, Silvia; Píriz-Giménez, Nazira; Olivero, María Jimena; Cabrera-Borges, Claudia; Donato, Natalia

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Vygotsky na pesquisa em Educação em Ciências: diálogo entre perspectivas passadas e tendências futuras
Fontes, Daniel Trugillo Martins; Rodrigues, André Machado

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uso de um inventário de conceitos de meiose para identificar concepções alternativas entre calouros e licenciandos de Ciências Biológicas
Sousa, Lorrayne Evangelista de; Tavares, Marina de Lima; Vilas-Boas, Adlane

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Que ideias nos transmitem as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19? Desafios para o Ensino de Ciências e a divulgação científica
Veneu, Fernanda; Rocha, Marcelo Borges; Zago, Juliane Pereira; Malacarne, José Augusto Dalmonte; Melo, Alberto Henrique

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Género y formación inicial del profesorado de ciencias en Chile: una aproximación desde sus racionalidades epistemológicas
Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Orellana-Sepúlveda, Carolina; Solsona-Pairo, Nuria; Carrasco-Monroy, Patricio Andres

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  O conceito de dialogicidade de Paulo Freire e as questões sociocientíficas na formação de professores dos anos iniciais sobre a presença de água no Sistema Solar
Oliveira, Laysla Caroline Rosa de; Genovese, Luiz Gonzaga Roversi; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de; Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Una progresión de aprendizaje para el desarrollo de la observación científica en preescolar
Rodríguez-Salinas, Mayita Estefanía; Salazar-López, Tatiana Iveth; García-Herrera, Adriana Piedad

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Representações artísticas e científicas: os Átomos de Hilma af Klint
Fernandes, Carlos Jorge da Silva Correia; Pereira, Bruno Michael da Silva; Francisco Junior, Wilmo Ernesto

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Construção de uma matriz para análise de literatura infantil com propósito na educação científica e educação ambiental
Patriarcha-Graciolli, Suelen Regina; Recena, Maria Celina Piazza; Almeida, Ordália Alves de; Zanon, Angela Maria

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Revisores
  
 ·  Agradecimento aos Revisores de Ciência & Educação, volume 28, 2022


        · texto em Português     · Português ( pdf )