SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.28 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

 

Sumário
Educ. Puc. vol.29  Campinas  2024

 Editorial
  
 ·  Narrar e formar elos para a constituição de uma sociedade ressonante
Souza, Elizeu Clementino de; Cunha, Maria Amália de Almeida; Ferreira, Luciana Haddad

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 DOSSIÊ A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital
  
 ·  ¿Cómo acontece hoy en día la (des)narrativización de la existencia?, esto es lo que nos dicen los relatos (audio) visuales (auto)biográficos, producidos por las generaciones mediáticas y digitales en transición
Marín Ossa, Diego Leandro

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Redes sociais em tempos líquidos: criação de âncoras narrativas a partir da autorrepresentação
Barros, Adelir Aparecida Marinho de; Pereira, Bruno Gomes; Barros, Lucas Marinho de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Neocolonialismos digitais e recuos civilizatórios através do agenciamento de infâncias e juventudes
Lins, Heloísa Andreia de Matos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Epistemologia travesti: uma etnografia online de Sara Wagner York
Coradini, Fábio dos Santos; Santos, Edméa Oliveira dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Entrevista Narrativa possibilitando a escuta de professores do sistema carcerário
Silva, Miguel Gomes Arbelaez Castaño; Nacarato, Adair Mendes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Narrativas que deambulam: transgredindo potências coloridas na linguagem dos bebês
Touret, Fernanda Binda Alves; Silva, Sandra Kretli da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Narrativas de pedagogas iniciantes: a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia COVID-19
Oliveira Souza, Letícia; Cruz, Giseli Barreto da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Narrativas Digitais no contexto amazônico: experiências de formação docente em grupos de WhatsApp
Almeida, Whasgthon Aguiar de; Barradas, Raimundo de Jesus Teixeira; Silva, William Costa da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tecelagens, narrativas e inclusão na era digital: os impactos e a evolução na educação de surdos
Silva, Erliandro Felix; Rocha, Luiz Renato Martins da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O tempo da espera em um tempo extremo: desafios narrativos da formação docente no presente
Ourique, Maiane Liana Hatschbach; Farias, Juliana Marques de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Autobiografia, narrativa e pesquisaformação: princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação
Morais, Joelson de Sousa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ORIGINAL
  
 ·  Políticas Curriculares para o Ensino de Inglês no Estado de São Paulo (1931-1971): expectativas e limites do contexto escolar
Rabello, Luiz Ricardo Gonçalves; Bello, Isabel Melero

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19: rupturas do conhecimento
Simão, Andréia Aparecida

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor
Manzi Filho, Ronaldo

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As concepções de docentes de creches conveniadas de um município do noroeste paulista
Pedrini, Mirian Roberta; Nono, Maévi Anabel

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O estágio curricular supervisionado e a identidade docente: as ementas dos cursos de Geografia licenciatura
Michielin, Carolina Araújo; Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Avaliação dos resumos de dissertações: execução de uma proposta
Lopes, Silvia Maria da Silva; Marangoni, Ricardo Alexandre

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reformas educacionais paulistas e suas repercussões na organização da escola e na autonomia docente (1995-2018)
Fernandes, Maria José da Silva; Jacomini, Márcia Aparecida; Bello, Isabel Melero; Silval, Caio Cabral da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Transição para o Ensino Superior: dificuldades vivenciadas por ingressantes no contexto de ensino remoto emergencial
Martins, Maria José; Fior, Camila Alves

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Proposta de Mentoria entre pares para a formação continuada de docentes no Ensino Fundamental I
Bolsonello, Jani; Lara, Angela Mara de Barros; Macuch, Regiane da Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A formação do sujeito pesquisador educacional: contribuições da hermenêutica
Dalbosco, Cláudio Almir; Maraschin, Renata; Devechi, Catia Piccolo Viero

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Transtorno do Processamento Auditivo: entre políticas educacionais e práticas pedagógicas
Scramim, Rita Cacia Fachin; Graff, Patrícia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estágio de docência como espaço possível para a formação pedagógica do professor para o magistério superior em programas de pós-graduação
Caetano, Clarisse Silva; Paixão, Jairo Antônio da; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Santos, Doiara Silva dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensino e aprendizagem multisseriados na zona rural da África do Sul
Schlebusch, Gawie; Pele, Myameko

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  O papel do formador de professores de Geografia nas redes públicas de um município paulista
Carmo, Gabriele Mesquita Pereira do; Lastória, Andrea Coelho

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A educação da criança segundo o conceito de educação negativa em Rousseau
Silva, Diogenes Galdino Morais

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Abandono e evasão escolar: emergência da busca ativa como política pública de educação pós-pandemia
Wandercil, Marco; Rosa, Sanny Silva da; Miranda, Nonato Assis de; Silva, Eliana Josefa da; Carvalhinhos, Maurício Costa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Prerrogativas da extensão universitária: uma análise documental do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028
Ogassavara, Dante; Costa, Jeniffer Ferreira; Tierno, Patricia Costa Lima; Ferreira, Thais da Silva; Lima, Adriana Machado Saldiba de; Montiel, José Maria

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O currículo dos cursos de licenciatura em educação física: implicações para o ensino da avaliação
Frossard, Matheus Lima; Poleto, Fábia Maria Boreli; Santos, Wagner dos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Práticas decoloniais no ensino de Língua e Literaturas: uma pesquisa com professores(as)
Russell, Eduardo Silva; Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ARTIGO DE REVISAO
  
 ·  O Projeto político-pedagógico como um instrumento fortalecedor da Gestão Democrática
Wagner, Flávia; Costa, Janaina Preve

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação Física Escolar e a área de Linguagens: um estudo de revisão
Neuenfeldt, Derli Juliano; Horst, Jovana Luísa; Fell, Willian Cauã; Forneck, Kári Lúcia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Intervenções on-line para promover a autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior: revisão da literatura brasileira
Miranda, Célia Artemisa Gomes Rodrigues; Boruchovitch, Evely

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )