Artigos |
| |
| · O cuidado como direito público: desafios da docência na creche Guimarães, Daniela
|
| |
| · Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão Sena, Hélio Cleidilson de Oliveira; Klaus, Viviane
|
| |
| · Projeto terapêutico singular: potencialidades e dificuldades na saúde mental Antonio, Cleci Raquel; Mangini, Fernanda Nunes da Rosa; Lunkes, Alessandra Sallet; Marinho, Lionara de Cássia Paim; Zubiaurre, Priscila de Melo; Rigo, Juliane; Siqueira, Daiana Foggiato de
|
| |
| · Constitucionalização do FUNDEB permanente: que atores se envolveram na formulação da política? Teixeira, Glecenir Vaz; Silva, Franceline Rodrigues; Costa, Josielli Teixeira de Paula; Braga, Daniel Santos
|
| |
| · Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional Wuo, Andrea Soares; Brito, André Luiz Corrêa de
|
| |
| · Permanência na educação superior brasileira: contribuições de Vincent Tinto Honorato, Gabriela de Souza; Borges, Eduardo Henrique Narciso
|
| |
| · Os valores morais para as Escolas Cívico-Militares: a heteronomia como projeto educativo Daud, Rafael Pétta; Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco; Carvalho, João Mauro Gomes Vieira de; Panigassi, Pedro Luís
|
| |
| · Experimentando o método qualitativo: um exercício de vivência etnográfica Oliveira, Hudson do Vale de; Buffon, Gabriela; Machado, Marília Ribas; Feuerschütte, Simone Ghisi
|
| |
| · Programas de estímulo à criatividade em escolas: uma revisão sistemática Rodrigues, Marina Silva Bicalho; Chagas-Ferreira, Jane Farias
|
| |
| · “Formar e servir”: trajetória histórico-educativa do Instituto de Pastoral Regional – IPAR (1971-1985) Golobovante, Smile; Damasceno, Alberto; Ribeiro, Marcus
|
| |
| · Educação popular e movimentos sociais do campo: a experiência do Movimento 21 Guerreiro, João Paulo; Silva, Severino Bezerra da; Carvalho, Sandra Maria Gadelha de
|
| |
| · Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores Bernardo Silva, Matheus
|
| |
| · Educação política com crianças e jovens: pistas calungas Noronha, José Eduardo Gama; Tebet, Gabriela
|
| |
| · Papéis desempenhados por docentes em projetos inovadores na educação superior Campana, Carla
|
| |
| · Ambiguidade e Conflito: implementação da BNCC de História em duas escolas cariocas Sequeira, Deisilucy de Aragão Fernandes; Oliveira, Ana Cristina Prado de
|
| |
| · Políticas de internacionalização da educação superior: contribuições para o contexto sul-sul Watanabe, Marcio; Cipriani, Andreza; Heinzle, Marcia Regina Selpa
|
| |
| · Condições de trabalho em escolas técnicas e formação do trabalhador em saúde Corrêa, Adriana Katia; Clapis, Maria José; Pereira, Rosana Aparecida
|
| |
| · Paulo Freire e formação docente: uma pesquisa do tipo estado da arte Vasconcellos, Mayara de Fátima; Marques Gonçalves, Caroline Carmona; Mira, Marilia Marques
|
| |
| · A formação dos juízes eleitorais na visão dos formadores e dos magistrados Sales, Alcineia Suely de; Resende, Marilene Ribeiro
|
| |
| · Química e Instagram: como vem se formando essa mistura? Lima, Jéssyca Silva de; Silva, Mayra Tamires Santos; Machado, Marlos Gabriel da Cruz; Yamashita, Miyuki; Francisco Junior, Wilmo Ernesto
|
| |
| · A [in]visibilidade dos indígenas com deficiência nos marcos legais da educação especial Menezes, Reinaldo Oliveira; Simas, Hellen Cristina Picanço; Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
|
| |
| · Práticas de promoção à criatividade científica entre estudantes adolescentes: uma revisão sistemática Kotz, Suellen Cristina Rodrigues; Formiga-Sobrinho, Asdrúbal Borges
|
| |
| · Letramento crítico a partir das leituras de um livro paradidático Frank, Hélvio; Oliveira Júnior, Paulo de Almeida de
|
| |
| · A curricularização da extensão nos cursos de ingresso da UFABC Mattos, Ronny Maciel de; Albrecht, Evonir
|
| |
| · O trabalho na educação de jovens e adultos: a precarização do docente Moura, Giovanna Barroca de; Oliveira, Djanice Marinho de; Oliveira, Adriana Bastos; Baptista, Maria das Graças de Almeida; Aveiro, Jorge Fernando Hermida
|
| |
| · Imigração, formação docente e inclusão na rede municipal de Manaus Garcia, Fabiane Maia; Cotrim, Elen Ariana Azevedo; Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva
|
| |
| · Desigualdades e retrocessos na Educação Básica do Piauí Farias, Emerson de Souza; Viana, Masilene Rocha
|
| |
| · Aproximações epistemológicas entre a abordagem CTS e a Educação Profissional e Tecnológica Cortez, Jucelino; Del Pino, José Claudio; Vanini, Lucas
|
| |
Ensaios |
| |
| · Em defesa da educação sexual nas escolas: o que temos a ver? Roso, Adriane; Romio, Caroline Matos; Pfitscher, Mariana de Almeida
|
| |
| · A leitura literária como via possível para processos de simbolização e subjetivação Costa, Raquel Lima Silva
|
| |
| · Salvar a Amazônia? Cultivando a “Educação na Floresta” Silva, Anselmo Gonçalves da; Silva, Fátima Cristina da
|
| |
| · Coprodução em Conselhos Municipais de Educação: possibilidades para a coprodução do controle Souza, Flávia Antunes; Schommer, Paula Chies
|
| |
| · Da ciência hegemônica à experiência sensível de pesquisa: um caminho ético-político Naves, Flávia; Pereira, Samanta Borges
|
| |
| · Notas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educação Peixoto, Joana
|
| |
| · Encontros entre culpa e educação Santos, Larissa Conceição dos; Silva, André Luis
|
| |
| · Docência e vida afetiva na prisão: um mapeamento dos estudos brasileiros (2011-2021) Silva, Matheus Henrique da; Carniel, Fagner
|
| |
| · Os desafios éticos da inteligência artificial e dos objetos autônomos: um preâmbulo Lopes, Luís Fernando; Moser, Alvino; Cavazzani, André Luiz Moscaleski
|
| |
| · Comunicação enfermeiro-criança na escola: contribuições da Teoria do Agir Comunicativo Moreira, Kéllen Campos Castro; Marques, Lúcio Álvaro; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Sousa, Rosane Aparecida de; Goulart, Bethania Ferreira
|
| |
Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas |
| |
| · A trama narrativa urdida no cotidiano da docência Abrahão, Maria Helena Menna Barreto; Cunha, Maria Amália de Almeida
|
| |
| · Dimensões coletivas do trabalho biográfico como pesquisa-formação: oficinas biográficas em foco Lechner, Elsa
|
| |
| · História de vida, fatos temporais vividos e educação de adultos Breton, Hervé
|
| |
| · A escrita do memorial acadêmico: ritual de passagem ou rito de consagração? Cunha, Maria Amália de Almeida
|
| |
| · Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências Peres, Claudio Afonso; Monteiro, Filomena Maria de Arruda; González-Monteagudo, José
|
| |
| · Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
|
| |
| · Narrativas nas práticas pedagógicas no ambiente universitário Bernard, Marie-Claude
|
| |
| · Geo(bio)travessias de professoras universitárias de contextos rurais: memoriais acadêmicos em diálogos Santos, Simone Ribeiro; Souza, Elizeu Clementino de
|
| |
| · Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas Bragança, Inês Ferreira de Souza
|
| |
| · Transformações das figuras de si e do outro na mediação biográfica Passeggi, Maria da Conceição
|
| |
Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças |
| |
| · O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social Oliveira, Victor José Machado de
|
| |
| · Os cotidianos familiar e escolar sob a perspectiva das crianças Farias, Mayrhon José Abrantes; Barcelos, Marciel; Martins, Rodrigo Lema Del Rio
|
| |
| · (In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças Barbosa, Raquel Firmino Magalhães; Pereira, Beatriz
|
| |
| · Proxêmica das experiências infantis do brincar arriscado em equipamento específico de lazer Pimentel, Giuliano Gomes de Assis; Mello, André da Silva
|
| |
| · Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil Carvalho, Rodrigo Saballa de
|
| |
| · Estereótipos de gênero na Educação Infantil: um estudo de caso na Espanha Moya-Mata, Irene
|
| |
| · “Você tá filmando a gente, né?”: escuta e participação das crianças na pesquisa Buss-Simão, Márcia; Agostinho, Lucilene Morais
|
| |
| · Escuta de crianças deslocadas como sujeitos de direito em Moçambique e Brasil Luciana, Marina Di Napoli; Hartmann, Pastore
|
| |
| · Análise metodológica da participação e escuta das crianças nas pesquisas com/sobre elas Zandomínegue, Bethânia Alves Costa; Alves, Fernando Donizete; Zanotto, Luana
|
| |
| · Experiências brincantes de crianças de uma escola do campo: o que dizem? Leal, Fernanda; Cruz, Fernanda Santos da; Silva, Ana Paula Soares da
|
| |