Artigos |
| |
| · Situação socioeconômica e educacional de alunos do Proeja do IFPA durante a pandemia Covid-19 Cruz, Simone Lobato Ferreira da; Nina, Leonice Maria Bentes; Camargo Júnior, Raimundo Nonato Colares
|
| |
| · Todo autoconhecimento depende dos outros: Mikhail Bakhtin e Boaventura Santos em diálogo Serodio, Liana Arrais; Prado, Guilherme do Val Toledo
|
| |
| · O estranhamento do trabalho docente e a violência escolar: interfaces Guerra, Tiago Cavalcante; Tomassini, Marcelo Goes
|
| |
| · Documentos escolares e as concepções sobre as dificuldades de aprendizagem Soares, Olavo Pereira; Volpe, Dalva Aparecida de Lima
|
| |
| · Lições da pandemia sobre o uso das tecnologias digitais: percepções de professores de matemática Conde, Tereza Raquel Brito de Melo; Batista, Leila Santos Freitas; Batista, Victor Mielly Oliveira; Rocha, Joás Elias dos Santos
|
| |
| · Estresse universitário e vivências acadêmicas: uma revisão sistemática Magalhães, Thales de Souza; Marra, Adriana Ventola
|
| |
| · Concepções docentes sobre metodologias ativas aliadas ao uso das tecnologias no ensino de Geografia Onofri, Kelly Cristina; Ripa, Roselaine; Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
|
| |
| · Formação SAMR mentoreada para adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: identificando o maior desafio Kucharski, Marcus Vinicius Santos; Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
|
| |
| · Falando sobre o uso racional de medicamentos nas escolas: uma revisão da literatura Brandi, Thales; Pinheiro, Taynah da Silva; Castilho, Selma Rodrigues de
|
| |
| · A formação inicial de professores de Ciências Naturais e educação inclusiva: caminhos já percorridos nas pesquisas Reis, Matheus dos Santos; Almeida, Alex Souza; Souza, Francisnaide dos Santos; Dias, Viviane Borges
|
| |
| · O Poder Judiciário e o financiamento da educação básica: mapeamento das decisões das Cortes de Justiça do Brasil Silveira, Adriana Aparecida Dragone; Taporosky, Barbara Cristina Hanauer
|
| |
| · A formação de professores primários nas dissidências entre o velho e o novo (São Paulo, 1936-1941) Bueno, Manuela; Valdemarin, Vera Teresa
|
| |
| · Práticas e eventos de leitura como promotores do letramento pela literatura Gerent, Marilene de Fátima Pereira; Garcia, Berenice Rocha Zabbot
|
| |
| · A Teoria Geral dos Campos de Pierre Bourdieu aliada ao Método Histórico-Comparativo (MHC) e ao Process Tracing Mendes, Larissa Zanela; Mueller, Airton Adelar
|
| |
| · O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece): trinta anos de história Andrade, Wendel Melo; Silva, Amsranon Guilherme Felicio Gomes da; Santos, Maria José Costa dos
|
| |
| · A Teoria das Inteligências Múltiplas e o processo de ensinoaprendizagem na educação básica: uma análise bibliográfica do período 2010-2020 Matos, Nicolas Bernardo; Zanotello, Marcelo
|
| |
| · As políticas de premiação e o desempenho dos alunos: avaliação dos efeitos na experiência da rede municipal de Teresina Dantas, Kátia Luciana Nolêto de Araújo; Passos, Guiomar de Oliveira
|
| |
| · Desafios da avaliação da aprendizagem na EJA: reflexões a partir de um estudo de caso e da experiência docente Rodrigues, Abraão Carneiro do Carmo; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Sampaio, Tiago Santos
|
| |
| · A interdisciplinaridade nas dissertações de um Programa de Pósgraduação Interdisciplinar em Ciências Humanas: desafios e possibilidades De Conto, Júlia Carolina Vizzotto; Siga, Hodávio José; Loss, Adriana Salete
|
| |
| · Formação cartográfica e os novos estudos do letramento: uma investigação curricular dos cenários formativos de acadêmicos de Geografia e Pedagogia Alves, Daniel Cardoso; Frade, Isabel Cristina Alves da Silva
|
| |
| · Educar pela experiência da leitura: o poema “O último andar” sob um céu de sentidos Ramos, Flávia Brocchetto; Munhoz, Estella Maria Bortoncello; Marangoni, Marli Cristina Tasca; Neitzel, Adair de Aguiar
|
| |
| · Educomunicação: proposta de revisão de objetivos, princípios e áreas de intervenção Mazzarino, Jane Márcia; Marques, Rodrigo Müller
|
| |
| · História local e educação patrimonial: uma proposta de intervenção Santos, Marinna Silva; Ramos, Marcos Daniel de Moura; Oliveira, Anelise Martinelli Borges de
|
| |
| · Educação interprofissional e extensão universitária: conexões, conceitos-chave e diretrizes para a educação superior em saúde Rosa, Odila Migliorini; Teo, Carla Rosane Paz Arruda; Mattia, Bianca Joana
|
| |
| · Entre brincadeiras e experiências: o programa “Mesa Educadora” na formação continuada de educadoras da Educação Infantil Ramiro, Eduardo Augusto Ribeiro; Ayoub, Eliana
|
| |
Mediações descolonizadoras biocêntricas para a formação de professores: Mãe Terra, bem viver, comunalidade, horizontalidadesaber Melgarejo, Patricia Medina; Pimienta, Alba Lucia Rojas; Jara, María de los Ángeles Damian
|
| |
Relatos de experiência |
| |
| · Aprendizagem Baseada em Projetos na formação de engenheiros: estudo de caso sobre uma experiência curricular Santos, Renata dos
|
| |
Dossiê |
| |
| · Apresentação do Dossiê “Assessoramento Pedagógico Universitário: Experiências em contexto internacional” Azevedo, Maria Antonia Ramos de; Xavier, Amanda Rezende Costa
|
| |
| · Assessoria Pedagógica Universitária: o que revela a produção científica brasileira? Antonello, Jaqueline; Maldonado, Elaine Cristina; Garcia, Juliana Bittencourt; Reschke, Maria Janine Dalpiaz; De Sordi, Mara Regina Lemes; Cunha, Maria Isabel da
|
| |
| · Pedagogia Universitária no Brasil: O que revela a produção bibliográfica? Cantano, Márcia Mendes Ruiz; Scorzoni, Marília Ferranti Marques; Rivas, Noeli Prestes Padilha; Lima, Bárbara Patrícia da Silva; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
|
| |
| · Assessoramento Pedagógico Universitário: sentidos e práticas a partir de teses e dissertações Carrasco, Ligia Bueno Zangali; Helmer, Ester Almeida; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; Flores, Maria José Batista Pinto; Batista, Nildo Alves; Medeiros, Lucilene Martorelli Ortiz Petin
|
| |
| · A produção científica no campo da assessoria pedagógica universitária na República Argentina: contribuições do Programa de Estudos em Sala de Aula Universitária da Universidade de Buenos Aires para a conformação do campo Lavalletto, María Mercedes; Viñas, Walter
|
| |
| · Produção académica sobre questões pedagógicas no Ensino Superior em Portugal Leite, Carlinda Faustino; Torres, Manuel Firmino; Torres, Fernanda
|
| |
| · Dos programas institucionais às propostas formativas para a docência universitária na Universidade de São Paulo: singularidades e elementos constitutivos Rivas, Noeli Prestes Padilha; Scorzoni, Marília Ferranti Marques; Cantano, Márcia Mendes Ruiz
|
| |
| · O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2 da Unicamp como ativador de mudanças no ensino de graduação: o desafio da sustentabilidade em suas múltiplas dimensões De Sordi, Mara Regina Lemes; Santos, Marcos Henrique Almeida dos; Salvador, Maria Aparecida Tenório
|
| |
| · Construção de um espaço institucional de assessoramento pedagógico universitário: a experiência de uma universidade federal do sul do estado de Minas Gerais Xavier, Amanda Rezende Costa
|
| |
| · Singularidades da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino GIZ/Prograd/UFMG na construção de práticas de assessoramento pedagógico universitário Flores, Maria José Batista Pinto; Romano, Pauliane
|
| |
| · Trajetórias, perspectivas e impasses: o assessoramento pedagógico na UFPel em questão Cunha, Maria Isabel da; Garcia, Juliana Bittencourt; Reschke, Maria Janine Dalpiaz; Lopes, Débora Cristina Nichelle
|
| |
| · Singularidades do Assessoramento Pedagógico Universitário: o caso da Universidade Federal de São Carlos Helmer, Ester Almeida; Maldonado, Elaine Cristina
|
| |
| · Assessoramento Pedagógico Universitário: saberes e práticas no contexto de uma universidade pública brasileira Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; Lima, Bárbara Patrícia da Silva; Santos, Geovannia Mendonça dos; Medeiros, Lucilene Martorelli Ortiz Petin; Batista, Nildo Alves
|
| |
| · A Assessoria Pedagógica Universitária na Argentina. Percepções sobre as práticas profissionais dos assessores pedagógicos universitários Viñas, Walter; Lavalletto, María Mercedes
|
| |
| · Assessorias pedagógicas e seu papel institucional na Universidade da República, Uruguai (2012-2021) Collazo, Mercedes; Peré, Nancy; Cabrera, Carolina; De Bellis, Sylvia; Fachinetti, Virginia; Sanguinetti, Vanesa
|
| |
| · Assessoramento Pedagógico Universitário: uma prática a serviço das instituições e em contracorrente Antonello, Jaqueline; Vieira, Flávia; Azevedo, Maria Antonia Ramos de
|
| |
| · Entrevista com Maria Isabel da Cunha: Uma vida a serviço da Pedagogia Universitária Azevedo, Maria Antonia Ramos de; Xavier, Amanda Rezende Costa
|
| |
| · Manifesto - Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária Xavier, Amanda Rezende Costa; Azevedo, Maria Antonia Ramos de
|
| |
Resenhas |
| |
| · Resenha do livro Estude como um campeão: um guia baseado na Psicologia para hábitos de estudos “nota 10” Ekuni, Roberta
|
| |
| · Kaspar Hauser e a fabricação da realidade: tessituras sobre a Educação, o real e a linguagem Gracioli, Filipe Rafael
|
| |
| · Pela estrada afora: pelos caminhos do conto Chapeuzinho Vermelho Fargetti, Cristina Martins; Fargetti, Laura Martins
|
| |