SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.22 número66vol.22 númeroESPECIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

 

Sumário
Revista Teias vol.22 no.67 Rio de Janeiro out./Dez 2021

 Editorial
  
 ·  EDITORIAL
Paiva, Jane; Leonardi, Paula

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CELEBRAR PAULO FREIRE: reencantar o mundo e as utopias
Silva, Alexandra Lima da; Gasse, Stéphanie

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
A AMOROSIDADE NO ATO DE EDUCAR EM PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA: aproximações possíveis
Jackiw, Elizandra; Benvenutti, Cristiane Dall’Agnol da Silva; Haracemiv, Sonia Maria Chaves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
ENTRE SÍSIFO E CHRONOS: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança
Bernar, Aline Praça; Eckhardt, Fabiana; Moreira, Renato Simões

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PAULO FREIRE E MARTIN-BARÓ, CAMINHOS CRUZADOS: Um ensaio de compreensão sobre consciência e educação
Gonçalves, Ruth Maria de Paula; Castro, Valeska Mariano de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
SÊNECA E PAULO FREIRE: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea
Campesato, Maria Alice Gouvêa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
DA AUTONOMIA AO APRISIONAMENTO: A faceta conservadora e os ataques ao patrono da educação brasileira
Ferreira, Rafael de Farias; Hermida, Jorge Fernando

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PAULO FREIRE E O PENSAMENTO EDUCACIONAL PROGRESSISTA BRASILEIRO: ataques do Escola sem Partido
Catrinck, Isabela Maria Oliveira; Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA: contribuições de Paulo Freire
Barros, Maria de Lourdes Teixeira; Souza, Maria Inês Marcondes de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: acerca da concepção freireana de Ser mais
Silva, Cleonice Aparecida Raphael da Silva; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Bido, José Mateus

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
ALFABETIZAÇÃO E DIALOGICIDADE FREIREANA: aprendizagens, sentidos e possibilidades
Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos; Souza, Kleber Peixoto de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
EXPERIÊNCIAS DE UM SARAU: o inédito viável em meio a pandemia
Rodrigues, Penélope Alberto; Carrijo, Viviane Letícia Silva; Modesto-Sarra, Luciana Kool

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
O ESPAÇO VIVIDO E A PEDAGOGIA SITUADA DE PAULO FREIRE
Serra, Enio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PAULO FREIRE E A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação
Henriques, Eda de Oliveira; Guimarães, Heriédna Cardoso; Rodrigues, Verônica Fabiola Neves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA NO BRASIL: as contribuições de Paulo Freire
Morais, Joelson de Sousa; Martins, Helen Arantes; Bragança, Inês Ferreira de Souza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação
Miklos, Dilson

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
SITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia
Santos, Geniana dos; Pereira, Maria Gabriela Ferreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
É TEMPO DE ESPERANÇAR: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada
Cezar, Mariana dos Santos; Oliveira, Samuel Rocha de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E PAULO FREIRE: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota
Andrade, Danielle Müller de; Montiel, Fabiana Celente; Guimarães, Márcia Rejane Vieira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PERCEPÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO: Tessituras do quefazer com a cultura de paz
Santos, Madson Pinto dos; Nakashima, Rosária Helena Ruiz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: o projeto político pedagógico da escola estadual professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT.
Almeida, Leandro de; Romanoswski, Joana Paulin

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
CULTURAS QUILOMBOLAS INVISIBILIZADAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: caminhos em Freire para a humanização
Feldmann, Marina Graziela; Libório, Andréia Regina Silva Cabral

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PAULO FREIRE E A ESCOLA NECESSÁRIA À INCLUSÃO
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: a partir da Teoria de Paulo Freire
Correio, Silvia Patrícia da Silva Marques; Vestena, Carla Luciane Blum; Correio, Leandro Redin Vestena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
APRENDENDO COM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS NO CONTINENTE AFRICANO: práticas pedagógicas de Paulo Freire
Santos, José Francisco dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano
Costa, Rodrigo Tadeu Pereira da; Oliveira, Cristiane Coppe de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
MULHERES DA E NA EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire
Barreto, Maria Cláudia Mota dos Santos; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
ENSINO DE CIÊNCIAS FREIRIANO: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks
Quintanilha, Eloize Braga; Costa, Fernanda Antunes Gomes da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
PEDAGOGIE ET UTOPIE: toujours!
Houssaye, Jean

        · resumo em Português | Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CONTEXTOS ATUAIS: conquistar coletivamente autonomia para democratizar a construção ética das práticas
Lorenzatti, María del Carmen; Saldari, Valentina

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
CURRÍCULO E JUSTIÇA ESCOLAR EM CONTEXTOS PLURICULTURAIS
Kaplan, Carina Viviana; Sulca, Elisa Martina de los Angeles

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA ESCUELA: antes y después de la pandemia de Covid-19
Kalman, Judith

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
PAULO FREIRE, ALEGRIA E ESPERANÇA Mensagem para educadores de jovens e adultos de Angra dos Reis (1994)
Sales, Sandra Regina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro
Miki, Pérsida da Silva Ribeiro; Maciel, Carlos César Macêdo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
SILENCIAMENTO E DIÁLOGO NA AVALIAÇÃO ESCOLAR
Esteban, Maria Teresa; Pina, Bruna de Souza Fabricante

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
“SER” UM/A PROFESSOR/A DISSIDENTE: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa
Silva, Silas Veloso de Paula; Alves, Isabella Nara Costa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Santos, Maurício Inácio dos; Betlinski, Carlos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
INVENÇÕES NA\DA ESCOLA: movimentos estéticos com a massinha
Silva, Bianca de Menezes Castro da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
SABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI
Pereira, Walquíria de Araújo; Gomes, Raimunda Kelly Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
CULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA
Kremer, Claines; Barbosa, Maria Carmen Silveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
IMAGINAÇÃO CRIADORA, CRIAÇÃO LITERÁRIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Cunha, Neire Márcia da; Bortolanza, Ana Maria Esteves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
LEITURA NA TELA POR ESTUDANTES DO 5º ANO: reflexões acerca da constituição de um leitor digital
Boeira, Adriana Ferreira; Ramos, Flávia Brocchetto; Rela, Eliana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
COMUNIDADE DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: análises das contribuições e colaborações
Semaan, Gustavo Silva; Silva, Edelberto Franco; Brito, José André de Moura

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
BRINQUEDO CIENTÍFICO COM MATERIAL RECICLÁVEL: uma forma lúdica de ensinar e aprender Ciências
Marques, Rodolfo de Moura; Menezes, Paulo Henrique Dias

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
A PESQUISA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO E O JOVEM ESTUDANTE: uma visão semiótica e auto-organizada
Antunes, Alan Rodrigo; Lima, Márcia Regina Canhoto de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )