Editorial |
| |
| · EDITORIAL Paiva, Jane; Leonardi, Paula
|
| |
| · CELEBRAR PAULO FREIRE: reencantar o mundo e as utopias Silva, Alexandra Lima da; Gasse, Stéphanie
|
| |
A AMOROSIDADE NO ATO DE EDUCAR EM PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA: aproximações possíveis Jackiw, Elizandra; Benvenutti, Cristiane Dall’Agnol da Silva; Haracemiv, Sonia Maria Chaves
|
| |
ENTRE SÍSIFO E CHRONOS: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança Bernar, Aline Praça; Eckhardt, Fabiana; Moreira, Renato Simões
|
| |
PAULO FREIRE E MARTIN-BARÓ, CAMINHOS CRUZADOS: Um ensaio de compreensão sobre consciência e educação Gonçalves, Ruth Maria de Paula; Castro, Valeska Mariano de
|
| |
SÊNECA E PAULO FREIRE: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea Campesato, Maria Alice Gouvêa
|
| |
DA AUTONOMIA AO APRISIONAMENTO: A faceta conservadora e os ataques ao patrono da educação brasileira Ferreira, Rafael de Farias; Hermida, Jorge Fernando
|
| |
PAULO FREIRE E O PENSAMENTO EDUCACIONAL PROGRESSISTA BRASILEIRO: ataques do Escola sem Partido Catrinck, Isabela Maria Oliveira; Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
|
| |
POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA: contribuições de Paulo Freire Barros, Maria de Lourdes Teixeira; Souza, Maria Inês Marcondes de
|
| |
EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: acerca da concepção freireana de Ser mais Silva, Cleonice Aparecida Raphael da Silva; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Bido, José Mateus
|
| |
ALFABETIZAÇÃO E DIALOGICIDADE FREIREANA: aprendizagens, sentidos e possibilidades Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos; Souza, Kleber Peixoto de
|
| |
EXPERIÊNCIAS DE UM SARAU: o inédito viável em meio a pandemia Rodrigues, Penélope Alberto; Carrijo, Viviane Letícia Silva; Modesto-Sarra, Luciana Kool
|
| |
O ESPAÇO VIVIDO E A PEDAGOGIA SITUADA DE PAULO FREIRE Serra, Enio
|
| |
PAULO FREIRE E A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação Henriques, Eda de Oliveira; Guimarães, Heriédna Cardoso; Rodrigues, Verônica Fabiola Neves
|
| |
O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA NO BRASIL: as contribuições de Paulo Freire Morais, Joelson de Sousa; Martins, Helen Arantes; Bragança, Inês Ferreira de Souza
|
| |
PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação Miklos, Dilson
|
| |
SITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia Santos, Geniana dos; Pereira, Maria Gabriela Ferreira
|
| |
É TEMPO DE ESPERANÇAR: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada Cezar, Mariana dos Santos; Oliveira, Samuel Rocha de
|
| |
EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E PAULO FREIRE: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota Andrade, Danielle Müller de; Montiel, Fabiana Celente; Guimarães, Márcia Rejane Vieira
|
| |
PERCEPÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO: Tessituras do quefazer com a cultura de paz Santos, Madson Pinto dos; Nakashima, Rosária Helena Ruiz
|
| |
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: o projeto político pedagógico da escola estadual professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT. Almeida, Leandro de; Romanoswski, Joana Paulin
|
| |
CULTURAS QUILOMBOLAS INVISIBILIZADAS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: caminhos em Freire para a humanização Feldmann, Marina Graziela; Libório, Andréia Regina Silva Cabral
|
| |
PAULO FREIRE E A ESCOLA NECESSÁRIA À INCLUSÃO Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
|
| |
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: a partir da Teoria de Paulo Freire Correio, Silvia Patrícia da Silva Marques; Vestena, Carla Luciane Blum; Correio, Leandro Redin Vestena
|
| |
APRENDENDO COM OS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS NO CONTINENTE AFRICANO: práticas pedagógicas de Paulo Freire Santos, José Francisco dos
|
| |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano Costa, Rodrigo Tadeu Pereira da; Oliveira, Cristiane Coppe de
|
| |
MULHERES DA E NA EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire Barreto, Maria Cláudia Mota dos Santos; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
|
| |
ENSINO DE CIÊNCIAS FREIRIANO: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks Quintanilha, Eloize Braga; Costa, Fernanda Antunes Gomes da
|
| |
PEDAGOGIE ET UTOPIE: toujours! Houssaye, Jean
|
| |
O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CONTEXTOS ATUAIS: conquistar coletivamente autonomia para democratizar a construção ética das práticas Lorenzatti, María del Carmen; Saldari, Valentina
|
| |
CURRÍCULO E JUSTIÇA ESCOLAR EM CONTEXTOS PLURICULTURAIS Kaplan, Carina Viviana; Sulca, Elisa Martina de los Angeles
|
| |
LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA ESCUELA: antes y después de la pandemia de Covid-19 Kalman, Judith
|
| |
PAULO FREIRE, ALEGRIA E ESPERANÇA Mensagem para educadores de jovens e adultos de Angra dos Reis (1994) Sales, Sandra Regina
|
| |
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro Miki, Pérsida da Silva Ribeiro; Maciel, Carlos César Macêdo
|
| |
SILENCIAMENTO E DIÁLOGO NA AVALIAÇÃO ESCOLAR Esteban, Maria Teresa; Pina, Bruna de Souza Fabricante
|
| |
“SER” UM/A PROFESSOR/A DISSIDENTE: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa Silva, Silas Veloso de Paula; Alves, Isabella Nara Costa
|
| |
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA Santos, Maurício Inácio dos; Betlinski, Carlos
|
| |
INVENÇÕES NA\DA ESCOLA: movimentos estéticos com a massinha Silva, Bianca de Menezes Castro da
|
| |
SABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI Pereira, Walquíria de Araújo; Gomes, Raimunda Kelly Silva
|
| |
CULTURAS INFANTIS, BRINCADEIRAS E APRENDIZAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA Kremer, Claines; Barbosa, Maria Carmen Silveira
|
| |
IMAGINAÇÃO CRIADORA, CRIAÇÃO LITERÁRIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL Cunha, Neire Márcia da; Bortolanza, Ana Maria Esteves
|
| |
LEITURA NA TELA POR ESTUDANTES DO 5º ANO: reflexões acerca da constituição de um leitor digital Boeira, Adriana Ferreira; Ramos, Flávia Brocchetto; Rela, Eliana
|
| |
COMUNIDADE DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: análises das contribuições e colaborações Semaan, Gustavo Silva; Silva, Edelberto Franco; Brito, José André de Moura
|
| |
BRINQUEDO CIENTÍFICO COM MATERIAL RECICLÁVEL: uma forma lúdica de ensinar e aprender Ciências Marques, Rodolfo de Moura; Menezes, Paulo Henrique Dias
|
| |
A PESQUISA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO E O JOVEM ESTUDANTE: uma visão semiótica e auto-organizada Antunes, Alan Rodrigo; Lima, Márcia Regina Canhoto de
|
| |