SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.31 número61vol.31 número63 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

 

Sumário
Educação e Filosofia vol.31 no.62 Uberlândia maio/ago 2017

 Editorial
  
 ·  Editorial
Franco, Alexia Pádua

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Avaliação, exames e poderes: a “docimologia” a partir de algumas contribuições de Foucault e Nietzsche
Borges, Bruno Gonçalves; Silva, Sérgio Pereira da

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
Loureiro, Robson; Fonte, Sandra Soares Della; Oliveira, Tamiris Souza de

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os diagramas de Venn como recurso filosófico no jardim de infância
Carvalho, Magda Costa; Santos, Ana Isabel; Sequeira, Renata

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire
Pena, Alexandra Coelho

        · resumo em Português | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação pela contingência - o não idêntico no seio da instituição
Chataignier, Gustavo

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educar em Si: variações sobre o tema das competências socioemocionais
Rueda, Carlos Velázquez

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores
Leite, Vanessa Caldeira; Garcia, Maria Manuela Alves

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Eutidemo de Platão: um convite à filosofia e à virtude. Um diálogo protréptico sobre a protréptica
Palpacelli, Lucia

        · resumo em Português | Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )
  
 ·  A filosofia realista e naturalista de John Dewey:contribuições para uma epistemologia na atualidade
Nascimento, Edna Maria Magalhães do

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão
Cecílio, Guilherme da Costa Assunção

        · resumo em Português | Inglês | Italiano     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão
Pitano, Sandro de Castro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo
Piza, Suze Oliveira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Interdisciplinaridade: da simplificação ao pensamento complexo
Tauchen, Gionara; Fávero, Altair Alberto; Alvarenga, André Martins

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles
Silva, Flávia Santos da; Chaves-Tannús, Marcio

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma ontologia negativa do indivíduo em Althusser
Goto, Roberto

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Apotamentos sobre linguagem, língua e política em Dante. Uma leitura gramsciana
Lacorte, Rocco

        · resumo em Português | Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )
  
 ·  “Pessoa”, um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Ricoeur
Fonseca, Josélia Ribeiro

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Possibilidades de (re)inventar a inclusão para os aprendizes do século XXI: contribuições da filosofia da diferença de Gilles Deleuze
Orrú, Silvia Ester

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Protágoras e Górgias: mestres de virtude?
Eustacchi, Francesca

        · resumo em Português | Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )
  
 ·  Qual herança da modernidade? Uma crítica ao universalismo como critério normativo e projeto cosmopolita
Danner, Leno Francisco

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem
Eccel, Daiane; Dozol, Marlene de Souza

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Trajetórias, memórias e legitimação de vidas letradas na educação de adultos
Laranjeira, Rómina Mello

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )