A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro
Este artigo resulta das pesquisas que vimos realizando, no âmbito da História da Educação, com vistas a compreender as relações estabelecidas entre a administração provincial e o governo da Corte, em especial, a circulação geográfica dos presidentes de província e suas implicações na administração da instrução pública. Projetos de pesquisa: “Política e educação na Província de Minas Gerais: implicações da alta rotatividade no cargo de presidente na formulação das políticas de instrução pública primária (1850-1889)”- Edital Demanda Universal 01/2014 - FAPEMIG e Edital FAPEMIG 03/2016 (BIPDT); “O Império das Minas Gerais: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889) – Edital Universal MCTI/CNPq nº 01/2016; Subprojeto de pesquisa: Espaço público e educação no Brasil Imperial: a trajetória política de Herculano Ferreira Penna (1811- 1867), Edital FAPEMIG 03/2017 (BIPDT). Os projetos fazem parte do Acordo Interinstitucional vinculado ao Programa do Pensar a Educação Pensar o Brasil (UFMG).
Educação e Espaço Público na experiência histórica recente do Chile: o caso da transformação neoliberal e autoritária do sistema educacional durante a Ditadura Militar (1973-1990) GARRIDO, FELIPE ANDRES ZURITA
· A trajetória histórico-normativa das políticas curriculares de graduação tecnológica no Brasil: cursos superiores de tecnologia (LDB 4024/61 a 9394/96)
Artigo vinculado à projeto de pesquisa apoiado pela Fapesp (Processo 2011/08456-8) e ao desenvolvimento de estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia.
· Os confins paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932: uma análise do bandeirantismo na região da Alta Araraquarense
Artigo resultante de pesquisa financiada pelo Cnpq e pela Fapemig, a partir das discussões ocorridas no âmbito do Grupo de Pesquisas História da Educação e História Regional.