SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.21 número1vol.22 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949

 

Sumário
Rev. Reflex vol.21 no.2 Santa Cruz do Sul jul./dez. 2013

 Apresentação
  
 ·  Considerações em torno da complexidade e das tecnologias na educação
Gustsack, Felipe; Boetcher, Dulci; Pellanda, Nize Maria Campos

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos Temáticos
  
 ·  O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da educação básica
Malacarne, Vilmar; Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de; Garcia, Paulo Sérgio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantil
Pillotto, Silvia Sell Duarte; Araujo, Patricia Kricheldorf Hermes de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educar na sociedade da informação
Claudino, Osmundo Rocha

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Crianças, leitura e cibercultura: os tipos de leitores e navegadores no ensino Fundamental I
Borges, Martha Kaschny; Avila, Silviane De Luca; Silva, Cristiana Güntzel da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação e mídia: leituras de desenhos animados na escola
Pillar, Analice Dutra; Evalte, Tatiana Telch

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação e formação humana na sociedade digital
Vieira, Marilandi Maria Mascarello; Vieira, Josimar de Aparecido

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Compreensões sobre o escrever enquanto experiência e aprendizagem na educação a distância
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de; Laurino, Débora Pereira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Gaia e UFERSA: uma parceria interinstitucional para abordagem do objeto técnico como acoplamento complexo no tratamento de transtornos cognitivos
Demoly, Karla Rosane do Amaral; Mendes Neto, Francisco Milton

        · resumo em Português | Inglês | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século
Camas, Nuria Pons Vilardell; Mandaji, Mônica; Ribeiro, Renata Aquino; Mengalli, Neli Maria

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tecnologias de Informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior
Fiss, Dóris Maria Luzzardi; Aquino, Israel da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A escola, a rede e a rua - espaços e tempos juvenis nas tramas do contemporâneo
Pereira, Angélica Silvana; Garbin, Elisabete Maria; Basso, Rita

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Videogames como objetos interessantes ao estudo da cognição
Marascin, Cleci; Baum, Carlos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A construção de um projeto de pesquisa na perspectiva da complexidade
Pellanda, Nize Maria Campos; Boettcher, Dulci Marlise

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tecnologias na sala de aula: desenvolvimento de animações no contexto de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE
Sartore, Anna Rita; Barbosa, Emanuelle de Souza; Santos, Pedro Henrique Gomes dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede: complexidade da performance docente
Sonego, Anna Helena Silveira; Jacques, Juliana Sales; Toebe, Iris Cristina Datsch; Domingues, Fabiane da Rosa; Mazzardo, Mara Denize; Mallmann, Elena Maria

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O movimento da auto-organização e seus contributos para a educação
Oliveira, Clara Costa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinares
Inácio, Guilherme Augusto Rosa; Pires, Renata Cristina Rodrigues; Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mudanças antropológicas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)
Nogaro, Arnaldo; Ecco, Idanir

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância
Rossato, Maristela; Ramos, Wilsa Maria; Maciel, Diva Maria Albuquerque

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos Especiais
  
 ·  A literatura infantil no processo de alfabetização: construção do estado de conhecimento
Generoso, Ariana da Silva Fagundes; Vitória, Maria Inês Côrte

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Possibilidades de construção da igualdade de gênero no campo
Conte, Isaura Isabel; Weschenfelder, Noeli Valentina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Paulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação
Peroza, Juliano; Silva, Camila Pompeu da; Akkari, Abdeljalil

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )