Artigos |
| |
| · AS REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CIDADANIA VITTORAZZI, DAYVISSON LUÍS; SILVA, ALCINA MARIA TESTA BRAZ DA
|
| |
| · ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II MACHADO, MAÍRA SOUZA; SIQUEIRA, MAXWELL
|
| |
| · O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA OLIVEIRA, CAROLINE BARRONCAS DE; SILVA-FORSBERG, MARIA CLARA
|
| |
| · A CONCEITUALIZAÇÃO DE MODELOS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS VISÕES DE MARIO BUNGE E GÉRARD VERGNAUD MACHADO, JULIANA; BRAGA, MARCO
|
| |
| · CAMINHOS EDUCATIVOS PARA UM MELHOR CONVÍVIO ENTRE HUMANOS E ONÇAS HOFSTATTER, LAKSHMI JULIANE VALLIM; OLIVEIRA, HAYDÉE TORRES DE
|
| |
| · EDUCAÇÃO DO CAMPO NA VOZ DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOUZA, JOSIANE DE; OSTERMANN, FERNANDA; REZENDE, FLAVIA
|
| |
| · CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO MAGALHÃESJ ÚNIOR, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA; CORAZZA, MARIA JÚLIA; KIOURANIS, NEIDE MARIA MICHELLAN; PANSERA-DE-ARAÚJO, MARIA CRISTINA; OLIVEIRA, ANDRÉ LUIS; MARICATO, FÚLVIA ELOÁ; SCHNEIDER, EDUARDA MARIA; ORTIZ, ADRIANO JOSÉ; CARMO, TÂNIA DO; CARVALHO, JOICI LEITE DE; ARAÚJO, JOÃO LUIS DEQUI; RANGEL, MARY; GIMENES, EDER RODRIGO; CARVALHO, GRAÇA SIMÕES
|
| |
| · A EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR LITORAL DOMICIANO, TAMARA DIAS; LORENZETTI, LEONIR
|
| |
| · RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COLOMBO JUNIOR, PEDRO DONIZETE; SILVA, CIBELLE CELESTINO
|
| |
| · UMA VISÃO CONSERVADORA SOBRE O PLÁGIO? REFLEXÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO SANTOS, CHRISTIANE COELHO; VASCONCELOS, SONIA MARIA RAMOS DE
|
| |
| · AVALIAÇÃO ADEQUADA AO CURRÍCULO? O QUE DIZEM OS CONTEÚDOS SOLICITADOS NAS PROVAS DE BIOLOGIA DOS EXAMES NACIONAIS EM PORTUGAL E NO BRASIL SILVA, DAISY DA; VAZ-REBELO, PIEDADE; CANHOTO, CRISTINA
|
| |
| · ASTRONOMIA CULTURAL: ANÁLISE DE MATERIAIS E CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA RODRIGUES, MARTA DE SOUZA; LEITE, CRISTINA
|
| |
| · O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS; PIRES, ANDREA MAIA GONÇALVES; CAZELLI, SIBELE
|
| |
| · O EFEITO VOLTA. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE EFEITOS SENSÍVEIS E OS PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO NA CIÊNCIAS BARRIOS, MARINA GARZÓN; VARGAS, LILIANA TARAZONA; OSORIO, SANDRA SANDOVAL; SÁNCHEZ, JOSÉ FRANCISCO MALAGÓN; MANRIQUE, MARÍA MERCEDES AYALA
|
| |
| · A NATUREZA DA CIÊNCIA PELAS LENTES DO CURRÍCULO: NORMATIVIDADE CURRICULAR, CONTEXTUALIZAÇÃO E OS SENTIDOS DE ENSINAR SOBRE CIÊNCIAS MOURA, CRISTIANO; CAMEL, TÂNIA; GUERRA, ANDREIA
|
| |
| · O USO DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA VIZZOTTO, PATRICK ALVES; PINO, JOSÉ CLÁUDIO DEL
|
| |
| · AS DIMENSÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS INTEGRADOS DE CIÊNCIAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VIECHENESKI, JULIANA PINTO; SILVEIRA, ROSEMARI MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO; CARLETTO, MARCIA REGINA
|
| |
| · IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA INICIANTES MELLINI, CAROLINA KIYOKO; OVIGLI, DANIEL FERNANDO BOVOLENTA
|
| |
| · DAVID BLOOR E O “PROGRAMA FORTE” DA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA: UM DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA MASSONI, NEUSA TERESINHA; MOREIRA, MARCO ANTONIO
|
| |
| · O USO DE AUDIOVISUAIS PROBLEMATIZADORES NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO MEIO PARA OBTENÇÃO DO TEMA GERADOR FREITAS, WÉLICA PATRÍCIA DE SOUZA; QUEIRÓS, WELLINGTON PEREIRA DE
|
| |
| · A MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE SALOMON E PERKINS (1998) REJAN, DANIELA CRISTINA LOPES; ANDRADE, MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE
|
| |
| · ENSINO DE CIÊNCIAS COMO CONTROLE DO ESTADO: O CASO DA ALEMANHA NAZISTA LOPEZ, FELIPE SANCHES; ORTEGA, JOSÉ LUÍS NAMI ADUM; MATTOS, CRISTIANO
|
| |
| · APROXIMAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA DE HUGH LACEY E O CAMPO EDUCACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE CARDOSO, ANDIARA PEREIRA DOS SANTOS; CALUZI, JOÃO JOSÉ; SANTOS, ROSEMAR AYRES DOS
|
| |
| · CENTRO DE TECNOLOGIA ACADÊMICA DA UFRGS COMO COMUNIDADE DE PRÁTICA E POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO MEGA, DANIEL FARIAS; ARAUJO, IVES SOLANO; VEIT, ELIANE ANGELA
|
| |
| · ENSINO DE BOTÂNICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: DIÁLOGO DE SABERES NO CAMPO SILVA, IÊDA TANAN DA; FREIXO, ALESSANDRA ALEXANDRE
|
| |
| · FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FORMA DA TERRA E O CONCEITO DE GRAVIDADE LIMA, SORANDRA CORRÊA DE; NARDI, ROBERTO
|
| |
| · REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO” RECEPUTI, CAIAN CREMASCO; PEREIRA, THAIARA MAGRO; VOGEL, MARCOS; REZENDE, DAISY BRITO
|
| |
| · ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRAS SILVA, FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA; AMARAL, EDENIA MARIA RIBEIRO DO
|
| |
| · UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA Oliveira, Valéria Aparecida de; Silva, André Coelho da
|
| |
| · EXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA IMA JUNIOR, PAULO; ANDRADE, VANESSA CARVALHO DE; FRAGA JUNIOR, JAILTON CORREIA; SILVA, JÚLIA AMARAL E; GOULART, FELIPE MARTINS; ARAÚJO, ISRAEL MARINHO
|
| |
| · ELEMENTOS DA RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES EGRESSOS DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA SIMÕES, BRUNO DOS SANTOS; CUSTÓDIO, JOSÉ FRANCISCO
|
| |
| · CAMPANHA SANITÁRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA A SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE IMPRESSO PARA O COMBATE A TRANSMISSÃO NÃO VETORIAL DO zika VÍRUS COSTA, JEFFERSON SILVA; CARNEIRO-LEÃO, ANA MARIA DOS ANJOS
|
| |
| · DIDÁTICAS DAS CIÊNCIAS PARA UMA CIDADANIA CRÍTICA. REFLEXÕES E PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS E DE SAÚDE BERMUDEZ, GONZALO MIGUEL ANGEL; GARCÍA, LÍA PATRICIA; CISNERO, KAREN GIMENA
|
| |
| · COOPERAÇÃO LATINO-AMERICANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS MORENO-RODRIGUEZ, ANDREI STEVEEN; MASSENA, ELISA PRESTES
|
| |
| · EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DE NICO STEHR FREITAS, MARINA DE; HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE; ARAUJO, IVES SOLANO
|
| |
| · A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE DE RISCO MIRANDA, DEINE BISPO; ZANETI, IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR
|
| |
| · OS PERCURSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO MEDIADA POR RECURSOS EDUCACIONAIS: O PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE ENSINO SUPERIOR OLIVEIRA, LEANDRO; MORTIMER, EDUARDO FLEURY
|
| |
| · INTERAÇÕES DISCURSIVAS E ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: A CONSTRUÇÃO DE CONCLUSÕES, EVIDÊNCIAS E RACIOCÍNIOS SASSERON, LÚCIA HELENA
|
| |
| · DIFERENÇAS NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL: UM ESTUDO DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM UM HOSPITAL FUKUI, ANA; MENDONÇA, BERENICE BILHARINHO DE
|
| |
| · A PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MACEDO, PEDRO AMARILHO ALMEIDA; REIS, RITA DE CÁSSIA
|
| |
| · A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROBLEMA EFICAZ RIBEIRO, DANIEL DAS CHAGAS DE AZEVEDO; PASSOS, CAMILA GREFF; SALGADO, TANIA DENISE MISKINIS
|
| |
| · PROJETOS DE PESQUISA E A RELAÇÃO COM A METACOGNIÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS PESQUISADORES SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM GEWEHR, DIÓGENES; STROHSCHOEN, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ
|
| |
| · INDÍCIOS DA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO A TABELA PERIÓDICA SÁ, LUCIANA PASSOS
|
| |
| · COMPREENSÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA A PARTIR DE SUAS REFLEXÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO HISTÓRICO Veloso, Gabriella Leone Fernandes; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |