Editorial |
| |
| · VAMOS CONVERSAR SOBRE AUTORIA? Bizerra, Alessandra Fernandes; Sá, Luciana Passos
|
| |
Artigos |
| |
| · O MÉTODO DA CARTOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERLOCUÇÕES RIBEIRO, ÉLIDA SANTOS; COSTA, FERNANDA ANTUNES GOMES DA
|
| |
| · AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA Pressato, Daiany; Campos, Luciana Maria Lunardi
|
| |
| · O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS Alves, José Moysés; Parente, Andrela Garibaldi Loureiro; Bezerra, Hanna Patricia da Silva; Bezerra, Sérgio Henrique de Oliveira
|
| |
| · EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM VISITA FAMILIAR À EXPOSIÇÃO “QUANDO NEM TUDO ERA GELO” DO MUSEU NACIONAL Massarani, Luisa; Pereira, Julia Botelho; Scalfi, Graziele; Pinto, Antero Vinícius Portela Firmino; Araújo, Juliana Magalhães de; Rocha, Jessica Norberto
|
| |
| · EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULOS NÔMADES: CONEXÕES COM A FILOSOFIA PÓS-ESTRUTURALISTA Pessoa, Helen Moura
|
| |
| · O CASO MARIE CURIE PELA LENTE DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: DISCUTINDO RELAÇÕES ENTRE MULHERES, CIÊNCIA E PATRIARCADO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Jamal, Natasha Obeid El; Guerra, Andreia
|
| |
| · A REPRESENTAÇÃO DO ANIMAL COMO RECURSO DIDÁTICO: ETAPA 2 DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL (MRE) FISCHER, MARTA LUCIANE; FURLAN, ANA LAURA DINIZ
|
| |
| · DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BREMM, DANIELE; GÜLLICH, ROQUE ISMAEL DA COSTA
|
| |
| · CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE EM DISCURSOS DA ESTRUTURA CURRICULAR E DE DOCENTES DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA OLIVEIRA, ESTEVES FERNANDES DE; LIMA, MARIA CONSUELO ALVES
|
| |
| · CAMINHOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO-PRÁTICO PARA FUNDAMENTAR A ATUAÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DE CIÊNCIAS LUZ, ANGÉLICA RAMOS DA; BEGO, AMADEU MOURA
|
| |
| · UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NAS DISCIPLINAS DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE FÍSICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS DO BRASIL Iachel, Gustavo; Conti, Luciano; Piratelo, Marcus Vinícius Martinez
|
| |
| · ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK Denardin, Luciano; Guimarães, Gleny Terezinha Duro; Harres, João Batista Siqueira
|
| |
| · TECITURAS AMBIENTAIS: INSPIRAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E AXIOLÓGICAS PARA EDUCAÇÕES INSURGENTES Molano, Javier Giovanny Sánchez; Almeida, Rosiléia Oliveira de
|
| |
| · ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO PRIGOGINIANO NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOUSA, THIAGO WESLEI DE ALMEIDA; QUEIRÓS, WELLINGTON PEREIRA DE; PIRES, DARIO XAVIER
|
| |
| · EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS Alves-Brito, Alan; Alho, Kaleb Ribeiro
|
| |
| · ASTROBIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: COSMOVISÕES DE PESQUISADORES E PROFESSORES DA ÁREA Chefer, Claudiane; Oliveira, André Luis de
|
| |
| · ACESSIBILIDADE E MUSEUS DE CIÊNCIAS: VISITAÇÃO DE JOVENS SURDOS A TRÊS MUSEUS DO RIO DE JANEIRO Carmo, Marcelle Pita de Sousa do; Massarani, Luisa
|
| |
| · VALIDAÇÃO DE TESTE EM TRÊS CAMADAS PARA MAPEAR PERFIS EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDADE Melo, Viviane Florentino de; Amantes, Amanda
|
| |
| · PADRÕES DE INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM DOIS FÓRUNS ONLINE EM UM CURSO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Medeiros, Ranlig Carvalho de; Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira; Salvador, Daniel Fábio
|
| |
| · PRÁCTICAS EPISTÉMICAS EN LOS CURRÍCULOS DE CIENCIAS NATURALES DE PAÍSES DE AMÉRICA LATINA: ESTUDIO ENTRE BRASIL, CHILE Y COLOMBIA Zompero, Andreia de Freitas; Lozano, Diana Lineth Parga; Rosa, Cleci Teresinha Werner da; Tibaud, Ximena Vildósola; Laburú, Carlos Eduardo
|
| |
| · O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE TIPOS DE APRENDIZAGEM E TIPOS DE CONTEÚDO Medeiros, Amanda Marina Andrade; Goulart, Daniel Magalhães
|
| |
Perspectivas |
| |
| · ARTIGO PARECER: A DIALÉTICA CONSCIENTE/NÃO-CONSCIENTE NA CONCEPÇÃO DE MUNDO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA Messeder Neto, Hélio da Silva; Rosa, Júlia Mazinini
|
| |
| · ARTIGO-PARECER - APONTAMENTOS ACERCA DO USO DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. PERSPECTIVAS SOBRE O ARTIGO ORIGINAL “ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK” Martins, André Ferrer P.
|
| |
| · ARTIGO-PARECER - ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK Silva, Henrique César da
|
| |
| · ARTIGO-PARECER - INSTALAÇÕES CIENTÍFICAS EM TERRITÓRIOS DE POVOS TRADICIONAIS: RECEITAS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Machado, Vitor Fabrício
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
| · ERRATA
|
| |
| · Errata
|
| |