Artigos |
| |
| · As relações interpessoais como promoção de ética segundo Maurice Nédoncelle Caltagirone, Calogero
|
| |
| · A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel Gonçalves, Rafael Bruno
|
| |
| · Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica Richit, Adriana; Hupalo, Leandro
|
| |
| · O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman Fávero, Altair Alberto; Kapczynski, Ana Lúcia; Centenaro, Júnior Bufon
|
| |
| · A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault Kroetz, Ketlin; Ferraro, José Luis Schifino
|
| |
| · Ecos de uma futura professora: memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar (1934-1936) Almeida, Dóris Bittencourt; Poletto, Julia Tomedi
|
| |
| · Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de educação, de Amaral Fontoura (1949 a 1957) Costa, Odaleia Alves da
|
| |
| · A experiência estética e a formação humana numa perspectiva monista em Dewey Cenci, Angelo Vitório; Morigi, Aline Franciele
|
| |
| · A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica Danner, Leno Francisco; Danner, Fernando; Bavaresco, Agemir; Dorrico, Julie
|
| |
| · O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional Hostins, Regina Célia Linhares; Rochadel, Olívia; Melo, Alessandra Giacomett
|
| |
| · A educação como produto e o trabalho docente Cescon, Everaldo
|
| |
| · Filosofia, tragédia e ensino do homem grego Godoy, Maria Elizabeth Bueno de; Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
|
| |
| · O mito de Sísifo de Albert Camus, e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia Barreira, Marcelo
|
| |
| · Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos Freitas, Erlania do Carmo; Santos, Andre Souza dos; Vilela, Alba Benemérita Alves; Milagres, Maria Patricia
|
| |
| · Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações Bentes, José Anchieta de Oliveira; Souza-Bentes, Rita de Nazareth
|
| |
| · Sócrates e a parrhesía- democrática Silva, José Lourenço Pereira da
|
| |
| · Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios Schneider, Marilda Pasqual; Danielewicz, Tailândia Guzzi
|
| |
| · Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga Schwantz, Josimara Wikboldt; Rodrigues, Carla Gonçalves; Matos, João Pereira
|
| |
| · A ética do gênio: aproximações entre Otto Weininger e Ludwig Wittgenstein Brígido, Edimar
|
| |
| · Voluntariado e humanização com palhaços: Por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas Sommerhalder, Aline; Lino, Ana Maria; Nicolielo, Maria Elisa
|
| |
| · Fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação Ambiental: discurso, poder e resistência Silva, Lorena Santos da; Henning, Paula Corrêa
|
| |
| · A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot Rossetto, Miguel da Silva
|
| |
| · Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica Carbonara, Vanderlei
|
| |
| · A “ação educativa” em Hannah Arendt Petry, Cleriston
|
| |
| · Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas Barbosa, Renata Peres
|
| |
| · Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral Torres, Milton Luiz; Santos, Aimê Heloína Cândido da Silva
|
| |
| · As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais românticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do Romantismo brasileiro Andrade Filho, João Batista; Andrade, Francisco Ari
|
| |
| · Interculturalidade e Educação Infantil: reflexões sobre diferenças culturais na infância Melo, Alessandro de; Ribeiro, Débora
|
| |
| · A ideia de divindade e as paixões no système de la nature de Holbach Primo, Marcelo de Sant’Anna Alves
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Gaudêncio Frigotto: um diálogo sobre o contexto político e educacional brasileiro Severo, Ricardo Gonçalves
|
| |
Resenha |
| |
| · Dicionário Paulo Freire: ressignificando palavras, reinventando sentidos STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. Rosa, Carolina Schenatto da; Santos, Débora Caroline dos
|
| |
| · MORTARI, Luigina. Filosofia do cuidado. Tradução de Dilson Daldoce Junior. São Paulo: Paulus, 2018. 269p. Provinciatto, Luís Gabriel
|
| |
| · RAMEY, J. Deleuze hermético: filosofía y prueba espiritual. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2016. Mosquera, Óscar Emerson Zuñiga
|
| |
| · FEENBERG, Andrew. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade Tradução de Eduardo Beira; Cristiano Cruz e Ricardo Neder. Portugal: MIT Press, 2017. Habowski, Adilson Cristiano; Conte, Elaine
|
| |
| · ATKINSON, Dennis. Art, disobedience, and ethics: the adventure of pedagogy Cham, Switzerland: Springer/Palgrave Macmillan, 2018. Backendorf, Jonas Muriel
|
| |
| · GONZÁLEZ ALONSO, F. (ed.). El derecho educativo: miradas convergentes Caligrama: Espanha, 2018. 239p. ISBN: 9788417587581. ISBN eBook: 9788417637422. Timm, Jordana Wruck
|
| |
| · L’ECUYER, C. Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação São Paulo: Fons Sapientiae, 2015. Gonzalez, Nancibel Webber
|
| |
| · MARX, Karl. Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 150. Rech, Moisés João; Taufer, Felipe
|
| |
| · SANTOS, Rodrigo Barboza dos. Filosofia do ensino de Filosofia: propostas metodológicas para o ensino de Filosofia. Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2017. Chaves, Kleber Santos
|
| |