Artigos |
| |
| · O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo
|
| |
| · Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repotencializar a invenção na pesquisa sobre infância Augsburger, Luiz Guilherme; Kraemer, Celso; Sampaio, Helena Almeida e Silva
|
| |
| · Los usos de la biopolítica en Esposito y Agamben: tensando la (agro)ecopedagogía Mosquera, Óscar Emerson Zuñiga
|
| |
| · Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir de A estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn Fagherazzi, Onorato Jonas; Henning, Paula Correa
|
| |
| · O conceito de substância na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles Castro, Paulo Alexandre e
|
| |
| · Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética lukacsiana Araujo, Adele Cristina Braga; Rabelo, Josefa Jackline
|
| |
| · Superinteligências digitais Calisi, Astro
|
| |
| · Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores Loureiro, Robson Carlos; Lima, Luciana de
|
| |
| · Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia Santos, Jônatas Marcos da Silva; Carvalho, Ademar de Lima
|
| |
| · Experiência como acontecimento: a necessidade de uma nova língua para a educação em Jorge Larrosa Mendonça, Samuel; Venturoso, Amanda
|
| |
| · Morrer para sobreviver: o vírus que somos Beccari, Marcos Namba
|
| |
| · Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores Lira, Aliandra Cristina Mesomo; Dominico, Eliane; Silva, Kamile de Oliveira; Saito, Heloisa Toshie Irie
|
| |
| · Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias Fischer, Deborah vier; Munhoz, Angelica Vier
|
| |
| · Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise Sousa, Rui Bragado; Costa, Diego Silva Rodrigues da; Sanches, Eduardo Oliveira
|
| |
| · Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) Rodrigues, Rubens Luiz
|
| |
| · Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença Cestari, Luiz Artur dos Santos
|
| |
| · Poética da Notação Esquizofrênica: corpos, pensamento e linguagem em jogo Esteves, Diego Winck; Adó, Máximo Daniel Lamela
|
| |
| · Literatura e docêcia: uma justificativa estética da existência Corbellini, Francieli; Schuler, Betina
|
| |
| · Educación Continuada de profesores: diálogos emergentes del visión de Gert Biesta Guilherme, Alexandre Anselmo; Santos, Bettina Steren dos; Spagnolo, Carla
|
| |
| · As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica Palhano, Tânia Rodrigues; Souza, Jório Mágno Oliveira de
|
| |
| · Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano Moraes, Ana Cristina; Ribeiro, Luis Távora Furtado
|
| |
| · Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno Henning, Leoni Maria Padilha; Oliveira Neto, Genipo Soares de
|
| |
| · Performatividad: cruzamientos de uno dispositivo de control en la constitución de sujetos escolares Corrêa, Mirele; Cervi, Gicele Maria
|
| |
| · Educación y emancipación en la producción del conocimiento al mismo del pensamiento abisal Waschinewski, Susane da Costa; Silva, Alex Sander da; Silva, Monalisa Pivetta da
|
| |
| · Proposiciones en clases-sueño por la Educación de la Diferencia Corazza, Sandra Mara; Reis, Marina dos
|
| |
| · A formação inicial como espaço de desconstrução da experiência primeira: a construção do espírito científico do profissional pedagogo Castaman, Ana Sara; Junges Júnior, Mario Luiz; Vieira, Josimar de Aparecido
|
| |
| · Uma breve reflexão sobre o direito à preguiça Incerti, Fabiano
|
| |
| · Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro Lotúmolo Júnior, José; Mill, Daniel
|
| |
| · Cisnormatividade, violência e instituição escolar Faermann, Lindamar Alves; Costa, Silvio Luiz da; Couto, Catarina
|
| |
| · Est-ce que la intuition donatrice est le dernier terme de la phénoménologie ? Bragagnolo, Felipe; Cescon, Everaldo
|
| |
| · O homem de Piltdown e o ceticismo organizado na ciência Guzzo, Guilherme Brambatti; Lima, Valderez Marina do Rosário
|
| |
| · O trabalho da formação (bildung) da consciência em Hegel Ferreira, Cleudio Marques; Gomes, Bruna Caroline Machado
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Paulo Freire, um tesouro do Brasil: entrevista com Professor Dr. Carlos Alberto Torres Dalsotto, Mariana Parise Brandalise
|
| |
| · Pedagogia radical e inclusiva: possíveis horizontes em tempos de covid-19 e de pós-pandemia Sabbi, Carlos Roberto; Rosa, Geraldo Antônio da
|
| |
Resenhas |
| |
| · PONDÉ, Luiz Felipe. Espiritualidade para corajosos: a busca de sentido no mundo de hoje. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018. Rech, Maria Helena Bortolon
|
| |
| · OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação Tradução de: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Júlia Oliveira-Formosinho, Mônica Appezzato Pinazza, Paulo Fochi – Porto Alegre: Penso, 2019. Wilmsen, Lilibeth
|
| |
| · L’ECUYER, C. Educar na realidade. São Paulo: Fons Sapientiae, 2019. Gonzalez, Nancibel Webber
|
| |
| · DOMINGUES, Ivan. O continente e a ilha: duas vias da filosofia contemporânea. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2017. 159 p. Sousa, Thiago Luiz de
|
| |
| · ARROYO, Miguel G. Vidas Ameaçadas: Exigências-respostas éticas da Educação e da Docência. Petr[opoles: Vozes, 2019. Birnfeldt, Caroline; Weisheimer, Marina Fagundes
|
| |