Artigos |
| |
| · Nietzsche na pesquisa brasileira em educação: relativista conservador ou perspectivista crítico? Loureiro, Robson; Oleare, Adolfo Miranda
|
| |
| · A pesquisa científica na educação e a imersão de novos paradigmas: possibilidades para metodologias significativas Jung, Hildegard Susana; Altmann, Idio Fridolino; Neves, Fabiana Moreno das
|
| |
| · A Sapientia, a filosofia e a Ciência: elementos fundamentais para a concepção educativa de Hugo de São Vítor (1096-1141) Bonetti, Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira; Perin, Conceição Solange Bution
|
| |
| · Vygotsky e a teoria do reconhecimento Passini, Mateus; Benjamin, Cássio
|
| |
| · Existencialidade camusiana e identidade em Two And A Half Men Amorim, Filipi Vieira; Pires, Arthur Freire Simões
|
| |
| · Alfabetização matemática nos anos iniciais: perspectivas subjacentes à Base Nacional Comum Curricular Richit, Adriana; Stein, Letícia; Melo, Marisol Vieira
|
| |
| · As demandas do capital e a formação de novas subjetividades no neoliberalismo: o caso do ensino integral e do programa “Projeto de Vida” em Pernambuco Valerio, Raphael Guazzelli; Abreu, Luciano dos Santos
|
| |
| · O olhar freireano e benincaniano sobre a prática pedagógica: o diálogo como princípio ético dos docentes na Escola X Fávero, Altair Alberto; Agostini, Camila Chiodi; Faria, Thalia Leite de
|
| |
| · De Jano a sankofa: o que a escola que temos pode aprender com a escola que queremos? As múltiplas faces da escola no GT6 Eckhardt, Fabiana; Bernar, Aline Praça; Moreira, Renato Simões
|
| |
| · O brincar como mecanismo de controle do espaço, tempo e do corpo em Friedrich Fröebel Habowski, Adilson Cristiano; Ratto, Cleber Gibbon
|
| |
| · Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant Veiga, Itamar Soares
|
| |
| · As críticas heideggerianas à categorização do ser na Vorhandenheit grega e no racionalismo cartesiano: possíveis relações com a educação Kraemer, Celso; Oechsler, Fabio Richard; Tormena, Carolaine
|
| |
| · Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA Lucena, Emerson Antônio Rocha Melo de; Santos, Taís das Flores; Pereira, Marcella Gomez
|
| |
| · A educação moral no jovem Piaget: posição ativa do educando e mediação formativa do educador Dalbosco, Claudio Almir; Cezar, Luciana Oltramari; Rizzi, Luciana Maria Schmidt
|
| |
| · Avaliação educacional e a representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Rodrigues, Rogério
|
| |
| · Tempo, governamentalidade e autorresponsabilização na docência Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Mascia, Marcia Aparecida Amador; Silveira, Carlos Roberto da
|
| |
| · Revisão sistemática de literatura sobre virtudes intelectuais na educação Machado, Clarice Rosa; Silva, Mitieli Seixas da
|
| |
| · A carnavalização como “monumentalidade” a partir de Gianni Vattimo Barreira, Marcelo
|
| |
| · Evolução das perspectivas bioéticas sobre a antecipação do fim da vida Biasoli, Luis; Fontoura, Adriana Alves da
|
| |
| · Filosofia e visão de mundo: contribuições de mestre Eckhart para a formação humana Moura, Luiz Felipe de Arruda; Silva, Ezir George
|
| |
Dossiê Fenomenologia |
| |
| · En el mundo de la vida con los otros en comunidad Cadena, Nathalie Barbosa De La
|
| |
| · “Arma de dois gumes”: Panofsky, MerleauPonty e a perspectiva como dispositivo projetivo de visão Verissimo, Danilo
|
| |
| · Constituindo e evidenciando alguns fundamentos filosóficos para a atuação em psicologia clínica na orientação fenomenológica husserliana Borba, Jean Marlos Pinheiro
|
| |
| · As determinações exercidas pelo eu idêntico, as propriedades da vida subjetiva e o corpo somático em Husserl Tourinho, Carlos Diógenes Côrtes
|
| |
| · O mistério do ser: Gabriel Marcel nos marcos de uma ontologia indireta Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da
|
| |
| · O primado da doação dos fatos: em torno do problema do apriorismo em Max Scheler Ramos, Daniel Rodrigues
|
| |
| · Husserl e Dostoiévski: uma aproximação fenomenológica de Memórias do subsolo Fontana, Vanessa Furtado
|
| |
| · Os transcendentais e Nietzsche na aurora da cosmologia de Eugen Fink Weber, José Fernandes
|
| |
| · O antinaturalismo de Edmund Husserl e a impossibilidade de uma fenomenologia naturalizada Castro, Fabio Caprio Leite de
|
| |
| · Meditações Pascalianas e Meditações Cartesianas Ferraguto, Federico
|
| |
| · Solipsismo e epoché temática na Quinta Meditação Cartesiana de Husserl Taddei, Paulo Mendes
|
| |
Dossiê: Pedagogia radical e inclusiva |
| |
| · Biologia-cultural – o Amor como fundamento epistemológico do educar em Humberto Maturana Barcelos, Valdo; Azzolin, Maria Aparecida
|
| |
| · Convivência entre uma professora e seus estudantes do ensino fundamental: uma narrativa cartográfica Giron, Graziela Rossetto; Soares, Eliana Maria Sacramento; Valentini, Carla Beatris
|
| |
| · A educação no contemporâneo frente às emoções e aos sentimentos Souza, Sandra Elisa Réquia; Trevisan, Amarildo Luiz
|
| |
| · Dualidad y Didáctica General Radical Gascón, Agustín de la Herrán
|
| |
| · La inclusión del amor en los currículums de educación en España Megolla, Alicia Díaz; Sampaio, Leticia Morata; Henríquez, Itahisa Mulero
|
| |
| · Pedagogia Radical Inclusiva nas provocações da Educação Estética em museus de ciência Silva, Katia Franklin Da
|
| |
| · O trabalho colaborativo na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural Szymanski, Maria Lidia; Iacono, Jane Peruzo; Teixeira, Andrise
|
| |
| · La didáctica del terrorismo mediante el enfoque radical e inclusivo y la pedagogía de la muerte Yubero, Victoria de Miguel
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Espiritualidade e Educação – a formação continuada e permanente do professor Pomiecinski, José Antunes de Souza; Rosa, Geraldo Antonio
|
| |
Resenhas |
| |
| · HAIDT, Jonathan. A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. Silva, Walter Valdevino Oliveira; Silva, Iago Pereira da
|
| |