SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.27 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Conjectura: Filosofia e Educação
versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

 

Sumário
Conjectura: filos. e Educ. vol.28  Caxias do Sul  2023

 Artigos
  
 ·  Nietzsche na pesquisa brasileira em educação: relativista conservador ou perspectivista crítico?
Loureiro, Robson; Oleare, Adolfo Miranda

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A pesquisa científica na educação e a imersão de novos paradigmas: possibilidades para metodologias significativas
Jung, Hildegard Susana; Altmann, Idio Fridolino; Neves, Fabiana Moreno das

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Sapientia, a filosofia e a Ciência: elementos fundamentais para a concepção educativa de Hugo de São Vítor (1096-1141)
Bonetti, Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira; Perin, Conceição Solange Bution

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Vygotsky e a teoria do reconhecimento
Passini, Mateus; Benjamin, Cássio

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Existencialidade camusiana e identidade em Two And A Half Men
Amorim, Filipi Vieira; Pires, Arthur Freire Simões

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Alfabetização matemática nos anos iniciais: perspectivas subjacentes à Base Nacional Comum Curricular
Richit, Adriana; Stein, Letícia; Melo, Marisol Vieira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As demandas do capital e a formação de novas subjetividades no neoliberalismo: o caso do ensino integral e do programa “Projeto de Vida” em Pernambuco
Valerio, Raphael Guazzelli; Abreu, Luciano dos Santos

        · resumo em Português | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O olhar freireano e benincaniano sobre a prática pedagógica: o diálogo como princípio ético dos docentes na Escola X
Fávero, Altair Alberto; Agostini, Camila Chiodi; Faria, Thalia Leite de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  De Jano a sankofa: o que a escola que temos pode aprender com a escola que queremos? As múltiplas faces da escola no GT6
Eckhardt, Fabiana; Bernar, Aline Praça; Moreira, Renato Simões

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O brincar como mecanismo de controle do espaço, tempo e do corpo em Friedrich Fröebel
Habowski, Adilson Cristiano; Ratto, Cleber Gibbon

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant
Veiga, Itamar Soares

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As críticas heideggerianas à categorização do ser na Vorhandenheit grega e no racionalismo cartesiano: possíveis relações com a educação
Kraemer, Celso; Oechsler, Fabio Richard; Tormena, Carolaine

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA
Lucena, Emerson Antônio Rocha Melo de; Santos, Taís das Flores; Pereira, Marcella Gomez

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A educação moral no jovem Piaget: posição ativa do educando e mediação formativa do educador
Dalbosco, Claudio Almir; Cezar, Luciana Oltramari; Rizzi, Luciana Maria Schmidt

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Avaliação educacional e a representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Rodrigues, Rogério

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tempo, governamentalidade e autorresponsabilização na docência
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Mascia, Marcia Aparecida Amador; Silveira, Carlos Roberto da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Revisão sistemática de literatura sobre virtudes intelectuais na educação
Machado, Clarice Rosa; Silva, Mitieli Seixas da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A carnavalização como “monumentalidade” a partir de Gianni Vattimo
Barreira, Marcelo

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Evolução das perspectivas bioéticas sobre a antecipação do fim da vida
Biasoli, Luis; Fontoura, Adriana Alves da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Filosofia e visão de mundo: contribuições de mestre Eckhart para a formação humana
Moura, Luiz Felipe de Arruda; Silva, Ezir George

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê Fenomenologia
  
 ·  En el mundo de la vida con los otros en comunidad
Cadena, Nathalie Barbosa De La

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  “Arma de dois gumes”: Panofsky, MerleauPonty e a perspectiva como dispositivo projetivo de visão
Verissimo, Danilo

        · resumo em Português | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Constituindo e evidenciando alguns fundamentos filosóficos para a atuação em psicologia clínica na orientação fenomenológica husserliana
Borba, Jean Marlos Pinheiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As determinações exercidas pelo eu idêntico, as propriedades da vida subjetiva e o corpo somático em Husserl
Tourinho, Carlos Diógenes Côrtes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O mistério do ser: Gabriel Marcel nos marcos de uma ontologia indireta
Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O primado da doação dos fatos: em torno do problema do apriorismo em Max Scheler
Ramos, Daniel Rodrigues

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Husserl e Dostoiévski: uma aproximação fenomenológica de Memórias do subsolo
Fontana, Vanessa Furtado

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os transcendentais e Nietzsche na aurora da cosmologia de Eugen Fink
Weber, José Fernandes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O antinaturalismo de Edmund Husserl e a impossibilidade de uma fenomenologia naturalizada
Castro, Fabio Caprio Leite de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Meditações Pascalianas e Meditações Cartesianas
Ferraguto, Federico

        · resumo em Português | Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )
  
 ·  Solipsismo e epoché temática na Quinta Meditação Cartesiana de Husserl
Taddei, Paulo Mendes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê: Pedagogia radical e inclusiva
  
 ·  Biologia-cultural – o Amor como fundamento epistemológico do educar em Humberto Maturana
Barcelos, Valdo; Azzolin, Maria Aparecida

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Convivência entre uma professora e seus estudantes do ensino fundamental: uma narrativa cartográfica
Giron, Graziela Rossetto; Soares, Eliana Maria Sacramento; Valentini, Carla Beatris

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A educação no contemporâneo frente às emoções e aos sentimentos
Souza, Sandra Elisa Réquia; Trevisan, Amarildo Luiz

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Dualidad y Didáctica General Radical
Gascón, Agustín de la Herrán

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  La inclusión del amor en los currículums de educación en España
Megolla, Alicia Díaz; Sampaio, Leticia Morata; Henríquez, Itahisa Mulero

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Pedagogia Radical Inclusiva nas provocações da Educação Estética em museus de ciência
Silva, Katia Franklin Da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O trabalho colaborativo na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
Szymanski, Maria Lidia; Iacono, Jane Peruzo; Teixeira, Andrise

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  La didáctica del terrorismo mediante el enfoque radical e inclusivo y la pedagogía de la muerte
Yubero, Victoria de Miguel

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Entrevistas
  
 ·  Espiritualidade e Educação – a formação continuada e permanente do professor
Pomiecinski, José Antunes de Souza; Rosa, Geraldo Antonio

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenhas
  
 ·  HAIDT, Jonathan. A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
Silva, Walter Valdevino Oliveira; Silva, Iago Pereira da

        · texto em Português     · Português ( pdf )