SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.22 número2vol.22 númeroESP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Comunicações
versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

 

Sumário
Rev. Comunic vol.22 no.3 Piracivaba  2015

 Editorial
  
 ·  Debates, análises e proposições
Aguiar, Thiago Borges de

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê Teoria Crítica e Educação
  
 ·  APRESENTAÇÃO
Pucci, Bruno

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A OBJETIVIDADE NEGATIVA DO ARTEFATO ESTÉTICO. ADORNO E OS PARADOXOS DA ARTE COMO FIGURAÇÃO DE UM SUJEITO EMANCIPADO
FREITAS, VERLAINE

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO FORMATIVO FRENTE AO PRECONCEITO E À VIOLÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DIFERENCIAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL
BATISTA, MARIA ISABEL FORMOSO CARDOSO E SILVA

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DOCÊNCIA ADMINISTRADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR
AMORIM, IVAIR FERNANDES DE

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  INDÚSTRIA CULTURAL E O TRABALHO DOCENTE: CAMINHOS PARA COMPREENDER OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SILVA, ANILDE TOMBOLATO TAVARES DA; BITTENCOURT, CÂNDIDA ALAYDE DE CARVALHO

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  INDIFERENÇA CIVIL E INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DA “FRIEZA BURGUESA” EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS
REIS, MAGALI

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  REFLEXÕES SOBRE O “SER PROFESSOR” NA EAD: ESTAMOS DIANTE DE UMA DESCARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?
RIPA, ROSELAINE

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ADORNO E PSEUDO-SÍNTESES: UM “OLHAR” PARA A TEORIA DOS CICLOS DE PERRENOUD
FERREIRA, ISABELLA FERNANDA

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DA INSTRUMENTALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA INOVAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL PELA TEORIA CRÍTICA
DELGADO, DARLAN MARCELO

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E A BUSCA PELA ATENÇÃO DOS ALUNOS
CAMPOS, LUÍS FERNANDO ALTENFELDER DE ARRUDA; Campos, Nilce A. Silva de Arruda

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES
ELIAS, EDUARDO DE OLIVEIRA; CARVALHO, ELIETE MARTINS CARDOSO DE

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS ATUAIS DE PESQUISA NO BRASIL E NA ALEMANHA
GOMES, LUIZ ROBERTO

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  É PRECISO ENCAIXOTAR? MODELOS QUE REFERENCIAM A PRÁTICA DOCENTE EM SAÚDE
BETTY, CHRISTINE BARBOSA

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  ESTADO DA ARTE SOBRE DIDÁTICA NO SUDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS E PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS NESSE CAMPO
PUENTES, ROBERTO VALDÉS; LONGAREZI, ANDRÉA MATURANO

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA
GEBRAN, RAIMUNDA ABOU; SILVA, NAIME SOUZA; BARROS, HELENA FARIA DE

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SANTOS, LARA FERREIRA DOS; CAMPOS, MARIANA DE LIMA ISAAC LEANDRO; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE; GOES, ALEXANDRE MORAND

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  NARRATIVAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS E ESPAÇOS/ TEMPOS COLETIVOS: INTERSEÇÕES E RECONSTRUÇÕES
FERNANDES, CARLA HELENA; FERNANDES, DÉBORA CECÍLIO; CALIATTO, SUSANA GAKYIA

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  INCLUSÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS: ANÁLISE EM UM MUNICÍPIO PAULISTA
ALMEIDA, DJAIR LÁZARO; ORLANDO, ROSIMEIRE MARIA

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenha
  
 ·  FORMAÇÃO EM TEMPOS DE CULTURADIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE
CASTRO, CAMILA SANDIM DE

        · texto em Português     · Português ( pdf )