|
preprints
childhood & philosophy incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como, scielo preprints, para que sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.
processo de avaliação por pares
childhood & philosophy define, como política editorial, os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista, relevância, conteúdo, coerência, consistência teórico-metodológica do texto, e as normas técnicas (abnt/apa), gramaticais e formais da revista, o processo de avaliação consiste em três etapas, a saber:
análise de similaridade em todos os documentos submetidos através de sistema antiplágio;
análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar a adequação aos critérios definidos pela política editorial;
a análise por, pelo menos, dois pareceristas para avaliação do rigor, da pertinência e da originalidade que justifiquem a publicação do texto (e, eventualmente, a indicação de aspetos a corrigir);
em consonância com práticas de comunicação da ciência aberta, o periódico passa a adotar em sua política editorial, a abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista. será sempre publicado, na versão final do artigo, o nome da/o editor/a responsável pelo processo da avaliação da análise preliminar;
as/os autores poderão concordar em interagir diretamente com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito, quando lhes for oferecida essa opção (em respeito pela vontade dos próprios pareceristas).
após a avaliação de um manuscrito submetido à revista, os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, recomendarão uma de entre quatro opções:
- aceitação integral sem modificações
- aceitação parcial com modificações
- revisões para nova avaliação
- recusa do manuscrito
tendo o manuscrito sido aprovado, o parecer será publicado juntamente com o artigo na plataforma da revista, quando devidamente consentido pelo responsável da avaliação.
dados abertos
childhood & philosophy incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, no scielo data,caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.
acesso aberto
childhood & philosophy é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. a/os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da/o editor/a ou da/o autor/a, desde que respeitem a licença de uso do creative commons utilizada pelo periódico. esta definição de acesso aberto está de acordo com a iniciativa de acesso aberto de budapeste (boai).
licenciamento de conteúdo
a revista childhood & philosophy adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
cobrança de taxas
childhood & philosophy não cobra nenhuma taxa (apc) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou descarga. a publicação é totalmente gratuita e de acesso aberto.
sua sustentabilidade financeira é advinda do sistema de publicações periódicas da uerj para manutenção de taxas da utilização do doi, da fundação de amparo a pesquisa do estado do rio de janeiro (faperj) para a marcação xml e de outros recursos que o núcleo de estudos de filosofias e infâncias (nefi) obtém junto a agências como o conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (cpnq) e a própria faperj.
política sobre conflito de interesses
quaisquer conflitos de interesse que envolvam a edição, avaliação ou publicação de artigos podem, e devem, ser comunicados não apenas pelas/os autoras/es, mas por todas/os as/os envolvidas/os no processo editorial de um manuscrito.
as/os editoras/es evitam tomar decisões sobre manuscritos que conflituem com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autoras/es de seu departamento, seus orientandos ou colaboradoras/es de pesquisa. quando as próprias/os próprios editores submetem um artigo à revista, elas/es não fazem parte do processo da sua avaliação.
se as/os editoras/es associadas/os estiverem envolvidos num conflito de interesse, delegam a tomada de decisão para outras/os editoras/es.
os pareceristas do periódico levam em consideração qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliarem o manuscrito. relações de trabalho com a/o autor/a configuram conflito de interesse (ex.: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).
acesso ao formulário de conflito de interesses: https://bit.ly/3tlr9wb
adoção de softwares de verificação de similaridade
como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações credenciadas no portal, a childhood & philosophy adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma plagium após ser feita a verificação da percentagem de probabilidade de similitude de texto, o resultado é avaliado pela/o editor/a responsável pelo artigo que, segundo o caso, solicita aos autores as revisões requeridas ou recusa o artigo.
trabalho que contenha até 20% de similaridade com outro texto é considerado aceitável. acima disso, após verificação de percentual maior, é enviada notificação à/ao autor/a para que ele ou ela reduza esse número para menos de 20%.
questões de gênero
a equipe editorial da childhood & philosophy e as/os autoras/es que publicam na revista consideram no seu trabalho as diretrizes sobre equidade de gênero em pesquisa (sex and gender equity in research – sager) que orientam o relato de informações sobre gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. além disso, childhood & philosophy observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
comitê de ética
quando o artigo envolver procedimentos com seres humanos, ou dados sensíveis com a lgpd, as/os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
direitos autorais
childhood & philosophy utiliza a licença do creative commons (cc), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. a revista permite que a/o autor/a retenha os direitos de publicação sem restrições.
propriedade intelectual e termos de uso
childhood & philosophy se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto das línguas dos artigos, respeitando, porém, o estilo dos autores;
as/os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na childhood & philosophy, ficando sua reimpressão/republicação total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença cc-by;
as opiniões emitidas pelas/os autoras/es dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
política de privacidade
os nomes e endereços informados em childhood & philosophy serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
sobre o uso de inteligência artificial
esta política orienta o uso responsável da inteligência artificial (ia) em nossa revista, garantindo a integridade, transparência e excelência da pesquisa que endossamos.
autoria: ferramentas de inteligência artificial ou semelhantes não se qualificam para autoria de textos, não podendo ser incluídas como coautoras sem que isso seja explicitado e realizado dentro das condições previstas abaixo.
responsabilidade: a utilização da ia deve ser cuidadosamente supervisionada pelos(as) autores(as), sendo responsáveis por erros, plágios e outras más-práticas que eventualmente ocorram nas suas pesquisas em razão da utilização destes softwares e mecanismos.
autenticidade e originalidade: autoras/es que empregam ia para gerar ou analisar conteúdo devem garantir que seu trabalho é original e contribui de forma significativa para o campo de estudo.
declaração do uso de ia: todos os manuscritos que utilizam ia, seja na geração, análise, revisão ou qualquer outra capacidade, devem claramente indicar isso na seção de materiais e métodos. além disso, as/os autoras/es devem mencionar explicitamente a extensão do envolvimento da ia.
transparência: as/os autoras/es devem ser transparentes sobre o uso de ia no processo de escrita do manuscrito, incluindo informações detalhadas (nome, versão, modelo, fonte, parâmetros utilizados) sobre como a tecnologia foi usada e qual foi o papel da ia no desenvolvimento do texto.
limitações: em caso de utilização de ia como ferramenta de pesquisa, as/os autoras/es devem discutir no texto as limitações e potenciais vieses que isso traga para o texto.
saiba mais no guia de ferramentas e recursos de ia - scielo
signatário da dora – declaração de são francisco sobre avaliação de pesquisa
- a childhood & philosophy é signatária da dora desde o início
periodicidade
childhood & philosophy a partir do volume 15 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação dos artigos mais dinâmica: os artigos são publicados conforme vão sendo aprovados, em vários momentos, conformando um volume único por ano. O sumário completo é publicado junto com o último conjunto de artigos do volume.
declaração sobre a participação de autores
childhood & philosophy declara abertura à participação de autores fora da instituição da publicação, evitando ser endógena e adotando clareza na diversidade institucional de seus autoras/es.
política de quarentena
childhood & philosophy não publica mais de uma colaboração da/o mesma/o autor/a como autor/a principal no mesmo volume.
|
|