ISSN 2525-5061 versão impressa
ISSN 1984-5987 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

foco e escopo


O periódico Childhood & Philosophy é resultado de uma parceria entre o nefi (núcleo de estudos de filosofias e infâncias) vinculado ao programa de pós-graduação em educação da universidade do estado do rio de janeiro (uerj) e o international council for philosophical inquiry with children (icpic). editada no brasil desde sua criação, em 2005, childhood & philosophy publicava até 2015 regularmente 2 números por ano, e a partir 2016 publica regularmente em formato eletrônico três números a cada ano, sendo pelo menos um deles publicado em formato impresso.

 

missão


Childhood & Philosophy é uma revista que está esperando por nascer pelo menos desde que sócrates ocupou um lugar singular (pelo menos para nós) na pólis do século quinto antes de cristo e fundou uma disciplina. a concepção dessa revista se sustenta, muito mais tarde, no providencial encontro histórico entre a educação da infância e a filosofia. a forma de educação assentada no poder disciplinar tem sido largamente inimiga da infância e da filosofia. por outro lado, filósofos “profissionais” ou “reais” fariam caçoadas típicas à sugestão de que as crianças sejam capazes de filosofar — ou que possam fazer algo remotamente “sério”. acreditamos que o interesse para que as crianças façam filosofia é inseparável de uma preocupação com a própria infância. esta proposição tem como base observação de que muitos adultos — especialmente adultos que ensinam crianças nas escolas e filósofos profissionais - parecem, na maioria dos casos, desconsiderar ou negar a capacidade da criança para pensar filosoficamente. tal situação complica-se profundamente ainda mais pelo fato de que pensar as crianças fazendo filosofia significa redefinir a própria filosofia. portanto, não é suficiente dizer o óbvio - que as crianças não podem fazer filosofia como nós. pensar a criança fazendo filosofia requer também redefinir a própria infância. childhood & philosophy procura explorar essas duas redefinições, em seu entrecruzamento. essa procura é pelo menos uma das dimensões fundamentais do grupo de filósofos e educadores que integram o conselho internacional para a investigação filosófica com crianças (icpic), que já tem uma longa história, a qual pode ser consultada em www.icpic.org. childhood & philosophy está posta para ser uma de suas muitas vozes e para interagir em harmonia com as notícias e informações que você encontrará nessa página. para manter vivo o caráter polifônico da organização, decidimos, inicialmente, publicar artigos em até seis línguas. reconhecemos que esse não é um modo particularmente eficiente de oferecer a revista — traduzindo tudo para o inglês provavelmente, na média, ganharíamos mais leitores por artigos — mas essa prática significa o nosso compromisso, não somente com a integridade de cada parte do trabalho em sua língua materna, mas com nossas esperanças de um crescente multilinguismo em geral, que é uma metáfora (ou, de fato, um índice) de um aumento nesse poliperspectivismo, que consideramos ser uma expectativa de um repensar da infância e da filosofia. a opção pelas letras minúsculas faz parte desta empreitada por chamar a atenção do leitor para o minúsculo, o menor, o que parece menos importante e, quem sabe, está chamado a renovar o mundo.


 

objetivos


childhood & philosophy tem como propósitos principais:
a) fortalecer um campo internacional de debates numa área de interfaces entre educação, filosofias e infâncias;
b) consolidar o brasil como um espaço importante de pesquisa e produção na área;
c) propiciar o fortalecimento dos estudos filosóficos da infância;
d) apresentar, para debate e avaliação, diversas experiências de trabalho filosófico na educação não formal e formal, tanto nos ensinos infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos;
e) alimentar a discussão das realidades e possibilidades educativas da filosofia com crianças e jovens;
f) subsidiar teoricamente o campo da aproximação filosófica da infância.


 

público-alvo


childhood & philosophy é dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com interesse no campo da filosofia, da infância e da educação (e em áreas afins) que estejam preocupados em compartilhar suas ideias e ouvir outras vozes.

childhood & philosophy oferece acesso livre ao seu conteúdo. o envio de propostas de textos a serem publicados é gratuito e de fluxo contínuo em alguma das seguintes seções da revista:

a) artigos: pesquisas ou ensaios sobre a infância, a relação entre infância e filosofia, a prática filosófica com crianças ou alguma outra relação entre infância, educação e filosofia;

b) pesquisas / experiências: relatos de filosofias e infâncias;

c) dossiê: devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas nas interfaces entre infância, educação e filosofia, de forma a ampliar o diálogo acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar experiências de investigação ou práticas.

nota: os dossiês devem ser compostos de uma apresentação e de, no mínimo, cinco artigos, reunindo autores filiados a, pelo menos, cinco instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, dois autores ou coautores filiados a instituição estrangeira. só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas. em caso de aprovação de menos textos, esses poderão ser publicados isoladamente.


 

responsabilidade ética dos editores


os editores estão empenhados em desempenhar seus deveres de maneira equilibrada, objetiva e justa e para evitar a discriminação em razão do gênero, orientação sexual, crenças religiosas ou políticas ou a origem étnica ou geográfica dos autores. eles estão empenhados em ativar documentos apresentados para suplementos patrocinados ou números especiais da mesma forma que os números regulares, sem influência de patrocinadores, sejam acadêmicos ou comerciais. Eles devem responder a todas os questionamentos relacionadas à ética ou conflito de interesses, e devem dar aos autores a oportunidade de responder a esses questionamentos. Toda a documentação relativa a tais casos deve ser preservada.

em nenhum caso, os editores da childhood & philosophyincentivarão ou conscientemente permitirão a publicação de artigos em que pesquisa improcedente ocorreu. os editores de revistas tomarão medidas razoáveis para identificar e prevenir tais faltas. as medidas preventivas devem incluir a realização de revisões de literatura em áreas diretamente relacionadas às submissões; utilizando os motores de busca do Google Scholar para identificar possíveis plágios; e exigindo uma declaração do autor ou autores que verificam que qualquer pesquisa com sujeitos humanos especificamente relatada na apresentação de artigos foi realizada de acordo com as diretrizes do Conselho de Revisão Institucional (IRB) da instituição de origem do autor. este processo de verificação pode envolver a comunicação direta entre os editores e o IRB pertinente. no caso de os editores ou revisores da revista estarem informados de qualquer conduta imprópria na pesquisa ou bolsa de qualquer fonte, eles devem lidar com essas alegações adequadamente. Nos casos em que a evidência de negligência emerge após a publicação de um artigo, os editores da revista se reservam o direito de publicar retrações, correções, esclarecimentos ou desculpas apropriados. em todos os casos de má conduta ética suspeita ou alegada, possíveis comportamentos ou formas de lidar inadequadas com reclamações, os editores devem seguir as diretrizes de ações recomendadas desenvolvidas pelo Comitê de Ética da Publicação (COPE).


 

políticas de seção


dossiê: investigação filosófica com crianças: novas vozes
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

pesquisas / experiências
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

dossiê
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

Artigos
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

dossier: philosophy and childhood: theory and practice
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

dossier: estudos da infância: politizações e estesias
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

“Ethical Implications of Practicing Philosophy with Children and Adults: Irony, Misogyny, and Narcissism on Debate”
Editores
DAVID KENNEDY
Walter Kohan
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

Dossier Ethical Implications of Practicing Philosophy with Children and Adults: Irony, Misogyny and Narcissism on Debate
Editores
DAVID KENNEDY
Walter Kohan
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares

Dossier "Infâncias e necropolítica: outros possíveis"
Editores
Walter Kohan
✓ Submissões abertas        ✓ Indexado    ✓ Avaliado pelos pares


 

processo de avaliação pelos pares


childhood & philosophy é uma publicação com arbitragem e não aceita artigos já publicados. o envio de trabalhos é GRATUITO e todas as colaborações são julgadas de forma anônima por pelo menos dois membros do conselho de consultores (avaliação cega pelos pares). havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas. a decisão final sobre a publicação de um trabalho – incluindo pedido de revisões – é responsabilidade dos editores.

sugestão de quesitos para formulação de parecer
título do artigo / quesitos básicos:
1. adequação do artigo à childhood & philosophy;
2. pertinência e atualidade do tema;
3. estrutura, argumentação e consistência do texto:
3.1. o resumo sintetiza adequadamente os principais aspectos abordados no artigo?
3.2. a abordagem está adequadamente confrontada com bibliografia atual?
3.3. os objetivos do artigo estão bem definidos?
3.4. as ideias estão claras e bem desenvolvidas?
3.5. os argumentos estão bem fundamentados?
3.6. as conclusões estão expressas com clareza?
4. outros aspectos
5. comentários ao editor (não serão enviados ao autor)
6. avaliação final (resultado do processo de avaliação):

"publicável na forma atual"; "publicável com as reformulações indicadas no parecer"; "necessita de reformulação geral" ou "não publicável".

colaborações que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita; na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados.

o tempo estimado para a conclusão da avaliação dos trabalhos recebidos e sua possível publicação é de 3 a 6 meses.

declaração de ética do conselho editorial e processo de revisão por pares

childhood & philosophy reune um conselho editorial cujos membros são especialistas reconhecidos no campo e que implementam um processo de revisão anônima por pares para todas as submissões, entendido como um processo pelo qual os autores "obtêm conselhos sobre manuscritos individuais de revisores especialistas na campo de publicação". os nomes completos e as afiliações dos revisores são fornecidos no site da revista, juntamente com informações de contato com a redação. as inscrições são enviadas aos revisores com todas os indícios de autoria removidos e permanecem confidenciais enquanto estão em revisão. os editores garantem que o processo de revisão pelos pares não exceda os 90 dias. a submissão eletrônica da revista e o processo de revisão por pares são descritos em detalhes em seu site e incluem comunicações padrão para autores, revisores e outros editores. as instruções aos revisores estão claramente indicadas e incluem as seguintes diretrizes:

  • os comentários devem ser conduzidos objetivamente
  • a crítica pessoal do autor é inapropriada
  • os revisores devem expressar seus pontos de vista claramente com argumentos e referências de apoio, conforme necessário, e não ser difamatórios ou licenciosos
  • os revisores devem declarar quaisquer interesses concorrentes
  • os revisores devem recusar-se a rever os manuscritos nos quais eles têm um interesse concorrente resultante de relações competitivas, colaborativas ou outras ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos textos
  • espera-se que os revisores alertem o editor para qualquer conteúdo publicado ou enviado substancialmente semelhante ao que está em análise
  • os revisores devem apontar o trabalho publicado relevante que ainda não foi citado
  • os revisores devem respeitar a confidencialidade do material submetido a eles e não podem discutir manuscritos não publicados com colegas ou usar a informação em seu próprio trabalho
  • qualquer revisor que deseja passar um pedido de revisão para um colega deve obter permissão do editor de antemão
  • os revisores são solicitados, caso suspeitarem de qualquer violação ética, a requerer informações pertinentes para qualquer uma das seguintes questões: o autor já publicou essa pesquisa antes? o autor plagiou outra publicação? A pesquisa é ética e as aprovações / consentimento apropriados foram obtidos? Existe alguma indicação de que os dados foram fabricados ou manipulados de forma inadequada? os autores declararam todos os interesses concorrentes relevantes?

a revista desenvolveu um protocolo para avaliar o desempenho dos revisores e encerrar o serviço daqueles cujo desempenho não é aceitável, bem como garantir que as identidades dos revisores de pares sejam protegidas. Se o(s) editor(es) procurarem publicar artigos (excluindo as apresentações para números atuais) na revista, o processo de revisão pelos pares é delegado a um membro do conselho de avaliação, que então envia o documento a outros dois revisores para análise anônima. se os três críticos recomendarem a publicação, uma nota é anexada ao documento em publicação que descreve o processo através do qual foi aprovado.


 

periodicidade


childhood & philosophy é uma revista de publicação contínua do international council of philosophical inquiry with children (icpc), publicada desde sua criação em 2005 pelo núcleo de estudos de filosofias e infâncias (NEFI) do programa de pós-graduação em educação (proped) da universidade do estado do rio de janeiro (uerj).
a partir de 2018, childhood & philosophy publicará artigos imediatamente depois de sua aprovação por nosso sistema de revisão por pares. a atribuição do doi -identificador de objeto digital - só será efetivada quando o número estiver completo e publicado.

A childhood & philosophy a partir do volume 15 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite e a divulgação do artigo aprovado. Também dá maior visibilidade e amplia o acesso aos artigos já arbitrados. O sumário completo e o editorial será publicado junto com o último conjunto de artigos do volume.

 

política de acesso livre


childhood & philosophy oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, em formato pdf, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

arquivamento


esta revista utiliza o sistema lockss para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. saiba mais...

 

pareceristas ad hoc


alejandro a. cerletti; alexandre filordi de carvalho; carlos skliar; cintya regina ribeiro; claire cassidy; cristina rossi; dagmar de mello e silva; danilo melo; david knowles kennedy; divino josé da silva; fabiana jardim; gustavo ruggiero; hannu juuso; julio groppa aquino; junot cornelio matos; karin murris; laura agratti; liliana guzmán; marcos lorieri; mariana alvarado; maughn gregory; maximiliano durán; óscar pulido cortes; paula ramos de oliveira; pedro pagni; phil cam; walter omar Kohan

 

indexadores


bases de dados [bd] e diretórios [dr]
bibliotecas virtuais que utilizam o sistema oai (open archives initiative)
- BNF - les signets de la bibliothèque nationale de france
- Clarivate Analytics
- DIALNET [dr]
- DOAJ - directory of open access journals [dr]
- Educ@ Periódicos Online de Educação (metodologia SciELO) [bd]
- IRESIE - índice de revistas de educação superior e investigação educativa [bd]
- LATINDEX - sistema regional de informação em linha para revistas científicas de américa latina, o caribe, espanha e portugal [dr]
- Periódicos LivRe [dr]
- Public Knowledge Project (pkp/oai) [dr]
- Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal [bd]
- REDIB -  red iberoamericana de innovación y conocimiento científico [bd]
- ROAD - directory of open access scholarly resources [dr]
- SCOPUS - [bd]
- SIS - scientific indexing services [bd]
- Sumários.org - sumários de revistas brasileiras [bd]


 

licenciamento de conteúdo


a revista childhood & philosophy adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

diretrizes éticas


declaração de ética de publicação e má praxis

responsabilidades dos editores

os editores estão empenhados em desempenhar seus deveres de maneira equilibrada, objetiva e justa e para evitar a discriminação em razão do gênero, orientação sexual, crenças religiosas ou políticas ou a origem étnica ou geográfica dos autores. eles estão empenhados em ativar documentos apresentados para suplementos patrocinados ou números especiais da mesma forma que os números regulares, sem influência de patrocinadores, sejam acadêmicos ou comerciais. Eles devem responder a todas os questionamentos relacionadas à ética ou conflito de interesses, e devem dar aos autores a oportunidade de responder a esses questionamentos. Toda a documentação relativa a tais casos deve ser preservada.

em nenhum caso, os editores da childhood & philosophy incentivarão ou conscientemente permitirão a publicação de artigos em que pesquisa improcedente ocorreu. os editores de revistas tomarão medidas razoáveis para identificar e prevenir tais faltas. as medidas preventivas devem incluir a realização de revisões de literatura em áreas diretamente relacionadas às submissões; utilizando os motores de busca do Google Scholar para identificar possíveis plágios; e exigindo uma declaração do autor ou autores que verificam que qualquer pesquisa com sujeitos humanos especificamente relatada na apresentação de artigos foi realizada de acordo com as diretrizes do Conselho de Revisão Institucional (IRB) da instituição de origem do autor. este processo de verificação pode envolver a comunicação direta entre os editores e o IRB pertinente. no caso de os editores ou revisores da revista estarem informados de qualquer conduta imprópria na pesquisa ou bolsa de qualquer fonte, eles devem lidar com essas alegações adequadamente. Nos casos em que a evidência de negligência emerge após a publicação de um artigo, os editores da revista se reservam o direito de publicar retrações, correções, esclarecimentos ou desculpas apropriados. em todos os casos de má conduta ética suspeita ou alegada, possíveis comportamentos ou formas de lidar inadequadas com reclamações, os editores devem seguir as diretrizes de ações recomendadas desenvolvidas pelo Comitê de Ética da Publicação (COPE).

conselho editorial e processo de revisão por pares
childhood & philosophy reune um conselho editorial cujos membros são especialistas reconhecidos no campo e que implementam um processo de revisão anônima por pares para todas as submissões, entendido como um processo pelo qual os autores "obtêm conselhos sobre manuscritos individuais de revisores especialistas na campo de publicação". os nomes completos e as afiliações dos revisores são fornecidos no site da revista, juntamente com informações de contato com a redação. as inscrições são enviadas aos revisores com todas os indícios de autoria removidos e permanecem confidenciais enquanto estão em revisão. os editores garantem que o processo de revisão pelos pares não exceda os 90 dias. a submissão eletrônica da revista e o processo de revisão por pares são descritos em detalhes em seu site e incluem comunicações padrão para autores, revisores e outros editores. as instruções aos revisores estão claramente indicadas e incluem as seguintes diretrizes:

  • os comentários devem ser conduzidos objetivamente
  • a crítica pessoal do autor é inapropriada
  • os revisores devem expressar seus pontos de vista claramente com argumentos e referências de apoio, conforme necessário, e não ser difamatórios ou licenciosos
  • os revisores devem declarar quaisquer interesses concorrentes
  • os revisores devem recusar-se a rever os manuscritos nos quais eles têm um interesse concorrente resultante de relações competitivas, colaborativas ou outras ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos textos
  • espera-se que os revisores alertem o editor para qualquer conteúdo publicado ou enviado substancialmente semelhante ao que está em análise
  • os revisores devem apontar o trabalho publicado relevante que ainda não foi citado
  • os revisores devem respeitar a confidencialidade do material submetido a eles e não podem discutir manuscritos não publicados com colegas ou usar a informação em seu próprio trabalho
  • qualquer revisor que deseja passar um pedido de revisão para um colega deve obter permissão do editor de antemão
  • os revisores são solicitados, caso suspeitarem de qualquer violação ética, a requerer informações pertinentes para qualquer uma das seguintes questões: o autor já publicou essa pesquisa antes? o autor plagiou outra publicação? A pesquisa é ética e as aprovações / consentimento apropriados foram obtidos? Existe alguma indicação de que os dados foram fabricados ou manipulados de forma inadequada? os autores declararam todos os interesses concorrentes relevantes?

a revista desenvolveu um protocolo para avaliar o desempenho dos revisores e encerrar o serviço daqueles cujo desempenho não é aceitável, bem como garantir que as identidades dos revisores de pares sejam protegidas. Se o(s) editor(es) procurarem publicar artigos (excluindo as apresentações para números atuais) na revista, o processo de revisão pelos pares é delegado a um membro do conselho de avaliação, que então envia o documento a outros dois revisores para análise anônima. se os três críticos recomendarem a publicação, uma nota é anexada ao documento em publicação que descreve o processo através do qual foi aprovado.

direitos e responsabilidades dos autores
os autores são obrigados a participar do processo de revisão pelos pares e a assegurar aos editores que todos os autores contribuíram para a pesquisa envolvida em sua submissão. eles também são responsáveis e obrigados a fornecer uma lista de referências, bem como reconhecimentos de apoio financeiro ou potenciais conflitos de interesse. os autores estão proibidos de publicar a mesma pesquisa em mais de um periódico. espera-se que confirmem que todo o trabalho no manuscrito submetido é original e atualmente não está em consideração. também se espera que reconheçam e citem conteúdo reproduzido de outras fontes. quando apropriado, espera-se que obtenham permissão para reproduzir qualquer conteúdo de outras fontes que se sobrepõe com o conteúdo publicado ou enviado e para reconhecer e citar essas fontes. eles podem ser convidados a fornecer aos editores uma cópia de qualquer manuscrito enviado que possa conter sobreposições ou conteúdo relacionado. finalmente, os autores devem notificar os editores se um erro significativo na sua publicação for descoberto, para fornecer retrações ou correções onde os erros foram identificados e para cooperar com os editores na publicação de uma errata, adendo ou retificação ou retrair o artigo onde isso é considerado apropriado.

os autores devem assegurar que todos os estudos que envolvam seres humanos ou animais estejam em conformidade com as leis e requisitos nacionais, locais e institucionais (por exemplo, Declaração da WMA de Helsinque, Política NIH sobre Uso de Animais de Laboratório, Diretiva da UE sobre Uso de Animais) e confirmar que a aprovação foi solicitada e obtidos onde apropriado. Os autores devem obter permissão expressa de sujeitos humanos e respeitar sua privacidade.

 

direitos autorais, acesso e arquivamento


informações de direitos autorais e licenciamento são claramente descritas no site da revista. Uma descrição da forma como a revista e os artigos individuais estão disponíveis para os leitores e se há qualquer custo associado a assinaturas está claramente indicada. O cronograma de publicação periódica da revista está claramente indicado e o sistema através do qual o jornal é arquivado está descrito em detalhes, juntamente com instruções explícitas para acessar números anteriores.

 

impacto


google scholar

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

NEFI (Center of Philosophical and Childhood Studies)
State University of Rio de Janeiro (UERJ)
São Francisco Xavier 524, 1207f CEP: 25550-900
Maracanã, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 55-21-22257772


childhood@filoeduc.org