ISSN 0102-4698 versão impressa
ISSN 1982-6621 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Educação em Revista é um periódico eletrônico de acesso aberto, publicação contínua, que tem como objetivo divulgar a produção científica inédita e relevante desenvolvida na área da Educação. Os manuscritos podem ser apresentados em Português, em Inglês e em Espanhol.
A revista encontra-se organizada em cinco seções:

  • Artigos: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.
  • Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.
  • Palavra aberta: Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.
  • Entrevistas: Reúne entrevistas inédita que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.
  • Dossiê: Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

Educação em Revista valoriza a originalidade dos manuscritos submetidos, sua importância para os(as) pesquisadores(as) da área de Educação, o rigor teórico-metodológico, a qualidade e a relevância das evidências que apoiam o argumento desenvolvido pelos/as autores/as.

Os manuscritos submetidos em Educação em Revista são previamente avaliados pela Comissão Editorial, que verifica a sua pertinência ao escopo da revista e à respectiva seção proposta, e os submete a um programa de verificação de plágio e autoplágio. Aqueles que responderem aos critérios editoriais são encaminhados para a avaliação do tipo duplo-cega realizada pelos pares. Os(as) avaliadores(as) possuem o título de doutor(a) e pertencem a alguma instituição científica nacional ou internacional. Os nomes dos(as) autores(as), dos(das) pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publicará anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

Os manuscritos que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista são devolvidos aos autores(as). Encontram-se nesse grupo textos que não sejam originais; não abordem uma problemática central da área educacional; sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência; não apresentem contribuições relevantes para a análise da temática abordada; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões.

A Comissão Editorial pode vir a publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com algum debate mais premente da área. Esse artigo será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.

 

Normas editoriais para submissão - Geral

Ao iniciar o processo de submissão do manuscrito, os(as) autores(as) devem verificar a sua conformidade aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas, serão devolvidas.

  1. O manuscrito deve ser dirigido para uma das seções: Artigo, Resenha, Palavra Aberta, Entrevista ou Dossiê. Deve ser submetido exclusivamente na formatação do template disponível no link e enviado pelo sistema online disponibilizado pela SciELO. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso
  2. Exige-se, para a submissão, que pelo menos um(a) dos(as) autores(as) tenha o título de doutor.
  3. O manuscrito deve ser inédito e relevante para a área, não sendo aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.
  4. Será observado o intervalo de dois anos entre a publicação de texto escrito por um autor e o início de um novo processo de submissão pelo mesmo.
  5. O manuscrito deverá seguir as normas recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou da American Psychological Association (APA).
  6. Em todos os casos, o título deve ter, no máximo, 20 palavras, devendo ser apresentado em Português, Inglês e Espanhol.
  7. Apenas para submissão de artigo e palavra-aberta: Apresentar resumo contendo entre 150 e 250 palavras em Português, Inglês e Espanhol, seguido de, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, que também devem estar nos três idiomas.
  8. Para cada seção, o manuscrito deverá conter:
    • Artigo:  entre 6.000 e 12.000 palavras.
    • Resenha:  entre 1.500 e 3.000 palavras;
    • Palavra aberta:  entre 3.000 e 5.000 palavras;
    • Entrevista:  entre 3.000 e 5.000 palavras.
  9. Todos(as) os(as) autores (as) do manuscrito devem ser nomeados(as) e anexados(as) ao artigo exclusivamente no campo indicado no sistema de submissão, sendo obrigatório informar o ORCID, bem como o resumo da biografia, endereço postal, telefone e a filiação institucional, ainda que o sistema de submissão não apresente o sinal de obrigatoriedade. (https://submission.scielo.br/index.php/edur/user/register?source=)
  10. O manuscrito não pode conter identificação de autoria em qualquer parte do texto, seja em notas de rodapé, referência bibliográfica ou propriedade do documento.
  11. Trabalhos publicados em anais de conferências podem ser aceitos, se o manuscrito for modificado para oferecer uma proporção significativa de elementos sem precedentes que justifiquem uma nova publicação. É obrigatória a informação de publicação de versão preliminar em eventos, com a indicação do link do artigo no campo “comentários para o editor” do sistema de submissão, caso se aplique.
  12. A publicação de artigo que traz resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizadas no Brasil deve conter a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep). Artigos de autores(as) estrangeiros(as) devem seguir as normas éticas do seu país de origem.
  13. É desejável a indicação de ao menos dois avaliadores e seus respectivos endereços eletrônicos.
  14. Conceitos e opiniões expressas no manuscrito, assim como a exatidão e a procedência das citações são de responsabilidade exclusiva do autor.
  15. Em caso de aprovação, o manuscrito deverá ser, obrigatoriamente, submetido à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, cuja responsabilidade será exclusivamente do(a) autor(a). A Revista indicará uma lista de revisores cadastrados que, após realizado o serviço, emitirão um documento comprobatório do mesmo. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial.
  16. A versão final, revisada, deverá ser enviada na formatação do template, com as informações completas dos(as) autores(as), vínculo institucional e financiamento.

 

Normas editoriais apenas para submissão de dossiês

  1. As propostas de dossiê temático poderão ser apresentadas por iniciativa da comissão editorial, que deverá lançar edital específico contendo as normas para sua elaboração, ou podem ser apresentadas por iniciativa da comunidade acadêmica, de acordo com as normas abaixo especificadas.
  2. As propostas de dossiê deverão ser encaminhadas por email (revista@fae.ufmg.br) à Comissão Editorial que tem o papel de analisá-las de acordo com o escopo e política da revista e emitirá um parecer em até dois meses.
  3. As propostas de dossiê devem conter as seguintes informações:

    a) Título.
    b) Nome e currículo resumido do(s) organizador(es).
    c) Ementa e breve justificativa sobre o tema proposto.
    d) Estrutura do dossiê, contendo:

    *Lista com títulos e resumos dos artigos que comporão o dossiê. Os resumos deverão conter: apresentação do problema, procedimentos de pesquisa, principais resultados e principais referências.
    *Nome e currículo resumido dos autores dos artigos que comporão o dossiê.

  4. Não serão aceitas propostas cujos temas já tenham sido publicados em outros dossiês da revista nos últimos cinco anos, salvo justificativa teórica ou de outra natureza, a ser avaliada pela Comissão Editorial.
  5. A proposta deve conter no mínimo 6 e no máximo 8 artigos de pesquisadores(as) vinculados(as) a diferentes instituições nacionais e internacionais. Pelo menos 2 desses artigos devem necessariamente ser de autores(as) estrangeiros(as).
  6. Não serão aceitas propostas de Dossiê com mais de um autor(a) e/ou organizador(a) da mesma instituição.
  7. A proposta deve se adequar à política editorial de Educação em Revista, especialmente em relação à sua contribuição para o avanço do conhecimento no campo educacional. 
  8. Deve haver clareza, coerência e organicidade dos artigos em relação à proposta como unidade temática.
  9. Caso a proposta seja aprovada, os autores deverão formatar os artigos no template disponível no link e submetê-los por meio do sistema de submissão da revista, indicando a Sessão – Dossiê – para publicação (http://submission.scielo.br/index.php/edur/login), de acordo com os prazos definidos pela Comissão Editorial.
  10. O dossiê deve ser composto somente por artigos.
  11. Os artigos que compõem o dossiê deverão cumprir as mesmas normas editorias previstas para a submissão via demanda contínua.
  12. Os artigos submetidos serão avaliados pela Comissão Editorial segundo as mesmas regras e procedimentos adotados pela revista para os artigos de demanda contínua.
  13. A Comissão Editorial poderá solicitar alterações e/ou exclusões de artigos do dossiê.
  14. Os organizadores deverão acompanhar a produção editorial do dossiê durante todas as etapas, atuando como intermediários entre os editores e os autores dos artigos para resolver questões relacionadas à revisão sugerida pelos pareceres externos, à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, à sua edição e outras demandas que porventura surgirem relacionadas à produção do dossiê.
  15. Os organizadores deverão manter o sigilo durante todo o processo de avaliação pelos pares, conforme regras de avaliação cega da revista, bem como assegurar o cumprimento dos prazos durante o processo de avaliação e de editoração.
  16. Os organizadores ficarão encarregados de preparar um texto de apresentação do dossiê, que comporá o editorial do número.
  17. Os organizadores deverão produzir um pequeno texto de divulgação para redes sociais sobre o dossiê.
  18. Os organizadores e os autores não serão remunerados pela revista.

 

Declaração de direito autoral

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Avenida Antonio Carlos, 6627.
31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel./Fax: (55 31) 3409-5371


revista@fae.ufmg.br