ISSN 0104-4060 versão impressa |
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A Educar em Revista publica artigos inéditos sobre educação. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos: I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos. II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano. III - Devem ser compostos por até três (3) autores: IV - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica. V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos autores. VI. Na ocasião da submissão os artigos não devem estar identificados com os nomes dos autores no texto original. Os(as) autores(as) do manuscrito devem indicar seus nomes completos exclusivamente no campo estabelecido no sistema de submissão, sendo obrigatório também informar o nível de escolaridade, o ORCID, filiação institucional, o link do currículo (lattes para autores brasileiros) e o resumo da biografia. VII. Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações são de responsabilidade exclusiva do autor. VIII. Desde 01 de agosto de 2019, recomenda-se em função da política de internacionalização, que os artigos (de autores brasileiros) submetidos à revista - para a seção de demanda contínua - se aprovados, sejam vertidos para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e os custos com a tradução e a sua respectiva revisão deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A Educar em Revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido, deverão constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico). IX. Em caso de aprovação, o manuscrito deverá ser submetido à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, cuja responsabilidade será exclusivamente do(a) autor(a). Será necessário apresentar à Educar em Revista a comprovação do trabalho realizado por este profissional. A Revista poderá sugerir profissionais cadastrados(as) que realizam o trabalho de revisão e normalização, caso necessário. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial. X. Não serão aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional. Os manuscritos que estiverem fora das exigências editoriais da Revista são devolvidos aos autores(as). Encontram-se nesse conjunto textos que não tratem de uma problemática central da área educacional; não apresentem contribuições significativas para a análise da temática abordada. E no tocante aos artigos, serão rejeitados, também, os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência ou fragmentos de trabalhos de dissertações e teses; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões. A Comissão Editorial pode definir pela publicação de artigo, documento ou entrevista por encomenda, com o propósito de colaborar com algum debate mais premente da área. Esse artigo ou documento será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial. Política de Ética: A Educar em Revista possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos documentos publicados e ao seu processo de avaliação e, recai na gestão dos manuscritos, que envolve editores, pareceristas e autores. Nesse sentido, a Revista prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE). É objetivo do periódico promover a ampliação das práticas de ciência aberta, cabendo aos autores em seus manuscritos a explicitação das fontes, dos métodos e tratamento analítico empregados na produção dos resultados obtidos. A revista mantem permanente interlocução com seus autores, pareceristas e leitores em resposta a necessidades de revisões ou esclarecimentos. Os editores estão atentos e fazem a intervenção da recondução do processo editorial caso seja manifesto conflito de interesses por pareceristas ou pela própria equipe editoral. A deliberação pela publicação ou não de um artigo se faz com sustentação em princípios de ética na pesquisa e na divulgação de informações, atendendo a legislação vigente e as boas condutas na cultura acadêmica. As identidades de autores e pareceristas se manterão, sob sigilo, durante o processo editorial e após sua finalização. Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores. A Educar em Revista resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros. As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
Áreas de Interesse: Educação (Fundamentos da Educação, Administração Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Política Educacional, Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Tópicos Específicos em Educação). Avaliação por pares (peer review): O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor. A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc. Público da revista: Pesquisadores da área educacional e de áreas afins, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de pós-graduação e graduação. Arquivamento: A Educar em Revista utiliza o sistema LOCKSS, software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. Taxas para submissão e publicação: A Educar em Revista não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download. |
Forma e preparação de manuscritos
Os artigos recebidos para eventual publicação na Educar em Revista serão previamente avaliados pela Comissão Editorial. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos e os demais encaminhados para a análise de pareceristas. Os artigos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. 2. ed.(Edição). Cidade: Editora, ano. (Nome da Coleção - caso haja). Em artigos que não estejam em língua portuguesa as referências podem seguir o padrão APA. Endereço para correspondência: Educar em Revista |
Educar em Revista aceita artigos inéditos que tratem de temas relacionados à educação, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Os textos podem ser enviados para Educar em Revista via Sistema Eletrônico de Revistas (SER), no site: O manuscrito deve ser dirigido para uma das seções: Artigo, Dossiê Temático, Entrevista ou Documento.
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