ISSN 1676-2592 versión on-line

INSTRUCCIONES A LOS AUTORES

 

Diretrizes para autores

A - Encaminhamento de artigos

O autor deve se cadastrar no sistema digital da ETD acessando: "www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/user/register", em seguida clicar em “Cadastrar”, preenchendo todos os dados que estarão em “Perfil”. Realizado o cadastro, aparecerá a tela abaixo:

PÁGINA DO USUÁRIO

ETD - Educação Temática Digital - ISSN 1676-2592

MINHA CONTA

» Mostrar Revistas
» Editar Perfil
» Alterar Minha Senha
» Sair do Sistema

Na barra horizontal da ETD, que aparecer na tela acima, clicar na opção “SOBRE”.

Na página que se abrir, role a barra de navegação e escolha, em “SUBMISSÕES ONLINE”, em seguida clique em “AUTOR”.

Em “INICIAR NOVA SUBMISSÃO”, escolha a opção “CLIQUE AQUI” e siga os 5 (cinco) passos:

»1. Início;
»2. Transferência do Manuscrito;
»3. Inclusão de Metadados;
»4. Transferência de documentos suplementares;
»5. Confirmação (que o sistema irá lhe oferecer).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor". (Ver detalhes no item 3. A1, A2 e A3)

  2. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  3. O texto segue os padrões de estilo requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na Seção “Sobre” a Revista, conforme segue abaixo:

    A - Regras Gerais para Publicação de Artigos

    A1) Serão aceitos originais inéditos para serem submetidos à aprovação da Comissão Editorial, ou dos Editores da própria revista.

    A2) Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos empíricos ou teóricos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo tenha sido originalmente publicado.

    A3) Os originais serão publicados em português, inglês ou espanhol.

    A4) A Comissão editorial se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

    A5) As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

    A6) A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

    A6.1) Artigos, Comunicações, Relatos de Experiência, Resenha, Documento, Dossiê, Pesquisa, Ensaio. Todos os tipos de colaborações deverão obrigatoriamente ser acompanhado de RESUMO/Palavras-Chave e ABSTRACT/Keywords, exceto Ensaio. Não sendo possível o inglês para o Abstract, pode ser o espanhol (RESUMÉN). Para padronização das palavras-chave e keywords veja no item 5 das Condições para submissão - Uso de Vocabulário Controlado.

    B - Procedimentos para Apresentação de Trabalhos (aspectos formais a serem seguidos para a estruturação escrita dos trabalhos)

    Todas as colaborações devem ser submetidas diretamente pelo sistema, tendo em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5 cm, conter de 5 a 20 laudas e no Editor de Texto Microsoft Word 7.

    Para citação usar o tamanho 10 (Obrigatório), segundo ABNT (NBR-10520/2002). (Para mais detalhes, ver item B10)

    Deve-se observar a ortografia oficial e conter, na primeira lauda do original:

    B1) Título do trabalho (Fonte Times; Tamanho 14, em negrito): o título, acompanhado de sua tradução, para o inglês ou outra língua citada acima; deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.

    B2) Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (em Times fonte 12 e negrito/itálico) abaixo do título do trabalho.

    B3) Logo abaixo do nome dos autores, deve figurar o “Resumo” de até aproximadamente 250 palavras, em português, espanhol ou inglês.

    B4) Palavras-chave (até 5) que representem o conteúdo do texto, separando-as por ponto e vírgula, logo abaixo do Resumo.

    B5) Traduzir o título do trabalho para o Inglês, incluir abaixo o Abstract e, logo após, keywords.

    B6) Não é necessário colocar resumo para Ensaios. (Fonte Times; Tamanho 11).

    B7) Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes dos dados gerais de afiliação do(s) autor(es).

    B8) Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos deverão ser escaneados (estritamente indispensáveis à clareza do texto). Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura em maiúsculo somente a primeira letra com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1 - Sala de aula restaurada. Deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. Vale o mesmo para Quadros. Exemplo: Quadro 1 - A estrutura da escola.

    Nota: Deixar a imagem com a menor resolução para não sobrecarregar o sistema.

    B9) Tabelas: as tabelas deverão ser acompanhados de Cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocadas sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.

    B10) Referências e citações

    Referências: as referências, redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deverão ser numeradas na ordem alfabética de autor/título, no final, do artigo. Usar apenas a palavra “REFERÊNCIAS”.

    Seguir os exemplos do site disponível da Biblioteca Prof. Joel Martins da Faculdade de Educação/UNICAMP [http://www.bibli.fae.unicamp.br], no link “Serviços On-line” clicar em "Orientações Normativas" em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/download/referencia.doc

    Citações bibliográficas: A organização das citações bibliográficas deverá obedecer a NBR 10520/2002.

    Seguir os exemplos disponíveis em: http://www.bibli.fae.unicamp.br/download/citacao.doc, clicar em “Serviços online” e depois em “Orientações Normativas”.

    Clique no LINK abaixo para baixar (download) a estrutura de artigo utilizada na ETD:

    "ESTRUTURA DE ARTIGO"

    Nota: A correção ortográfica é de responsabilidade de cada autor, mesmo tendo o revisor técnico.

    Após a submissão do trabalho on-line, o mesmo será transformado em formato PDF (Formato de Documento Portátil - Acrobat/Adobe) pela equipe de Editoração.
    Observação:
    1- Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, sendo que as mesmas não devem ser incluídas na lista de referências;
    2- Nas referências uso de negrito no título ao invés de sublinhar e itálico.

  4. Declaração de Originalidade

    As submissões dos trabalhos que deverão ser registradas diretamente no sistema, conforme orientações em:"Submissão Online". Não aceitaremos envio via e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: "Declaração de Originalidade ".

    A referida declaração deve ser enviada por correio convencional para o endereço citado abaixo, ou enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, para o e-mail: etd@unicamp.br

    O endereço via correio para envio da carta é:

    Universidade Estadual de Campinas
    Faculdade de Educação – Biblioteca
    Equipe Editorial da ETD – Educação Temática Digital
    A/c. Sr. Gildenir C. Santos (Editor Científico)
    Av. Bertrand Russell, 801 – Cidade Universitária
    13083-865 Campinas - SP

  5. Uso de Vocabulário Controlado

    Para facilitar o uso e a busca das palavras-chave e keywords, é obrigatório o uso de Vocabulário Controlado. A ETD – Educação Temática Digital adotou para os termos em português, o "BRASED" - Thesauro Brasileiro de Educação. E para os termos em inglês foi adotado o "Thesauro do ERIC".

 

Declaração de direito autoral

Direitos autorais para artigos publicados são da revista, sendo que o autor não poderá publicar em outra fonte de pesquisa sem prévia consulta aos editores da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou terceiros.

 

[Home] [Sobre la revista] [Cuerpo editorial] [Subscripción]


Creative Commons License Todo el contenido de la revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

ETD - Educação Temática Digital
UNICAMP
Av. Bertrand Russell, 801 - Cidade Universitária
13083-865 - Campinas - SP/Brasil
Tel.: (19) 3521-5678


etd@unicamp.br