ISSN 0034-7183 versão impressa
ISSN 2176-6681 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Foco e Escopo


Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem periodicidade quadrimestral. Publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento educacional e que ofereçam subsídios às decisões políticas na área. Seu público leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área de educação. A RBEP compõe-se das seguintes seções: “Estudos” – Publica artigos inéditos, resultantes de estudos, pesquisas, debates e experiências relacionadas com a educação e áreas afins. “Resenhas” – Analisa criticamente os lançamentos recentes na área.


 

Processo de Avaliação por Pares


Os artigos são avaliados por consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente, com parecer final da editoria científica. Os artigos são encaminhados sem identificação de autoria, e o prazo para sua avaliação é de três meses. Os aspectos considerados na avaliação são os seguintes: • Questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos. • Questões referentes ao conteúdo: a importância do tema abordado, a definição da questão principal, a estrutura, o desenvolvimento e a conclusão do trabalho. Os pareceres envolvem três tipos de julgamento: • Aprovado – o artigo é programado para publicação. • Aprovado com modificações – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no artigo, com o envio de nova versão para avaliação final. • Não aprovado – o artigo é devolvido ao autor. O parecer final dos artigos é de responsabilidade da Editoria Científica da RBEP.

 


 

Periodicidade


A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem periodicidade quadrimestral e os artigos podem ser encaminhados durante todo o ano.

 


 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Política de Acesso Livre]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Revista Brasileira de Estudos PedagógicosRBEP
Edifício-sede do Inep
SIG Quadra 04 lote 327 - Zona Industrial Brasília-DF
70610.908 – Brasília-DF

 
rbep@inep.gov.br