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A fim de facilitar o tratamento
e a disseminação dos trabalhos enviados para publicação na RBEP,
apresentamos algumas normas técnicas para o estabelecimento de padrões
de estilo e apresentação dos textos.
Submissão
Os artigos deverão ser encaminhados exclusivamente mediante o Sistema
de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), no qual o autor poderá
acompanhar o andamento do trabalho, cujas instruções se encontram
disponíveis no site www.rbep.inep.gov.br
Idiomas
Os artigos poderão ser redigidos em português ou espanhol.
Quantidade permitida de autores
O número máximo de autores de um artigo não poderá exceder o total de
quatro pessoas. Caso mais pessoas tenham participado da construção do
artigo, recomenda-se mencionar em nota de rodapé o grau de colaboração
de cada participante da pesquisa, caracterizando-as como estagiários,
auxiliares de pesquisa, bolsistas.
Mídia
Os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word,
digitados em espaço 1,5, com laudas de 1.400 caracteres, com espaço. A
Rbep exige extensão mínima de 24 e máxima de 48 laudas.
Fonte
A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, sendo em corpo 12 para
o texto, em corpo 10 para as citações destacadas e em corpo 8 para as
notas de rodapé.
Ilustrações
As ilustrações deverão possuir resolução a partir de 300 dpi,
acompanhadas das fontes e de título que permita compreender o
significado dos dados reunidos.
Os quadros, tabelas e gráficos (de preferência em Excel) deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE.
Título
O título do artigo deve ser breve, específico e descritivo, contendo as
palavras representativas do seu conteúdo, e vir, também, traduzido para
o inglês.
Resumos
Os artigos enviados para a RBEP deverão ser acompanhados,
obrigatoriamente, de resumos informativos em português e inglês, com 10
linhas no máximo, os quais devem conter informações qualitativas e
quantitativas e dados essenciais, tais como:
Descrição – Indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão, estudo de caso).
Objetivo – Descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o
que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado.
Metodologia – Descreve a abordagem teórica e/ ou metodológica
empregada, as principais técnicas utilizadas, indica as fontes dos
dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos
desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis.
Resultados – Descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa.
Palavras-chave
Os artigos enviados à RBEP devem conter palavras-chave referentes ao
seu conteúdo, escolhidas em vocabulário controlado: Thesaurus
Brasileiro de Educação – disponível em
www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus
Citações
As citações com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do
parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor,
o ano e o número da página da publicação. Ex:
Segundo Soares (2000, p. 234) “uma nova relação entre ensino, pesquisa,
aprendizagem e avaliação processual” exige novas posturas pedagógicas e
metodológicas.
As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10, redondo. Ex:
[...] os professores têm sido desafiados a se desprenderem de práticas
mais tradicionais e a investirem em práticas pedagógicas reflexivas,
criadoras e com especial significado para suas próprias práticas e para
o movimento educacional que estão instalando em suas classes,
qualificando o debate e as discussões em sala de aula, o que
materializa, mesmo que indiretamente, uma estratégia de formação
continuada dos docentes. (Soares, Oliveira, 2003, p. 9).
A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo.
A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos
consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor.
Notas
As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, que tenham a
finalidade de: observações complementares; realizar remissões internas
e externas; introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de
um texto. As indicações das fontes bibliográficas deverão ser feitas no
texto.
Referências bibliográficas
As referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final
do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser
completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira
de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6.023.
Quando se tratar de obra consultada on-line, é necessário indicar o
endereço eletrônico e a data em que foi acessada; se a obra estiver em
suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar
após a sua identificação.
Livros (um autor)
FLORIANI, José Valdir. Professor e pesquisador: exemplificação apoiada
na Matemática. 2. ed. Blumenau: Furb, 2000. 142 p. (Programa
Publicações de Apoio à Formação Inicial e Continuada de Professores).
Livros (dois autores)
DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurídico. São Paulo: Atalas, 1995.
Capítulos de livro
REGO, L. L. B. O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a
alfabetização. In: CARRARO, T. N. (Org.). Aprender pensando. 6. ed.
Petrópolis: Vozes, 1991. p. 31-40.
Artigos de periódico
GOROVITZ, Matheus. Da educação do juízo de gosto. Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 193, p. 86-94, set./dez. 1998.
Teses e dissertações
ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças tukúna. 1985. 102 f. Dissertação
(Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e
Política de São Paulo, São Paulo, 1986.
Artigos de jornal com autor identificado
LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.
Artigos de jornal sem identificação de autor
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998.
Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em: 28 nov.
1998.
Decretos, Leis
BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação
tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: . Acesso em: 22 dez.1999.
Constituição Federal
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de
novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v.
59, p. 1996, out./dez. 1995.
Trabalhos publicados em Anais de Congresso
GUNCHO, M. R. A educação a distância e a biblioteca universitária. In:
SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998. Fortaleza. Anais...
Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
Siglas
As siglas devem vir acompanhadas do nome por extenso.
Ex.: Centro de Informação e Biblioteca em educação (Cibec).
Destaques
O uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de
itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua
estrangeira.
Somente serão aceitos os trabalhos que preencherem as condições citadas.
Importante
A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos nos
artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos
originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vista a
manter a homogeneidade e a qualidade da revista.
Os autores receberão três exemplares da revista pelo trabalho publicado. |
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