ISSN 1982-7199 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação: Revista Eletrônica de Educação

A Revista Eletrônica de Educação publica semestralmente artigos em qualquer língua, ensaios, debates, entrevistas resenhas, inéditos sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. Os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso.

São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;
Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;
Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional;
Resenhas: de obras relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira;
Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;
Análise de Imagens: exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.;
Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas:
1. A Escola e a Sala de Aula
2. A voz dos professores
3. A voz dos alunos.
Outras seções poderão ser criadas pelos Editores da Revista.

 

Orientações para colaborações:

As matérias devem ser enviadas online conforme as instruções de envio, seguindo os cinco passos para Submissões.

A extensão do texto deve ser de 10-20 páginas ou 48.000 caracteres com espaço, fonte Arial, corpo 12, espaço simples. O recuo para o início de cada parágrafo deverá ser de 2,5 cm da margem.

A folha de rosto (que não será encaminhada aos pareceristas para assegurar o anonimato no processo de avaliação) deverá conter:

a) nome dos autores (na ordem que deverão ser publicados), vínculo institucional, endereço, telefone e e-mail; breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);
b) resumo (de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho;
c) palavras-chave (até quatro palavras), que representam o conteúdo do artigo;
d) indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso.

O título do artigo deverá ser repetido na primeira página do texto.

Toda matéria, independentemente da língua adotada, deve vir obrigatoriamente acompanhada de resumos de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres em português e em inglês. Ao final dos resumos devem ser indicadas, no máximo, quatro palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

Os títulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc., e subtítulos devem ser concisos, virem claramente indicados e devem ser apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

 

Citações

Para as citações seguir as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas -  ABNT(NBR10520/2002).

As citações literais curtas devem ser integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor e ano da publicação. As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas com recuo de 4 cm com a fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Dentro dos parênteses também devem ser indicados o autor, ano de publicação e a página de onde foram retiradas.

Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data, por exemplo: (Oliveira, 1999a; Oliveira, 1999b).

Remissões Bibliográficas

As remissões bibliográficas sem citação literal também devem ser ncorporadas ao texto entre parênteses. Ex.: Segundo Silva (2003, p. 45).

Notas

As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

Siglas

As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas  em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2002 da ABNT, ao final do trabalho.
É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo.

a) Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

b) Livro de dois autores
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

c) Livro de três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

d) Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

e) Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Idem ao primeiro exemplo.

f) Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

g) Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local.

h) Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

i) Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023/2002.

INDICAÇÕES DO FORMATO DO TEXTO PARA SUBMISSÕES À REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO

DO LAYOUT DA PÁGINA

Margens superior e inferior: 2,5 cm

Margens direita e esquerda: 3,0 cm

DOS PARÁGRAFOS

Início de parágrafo: 2,5 cm da margem

Início de citação: 4,0 cm da margem num único corpo

DAS FONTES, ESPAÇAMENTOS E NÚMERO DE PÁGINAS

Corpo do texto e referências: Arial 12

Citações destacadas do texto: Arial 11

Espaçamento: simples

Número de páginas para Artigos: de 10 a 20 páginas (a Comissão Editorial poderá considerar outra quantidade de páginas, analisando caso a caso)

Número de páginas para Resenhas, Entrevistas, Ensaios, Relatos de Experiência, Estudo de Caso, Debates, Análise de Material Didático, Análise de Imagens: em aberto

MODELO PARA SUBMISSÕES

Com exceção das resenhas e entrevistas todas as demais submissões deverão conter, nessa ordem:

TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE ARIAL 12, NEGRITO

Nome do Autor[1], Fonte Arial 12, Negrito no canto direito

Filiação Institucional, Fonte Arial 10, sem negrito

Resumo, Fonte Arial 12, Negrito

Texto do Resumo (de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho, Fonte Arial 12.

 Palavras-chave, Fonte Arial 12, Negrito: até quatro descritores que identifiquem o conteúdo do texto, Fonte Arial 12, sem negrito, separados por vírgula, ponto ou ponto e vírgula.

Abstract, Fonte Arial 12, Negrito

Título do texto em Inglês, Fonte Arial 12, Negrito

Texto do Abstract em inglês (de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho, Fonte Arial 12.

Key words, fonte Arial 12, negrito: até quatro descritores em inglês que identifiquem o conteúdo do texto, fonte Arial 12, sem negrito, separados por vírgula, ponto ou ponto e vírgula.

Resumo na língua original do texto, Fonte Arial 12, Negrito

Título do texto na língua original do texto, Fonte Arial 12, Negrito

Texto do Resumo na língua original do texto (de 200 a 250 palavras ou 1200-1600 caracteres) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho, Fonte Arial 12.

Palavras-chave na língua original do texto, Fonte Arial 12, negrito: até quatro descritores que identifiquem o conteúdo do texto, fonte Arial 12, sem negrito, separados por vírgula, ponto ou ponto e vírgula.


Repetir o título do texto na primeira página após os resumos, Fonte Arial 12, letra maiúscula, negrito

Iniciar o texto com a primeira linha do parágrafo a 2,5 cm da margem esquerda.

 

Todas as citações com mais de quatro linhas deverão vir acompanhadas do sobrenome do autor, ano da publicação da obra e número da página, a 4 cm da margem esquerda, num único corpo, Fonte Arial 11, como no exemplo (SILVA, 2011, p. 93). Cada autor citado deverá aparecer com a referência completa ao final do texto.

 As citações com até quatro linhas não serão destacadas do corpo do texto e poderão ser feitas como exemplificado: segundo Silva (2011, p. 12) “abrir asterisco no início e final da citação” ou realizar a citação entre “aspas” identificando o autor entre parênteses (SILVA, 2011, p. 12 ). Quando o autor é parafraseado, as ideias do mesmo poderão ser identificadas: de acordo com Silva (2011) ou após as ideias relativas a esse autor (SILVA, 2011). Em todos os casos a referência completa da obra citada deverá figurar nas Referências ao final do Texto.

Quando se tratar de mais de um autor da mesma obra citar Silva e Alencar (2011, p. 35-39), ou (SILVA; ALENCAR, 2011, p. 35-39). No corpo do texto, quando aparecer mais de dois autores citar como Silva et al (2011) ou (SILVA et al, 2011, p. 88).

Referências, Fonte Arial 12, negrito

SILVA, José. Título do livro em negrito, fonte Arial 12. São Paulo: Editora, 2011, 203 p.

SILVA, José; ALENCAR, Roberto. Título do livro em negrito, fonte Arial 12. Campinas, SP: Editora, 2011, 182p.

SILVA, José; ALENCAR, Roberto; ARRUDA, Maria. Título do livro em negrito, fonte Arial 12. Brasília: Editora, 2011, 303p.

Esses são alguns exemplos de citações de livros. Mais detalhamento e a explicitação das Normas ABNT encontram-se a seguir, nessas mesmas Diretrizes para Autores.


RESENHAS

[SOBRENOME do autor, nome do autor. Título da obra em negrito. Local de edição da obra: editora, ano da publicação, número de páginas da obra]


Nome do Autor da resenha[2], Fonte Arial 12, Negrito no canto direito

Filiação Institucional, Fonte Arial 10, sem negrito

Texto da resenha, fonte Arial 12.

Palavras-chave, Fonte Arial 12, Negrito: até quatro descritores que identifiquem o conteúdo do texto, Fonte Arial 12, sem negrito, separados por vírgula, ponto ou ponto e vírgula.

Key words, fonte Arial 12, negrito: até quatro descritores em inglês que identifiquem o conteúdo do texto, fonte Arial 12, sem negrito, separados por vírgula, ponto ou ponto e vírgula.

Palavras-chave na língua original do texto, Fonte Arial 12, negrito: até quatro descritores que identifiquem o conteúdo do texto, fonte Arial 12, sem negrito, separados por vírgula, ponto ou ponto e vírgula.



[1] Breve currículo do autor (formação científica, vinculação acadêmica, etc.), Fonte Arial, 10, nota de rodapé.

[2] Breve currículo do autor (formação científica, vinculação acadêmica, etc.), Fonte Arial, 10, nota de rodapé.

Endereço para postagem dos artigos e outros textos:

www.reveduc.ufscar.br > Página do Usuário > Autor > Iniciar nova submissão

Seguir os cinco passos para submissão conforme instruções.

Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) deverão ser suprimidas. Uma vez aceito o trabalho, esses dados poderão voltar para o texto na revisão final.

Responsabiliade Ideológica

Os artigos representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Eletrônica de Educação ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Autorização para Publicação

O Termo de Autorização a seguir deverá ser reproduzido e assinado pelo autor/autores dos artigos e outros textos e encaminhados para o endereço:

Termo de Autorização para publicação (.doc)
Termo de Autorização para publicação (.odt)
Termo de Autorização para publicação (.pdf)

Revista Eletrônica de Educação/PPGE/UFSCar
Via Washington Luis, km 235
13565-905 - São Carlos - SP
Fax: (16) 3351-8356
E-mail: reveduc@portaldosprofessores.ufscar.br


Formulário para Avaliação dos Artigos e outros textos submetidos à publicação

Este formulário será utilizado pelos pareceristas para análise e aprovação das obras submetidas à publicação. Os pareceristas não conhecem os autores das obras para garantir a isenção na avaliação.

Formulário para Avaliação (.doc)
Formulário para Avaliação (.odt)
Formulário para Avaliação (.pdf)

 

Itens de Verificação para Submissão

 Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa a fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

 

Política de Privacidade

 Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Política de Acesso Livre]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Revista Eletrônica de Educação

Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação em Educação
Via Washington Luis, km 235
CEP 13565-905 - São Carlos, SP
Fax:(16) 3351-8356

reveduc@portaldosprofessores.ufscar.br