ISSN 1414-5138 versão impressa
ISSN 2318-1982 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Submissões Online


Já possui um login/senha de acesso à revista Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.


 

Declaração de Direito Autoral


A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


 

Política de Privacidade


Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



 

Critérios para Publicação


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA SÉRIE-ESTUDOS - PERIÓDICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UCDB

1. A Revista Série-Estudos aceita para publicação artigos inéditos que tratem de educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. Necessariamente um dos autores deverá ter o título de Doutor. O artigo poderá ter no máximo três autores.

2. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês ou em espanhol.

3. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial, ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

4. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

5. Os artigos devem ter, no mínimo, 30 mil e, no máximo, 50 mil caracteres com espaços, incluindo os resumos, as referências bibliográficas e as notas (contar com Ferramentas do processador de textos Word).

6. A Revista Série-Estudos também publica resenhas e entrevistas.

  • As Resenhas não devem ultrapassar a 10 mil caracteres com espaços. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.
  • As Entrevistas devem ser com autoridades que vêm apresentando trabalhos inéditos, de relevância nacional e internacional, na área específica da Educação, com o propósito de manter o caráter de atualidade da Revista.

7. Os originais, para serem submetidos à aprovação, devem ser enviados através do sistema de submissão online: www.serie-estudos.ucdb.br, sem identificação de autoria. Os dados de identificação devem ser incluídos apenas no site da revista, durante o processo de submissão.

8. Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em Word for Windows. As orientações para formatação estão especificadas ao final destas Normas.

9. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (PANIAGO, 1989) ou (SILVA, 1989, p. 95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA, 1995a), (GARCIA, 1995b).

10.  As Referências devem conter, exclusivamente, os autores e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT, NBR 6023. Matérias que não contenham as referências, ou que as apresentem de forma incorreta, não serão consideradas para exame e publicação. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.

11.  As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Referências/Inserir notas de rodapé).

12.  Todos os artigos devem conter título, indicação de três palavras-chave e resumo (em português, inglês e espanhol). Cada resumo deve ter entre 1.000 e 1500 caracteres com espaços.

13.  Eventuais ilustrações, com respectivas legendas, devem ser apresentadas separadamente, em formato JPG, TIF, WMF ou EPS, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas.

15.  Uma vez publicados os trabalhos, a Revista se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com a devida citação da fonte.

Orientação para a formatação dos textos:

  1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço um e meio, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções.
  2. Utilizar em negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas para o título principal e os subtítulos das seções.
  3. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo.
  4. Separar títulos de seções do texto com um duplo Enter.
  5. Para as citações longas, usar a fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas do texto principal com duplo Enter e recuo de 4 cm da margem esquerda.
  6. Os artigos que não obedecerem rigorosamente às normas de publicação serão recusados pela forma e devolvidos com justificativa.

Orientações para a aplicação das Normas da ABNT nas referências:

Exemplos

Livros com um autor

MARQUES, Isabel A. A linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

Livros com dois autores

STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006.

Livros com mais de três autores

STRECK, Danilo et al. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014.

Artigos

SILVA, Vivian Batista da. Os manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil, de 1870 a 1970: um estudo sobre a constituição do ensino como objeto de ensino. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 29, p. 137-150, set./dez. 2006.

Capítulo de livro

LEENHARDT, Jacques. Crítica de arte e a cultura no mundo contemporâneo. In: MARTINS, Marie Helena (Org.). Rumos da Crítica. São Paulo: Senac/Itaú Cultural, 2000. p. 19-28.

Teses

BARREIRA, L. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) - UNICAMP, Campinas, 1995.

Trabalhos apresentados em congressos

CORREIA, António Carlos da Luz; SILVA, Vivian Batista da. Uma história de leituras para professores: manuais pedagógicos, formação docente e construção de identidades profissionais em Portugal e no Brasil (1930-1970). In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE, 14., 2003, Campinas, SP. Anais... Campinas: COLE/UNICAMP, 2003. p. 1-15.

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário
79117-900 - Campo Grande - MS - Brasil
Caixa Postal 100
Tel.: (67) 3312-3598


backes@ucdb.br