ISSN 1518-5370 versão impressa
ISSN 1982-0305 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Capa

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Organiza-se trimestralmente por seção temática, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto; além dessa, recebe artigos para as demais seções próprias da Revista em demanda contínua.

 

Foco e escopo

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Destaca-se como uma Revista institucional plural, em virtude da pluralidade assumida como norma editorial, conforme se constata pela composição do Conselho Editorial, integrado por pesquisadores nacionais e internacionais. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Teias publica textos de pesquisas e ensaios, compondo as diferentes seções do periódico: Seção Temática, Em Pauta, Artigos, Entrevista, Elos, Ensaios e Resenhas. Organiza-se trimestralmente por seção temática, além das demais seções próprias da Revista e de artigos em demanda contínua. Definido o tema da seção, editores convidados, porque reconhecidos no campo temático, propõem a ementa e fazem a chamada da seção, organizando-a para publicação. Nessa seção temática aceita-se, portanto, apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto. Os trabalhos, preferencialmente, serão redigidos em português. Mais detalhes podem ser vistos em Políticas de Seção. Para trabalhos em língua estrangeira, a Revista se reserva o direito de publicar o referido artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão da Comissão Editorial e anuência do/a autor/a. Cada trabalho, após apreciação prévia pela Equipe Editorial, é avaliado pelo sistema duplo-cego (blind review) com, no mínimo, dois/duas avaliadores/as, que levam em conta os critérios editoriais da Revista em suas análises. O sistema duplo-cego garante que pareceristas tenham seus nomes mantidos sob sigilo, assim como autores/as, cujos nomes serão omitidos para pareceristas no processo de avaliação. Pareceristas recomendarão a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, autores/as reenviam os textos, que retornam aos pareceristas para avaliação final. A política editorial de Teias considera as seguintes categorias para avaliação de textos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial. A Revista Teias não cobra qualquer valor para a publicação de artigos! Atualmente conta apenas com o apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) que a edita.

 

Políticas de Seção

Editorial
Posicionamento da Revista, formulado pela Editoria geral, em relação ao tema e aos textos organizados no número apresentado, instando leitores e pesquisadores à leitura crítica de artigos e das demais seções incluídas no volume.

Seção temática
A seção temática é proposta por editores convidados, segundo definição em sistema de rodízio das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) que edita a Revista. Feita a chamada pública, os textos devem guardar coerência com a temática e a ementa proposta, submetidos especificamente à seção a que concorrem. A seção é, portanto, integrada por textos relativos à apresentação de resultados de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, exclusivamente sobre o tema definido para a seção, no número correspondente à Revista limitado entre 25.000 e 45.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Em pauta
Textos relativos à apresentação de resultados de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, relacionado ao tema do número correspondente à Revista que não entraram na seção temática mas foram apresentados na demanda contínua, limitado entre 25.000 e 45.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Artigos
Textos relativos à apresentação de resultados de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, não necessariamente relacionados ao tema do número correspondente à Revista, limitado entre 25.000 e 45.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Debate
Colóquio de caráter científico, realizado entre professores, pesquisadores e personalidades nacionais e internacionais, relacionado ao tema do número correspondente à Revista, limitado entre 20.000 e 25.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Entrevista
Colóquio de caráter científico, realizado com professores, pesquisadores e personalidades nacionais e internacionais, relacionado ao tema do número correspondente à Revista limitado entre 20.000 e 25.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Elos
Texto relativo à apresentação de resultados de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, de autoria internacional, de pesquisador não brasileiro e não radicado no Brasil, sob idioma original ou traduzido, relacionado ao tema do número correspondente à Revista, limitado entre 20.000 e 40.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Ensaios
Estudo analítico ou interpretativo, não exaustivo e não conclusivo, relacionado ao tema do número correspondente à Revista, limitado em 25.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

Resenhas
Recensão de livro da área, preferencialmente relacionado ao tema de edição, publicado em português em época que diste, no máximo, a um ano do semestre previsto para a publicação do número de Teias que a conterá, limitada entre 8.000 e 10.000 caracteres (espaços, notas e referências bibliográficas incluídos).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais submetidos aos números temáticos e/ou às seções em demanda contínua são avaliados por pareceristas (avaliadores/as, dois/duas no mínimo) indicados pela Comissão Editorial de Teias, garantindo-se o anonimato aos autores/as e avaliadores/as (sistema duplo cego, blind review). Em caso de avaliações discrepantes, o texto será encaminhado a um/a terceiro/a avaliador/a e, finalmente, a decisão caberá à Comissão Editorial. Cópia dos pareceres será enviada aos autores/as. Os/As autores/as de trabalhos aceitos para publicação poderão ser solicitados a efetuar reformulações e/ou revisão gramatical do texto a partir das observações contidas nos pareceres. A critério da Comissão Editorial, quando necessário, e face ao volume recomendado de textos e da demanda, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pelos/as avaliadores/as, de acordo com o interesse, a originalidade e a articulação do artigo com a discussão da temática proposta no número da Revista.

Periodicidade

Teias em seu formato eletrônico é publicada trimestralmente, com quatro números anuais, correspondentes a jan.-mar.; abr.-jun.; jul.-set.; e out.-dez., publicados, cada um, até o segundo mês do período. Teias pode ter, ainda, uma edição especial no ano, dependendo da demanda e da emergência de novos temas.

Política de Acesso Livre

Teias oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público, o que pode proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

A Revista Teias utiliza o sistema LOCKSS, favorecendo a criação de um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, e permitindo que estas também criem arquivos permanentes da Revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Indexadores

Nacionais:

GOOGLE SCHOLAR – https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&authuser=3&user=VPXwUwMAAAAJ
SEER | Ibict – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – http://seer.ibict.br
Portal do Conhecimento Nuclear – Portal LivRe! – http://livre.cnen.gov.br
Diadorim | Ibict – Diretório de Políticas de Acesso Aberto da Revistas Científicas Brasileiras – http://diadorim.ibict.br
INEP/BVE – http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php
Sumários ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

Internacionais:

European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS) – https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=490898
BASE – Bielefeld Academic Search Engine ­­­­­– https://www.base-search.net/Search/Results?q=dccoll:ftunierdjaneiro&refid=dctablede
EZB – Electronic Journals Library – http://ezb.uni-regensburg.de/
DRJI – Directory of Open Access Journals Indexing – http://www.drji.org/Default.aspx
Clase – CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades – Dirección General de Bibliotecas, UNAM – http://dgb.unam.mx
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal (México) –http://www.latindex.org

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


 

Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua São Francisco Xavier, 524. Grupo 12.037-F
CEP 20550-013 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2334-0467
Fax: (21) 2334-0120


ppeuerj@gmail.com