ISSN 1518-5370 versão impressa
ISSN 1982-0305 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Teias?
ACESSO

Não tem login/senha?
ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores/as

  1. A Revista Teias publica artigos originais e inéditos, referentes à pesquisa em área da educação, considerando a linha editorial da Revista, a seção a que se destina, o tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista. Teias estabelece o prazo de dois anos para a publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a. Obrigatoriamente um/a das/os autores deve ter titulação de doutorado.
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
  3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas. Em seguida, os artigos serão encaminhados, sem identificação a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos (para emissão de parecer). No caso de discrepância avaliativa, será indicado um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.
  4. O Editor geral da Revista notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.
  5. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID.
  6. Artigos, tanto para a sessão temática quanto de demanda contínua, terão extensão entre 25.000 a 45.000 caracteres, com resumo em português, inglês e espanhol.
  7. Os textos de resenha terão, no máximo, 10.000 caracteres, com resumo em português, inglês e espanhol. Essa produção apresentará comentários sobre obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da educação. O/A autor/a situará o campo a que a obra pertence, apresentará as principais ideias do/a autor/a e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação. A resenha conterá todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [300dpi].
  8. Os textos de ensaio terão, no máximo, 25.000 caracteres, com resumo em português, inglês e espanhol.
  9. Os manuscritos serão escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola com, no máximo, 3 autores/as.
  10. Os manuscritos serão encaminhados eletronicamente pelo SEER, http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/, indicando a seção a que se refere. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Times New Roman tamanho 12, margens superior e inferior 2,5 cm, margens esquerda e direita 3 cm, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado.
  11. Cada artigo será, obrigatoriamente, encabeçado por um título em português, inglês e espanhol. O título não excederá 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto apresentará, inicialmente, um resumo entre 600 e 800 caracteres com espaço, em português, inglês e espanhol; para isso, ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol, português e inglês (abstract). O resumo não será redigido em primeira pessoa, e conterá o foco temático, objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol serão indicadas ao final dos resumos.
  12. O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA] para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas, quadros, gráficos, mapas e imagens deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.
  13. O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixa nos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. Os/As autores/as indicarão, no artigo, endereço completo e e-mail para divulgação. Incluirão, ainda, maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Ainda no formulário de metadados, incluirão o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para o link do currículo Lattes.
  14. Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  15. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação.
  16. As citações seguirão a NBR 10.520, de agosto de 2002, da ABNT, que determina:

– citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Deve constar a indicação do/a autor/a da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação”. (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) afirma que: “[...] citação”.

– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO/A AUTOR/A CITADO/A, ano, p. 123).

– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do/a autor/a consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do/a autor/a; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

– devem ser usados os seguintes recursos:

[...] para indicar supressões;

[   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

itálico para dar ênfase;

(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.
grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)

17. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do/a(s) autor(es/as).
18. A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do/a(s) autor(es/as) do artigo.
19. As referências serão redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6.023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

NORMAS:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

– Autor/a pessoal
ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título (em itálico, subtítulo sem itálico). 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.

– Até 3 autores/as
SILVA, E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título (em itálico, subtítulo sem itálico). 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

– Mais de 3 autores/as
SILVA, E. T. et al. Título (em itálico): subtítulo (sem itálico). Local: Editora, ano.
– Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)
SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (org.). Título (em itálico). Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

– Autor/a entidade
BRASIL. Ministério da Educação. Título (em itálico). Brasília, DF, ano. 123p.

– Autoria desconhecida
PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

– Partes de monografia
SILVA, E. T. Título da parte. In: SOBRENOME, N. S. (org.). Título da publicação (em itálico). Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.
SILVA, E. T. Título da parte. In: ______. (caso autor/a da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação (em itálico). Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line
SILVA, E. T. Título (em itálico). Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.
SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.
SILVA, E. T. Título (em itálico). [S.l]: Editora, ano. Disponível em: http://www.ufsm.br . Acesso em: 3 jan. 2000.
VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: http://www.urlcompleta . Acesso em: 3 jan. 2000.

– Eventos (trabalhos apresentados)
SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais (em itálico)... (mesmo caso para Resumos...). Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex. : ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

– Eventos (trabalhos apresentados) on-line
SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos (em itálico)... Local: Editora, ano. Disponível em: http://www.urlcompleta . Acesso em: 3 jan. 2000.

– Artigos e/ou matéria de revista
SILVA, E. T. Título do artigo. Título da publicação (em itálico), local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

– Artigos on-line
SILVA, E. T. Título do artigo. Título da revista (em itálico). Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: http://www.urlcompleta . Acesso em: 3 jan. 2000.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os/as autores/as são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos/às autores/as.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (97-2003), OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está redigido conforme as Normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para autores/as. Contém resumo, título e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos: permitem acesso à fonte quando clicados.
  5. O manuscrito não possui identificação de autoria. Obrigatoriamente todos os dados de autoria e instituição dos proponentes estarão indicados no sistema da Revista.
  6. Todos/as os/as autores/as e coautores/as possuem e indicaram em campo próprio seu cadastro de ORCID.
  7. A Revista Teias condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os/as autores/as, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados. Se confirmado plágio, Teias não aceitará o texto em análise, nem mais trabalhos das pessoas envolvidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Notícias

Indexação Scielo EDUC@

Teias informa a todos/as os/as leitores/as e autores/as que a partir de 2019 a plataforma EDUC@ no Scielo fará parte dos indexadores da Revista.    

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua São Francisco Xavier, 524. Grupo 12.037-F
CEP 20550-013 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2334-0467
Fax: (21) 2334-0120


ppeuerj@gmail.com