Editorial |
| |
| · Dossiê Decolonialidade e Geopolítica do Conhecimento n. 54, jul./set. 2020 Romão, José Eustáquio; Silva, Maurício Pedro da
|
| |
Artigos |
| |
| · ELEMENTOS DE GEOGRAPHIA E CHOROGRAPHIA DO BRASIL DE ANTONIA ANGELINA (SÉCULO XIX) Santos, Vera Maria dos; Amorim, Simone Silveira; Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do
|
| |
| · DECÁLOGO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL: CONSOLIDANDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COMO ESPAÇO DEMOCRATIZANTE Santos, Emina Márcia Nery dos; Lima, Francisco Willams Campos; Vale, Cassio
|
| |
| · A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE Lustosa, Ana Valéria Marques Fortes; Mendes, Enicéia Gonçalves
|
| |
| · A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E O PAPEL DO EDUCADOR Piske, Eliane Lima; Garcia, Narjara Mendes; Yunes, Maria Angela Mattar
|
| |
| · AS PERCEPÇÕES E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DIANTE DO BULLYING ESCOLAR Lima, Danyelle Shmith de; Pereira, Rosana Aparecida Tenorio; Francisco, Marcos Vinicius
|
| |
| · ART(E)BIOLOGIA NA NATUREZA E OUTRAS MANEIRAS DE PENSAR A EDUCAÇÃO Silva, Carlos Augusto Silva e; Brito, Maria dos Remédios de
|
| |
| · INDICADORES DO CONTEXTO BRASILEIRO NA MATERIALIZAÇÃO DO CONVÊNIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Alves, Kallyne Kafuri; Côco, Valdete
|
| |
| · EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ESCOLA: CARTOGRAFIA DOS ENCONTROS COM A INFÂNCIA E A ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Albuquerque, Fernanda Maria Santos; Salles, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de
|
| |
Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento |
| |
| · Apresentação Tavares, Manuel
|
| |
| · PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO CENTRADA EM ESTUDANTES Lopes, Juliana Crespo; Insfran, Fernanda Fochi Nogueira; Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
|
| |
| · NOVOS DESAFIOS PARA UMA GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO. O CASO DO ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (EEES) E A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO COMO RECURSO Pardo, Carmen Villarino
|
| |
| · SENTIDOS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL Dantas, Adriana Santiago Rosa
|
| |
| · PENSAMENTO DECOLONIAL FEMINISTA DO SUL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES CAMPONESAS Silva, Márcia Alves da
|
| |
| · EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E CURRÍCULO Monteiro, Alcioni da Silva; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
|
| |
| · A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL É UM INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL? POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Veras, Renata Meira; Silva, Daiane da Luz
|
| |
| · A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA COMO ALTERNATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E DECOLONIAL Ramos, Kellyane Lisboa; Nogueira, Eulina Maria Leite; Franco, Zilda Gláucia Elias
|
| |
| · POLÍTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: UM OLHAR PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE DA EDUCAÇÃO Benzaquen, Júlia Figueredo; Ferraz, Bruna Tarcilia
|
| |
Resenhas |
| |
| · GADOTTI, M. Education for sustainability: a contribution to the Decade of Education for Sustainable Development. Translation: Marcia Macedo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. Bernardes, Ângela de Carvalho
|
| |
| · Maurício SILVA, Política das diferenças no ensino superior: questões étnico-raciais na educação universitária brasileira. São Paulo: BT acadêmica, 2019. 128 páginas Severino, Antônio Joaquim
|
| |
| · FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2016. 239 p. 4º reimpressão Resende, Luciano Nobre
|
| |