Editorial |
| |
| · A CIÊNCIA ABERTA E A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo
|
| |
| · Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências” Orofino, Renata; Silva, Glauco dos Santos Ferreira da
|
| |
Artigos |
| |
| · PRÁTICAS CONSTITUINTES DE INVESTIGAÇÃO PLANEJADA POR ESTUDANTES EM AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO Sasseron, Lúcia Helena
|
| |
| · DISCUSSÕES E TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo; Oliveira, Endell Menezes de; Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
|
| |
| · ANÁLISE DE ASPECTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA EXPRESSOS POR UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA Lima, Marcondes Medeiros de; Ibraim, Stefannie de Sá; Santos, Monique
|
| |
| · PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS: O MAST COMO EXEMPLO Dubrull, Davi Saldanha; Deccache-Maia, Eline
|
| |
| · A REFLEXÃO COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFVJM Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de
|
| |
| · O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA Melo, Viviane Florentino de; Amantes, Amanda
|
| |
| · O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELA ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE Barolli, Elisabeth; Guridi, Verónica Marcela
|
| |
| · A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DE UMA EDUCADORA DE CIÊNCIAS NA EJA: COMO A PRESENÇA DOS JOVENS AFETA A SUA PRÁTICA? Resende, Ana Carolina Costa; Cassab, Mariana
|
| |
| · ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM UM PROJETO ITINERANTE DE ASTRONOMIA Barros, Lucas Guimarães; Dutra, Glênon; Boss, Sergio Luiz Bragatto
|
| |
| · O INSTRUMENTO DIALÉTICO-AXIOLÓGICO NA SELEÇÃO DE FALAS SIGNIFICATIVAS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA Santos, Jefferson da Silva; Gehlen, Simoni Tormöhlen
|
| |
| · A TECNOLOGIA SOCIAL NA PROGRAMAÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Archanjo Junior, Miguel Guilhermino de; Gehlen, Simoni Tormohlen
|
| |
| · OBSERVANDO O INVISÍVEL: A RELAÇÃO TRANSFERENCIAL A PARTIR DOS DISCURSOS ENTRE CRIANÇAS E PROFESSORAS MONITORAS EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO Lima, Gleici Kelly de; Langhi, Rodolfo
|
| |
| · PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTEXTOS DISTINTOS, INDAGAÇÕES SIMILARES MOURA, JOÃO HENRIQUE C. DE; ROSA, MARIA INÊS PETRUCCI; MASSENA, ELISA PRESTES
|
| |
| · Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação Silva, Aroldo Nascimento; Fernandez, Carmen
|
| |
| · O ensino sobre a Lua e suas fases: uma proposta observacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Gonçalves, Paula Cristina da Silva; Bretones, Paulo Sergio
|
| |
| · CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO Araújo, Beatriz dos Santos; Silva, João Ricardo Neves da
|
| |
| · ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM UM ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA Paula, Helder de Figueiredo e; Talim, Sérgio Luiz; Salema, Cecília Siman; Camillo, Vinícius Reis
|
| |
| · A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS DE FÍSICA Dias, Magno Barbosa; Penido, Maria Cristina Martins
|
| |
| · Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar Brasileiro Venturi, Tiago; Mohr, Adriana
|
| |
| · AS EMENTAS E OS RECURSOS DIDÁTICOS EMPREGADOS NO ENSINO SOBRE TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Oliveira, Anna Clara da Costa; Silva, Flavia Venancio
|
| |
| · Significados construídos por acadêmicos de licenciatura em Física durante a execução de experimentos de pensamento históricos Giacomelli, Alisson Cristian; Rosa, Cleci T. Werner da
|
| |
| · Aqueles que desinstruem!? Carl R. Rogers e Paul K. Feyerabend sobre um tornar “mais humano” da educação e da ciência Jorge, Letícia; Peduzz, Luiz O. Q.
|
| |
| · Estudos de percepção e educação ambiental: um enfoque fenomenológico Zanini, Alanza Mara; Santos, Amanda Ribeiro dos; Malick, Chreiva Magalhães; Oliveira, José Anderson de; Rocha, Marcelo Borges
|
| |
| · Instante de ver, tempo para compreender e momento de concluir: apontamentos sobre Psicanálise e Educação em Ciências1 Nascimento, Wilson Elmer; Villani, Alberto
|
| |
| · A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA MARQUES, RODRIGO MÜLLER; MAZZARINO, JANE MÁRCIA
|
| |
| · ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: PROPOSIÇÕES PARA UMA PERSPECTIVA FORMATIVA COMPROMETIDA COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL silva, Maíra batistoni e; sasseron, Lúcia helena
|
| |
Perspectivas |
| |
| · Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial Espinosa, Tobias
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |