SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The process of creating the national circus school in Brazil: rapprochements between state, culture and educationThe mothers of future families: the magazine O Tico-Tico in the formation of Brazilian girls (1905-1925) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SALOMAO, Kathia  and  CASTRO, César Augusto. O ensino de música no Maranhão: uma análise nos livros escolares de Perdigão (1869) e Rayol (1902). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.712-730.  Epub Jan 17, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-8.

A pesquisa a respeito dos materiais escolares se tornou relevante no campo da história da educação no Brasil, incluindo a dos livros escolares. Sabendo-se dessa relevância, este trabalho visa analisar os livros Principios elementares de Musica (1869) e Noções de Musica (1902), dos maranhenses Domingos Perdigão e Antonio Rayol, respectivamente. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, priorizando autores que tratam da temática, como Bittencourt (2008) e Chopin (2002), e a pesquisa documental em documentos oficiais e jornais. A análise dessas obras levou em consideração os conteúdos selecionados, a forma de apresentação, o público e os fins a que foram destinadas. Os conteúdos abordados pelos autores correspondem aos elementos da grafia musical tradicional, apresentando ilustrações apenas no livro de Perdigão. Essas obras tiveram como público-alvo os alunos desses autores em escolas ludovicenses.

Keywords : Cultura material; Livros escolares; Ensino de música.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )