SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O processo de creación de la Escuela Nacional de Circo em Brasil: acercamiento entre estado, cultura y educaciónLas madres de las familias futuras: la revista O Tico-Tico y la formación de las niñas brasileñas (1905 - 1925) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SALOMAO, Kathia  y  CASTRO, César Augusto. O ensino de música no Maranhão: uma análise nos livros escolares de Perdigão (1869) e Rayol (1902). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.712-730.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-8.

A pesquisa a respeito dos materiais escolares se tornou relevante no campo da história da educação no Brasil, incluindo a dos livros escolares. Sabendo-se dessa relevância, este trabalho visa analisar os livros Principios elementares de Musica (1869) e Noções de Musica (1902), dos maranhenses Domingos Perdigão e Antonio Rayol, respectivamente. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, priorizando autores que tratam da temática, como Bittencourt (2008) e Chopin (2002), e a pesquisa documental em documentos oficiais e jornais. A análise dessas obras levou em consideração os conteúdos selecionados, a forma de apresentação, o público e os fins a que foram destinadas. Os conteúdos abordados pelos autores correspondem aos elementos da grafia musical tradicional, apresentando ilustrações apenas no livro de Perdigão. Essas obras tiveram como público-alvo os alunos desses autores em escolas ludovicenses.

Palabras clave : Cultura material; Livros escolares; Ensino de música.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )