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Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LIMA, Mayara Lopes de Freitas  and  FERREIRA, Helaine Sivini. O uso da mídia social Instagram pela equipe de comunicação do Jardim Botânico do Recife. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60834.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60834.

Este artigo partiu do seguinte questionamento: Como o Jardim Botânico do Recife (JBR) utiliza o Instagram para se comunicar com seu público?, e seu objetivo geral foi de investigar como o uso da mídia social Instagram é evidenciado pela equipe do JBR. A pesquisa adotou uma abordagem prioritariamente qualitativa, embora tenha utilizado alguns dados percentuais para clarificar tendências, mas nada que implicasse o uso de tratamento estatístico sofisticado, e utilizou a proposta metodológica netnográfica. Realizou-se mapeamento de caráter qualitativo do conteúdo das postagens do Instagram do JBR, no período de 24 de novembro de 2016 a 15 de março de 2020, quando foram contabilizadas 766 postagens e 25.400 seguidores. Todas as etapas foram organizadas, com suas respectivas descrições, curtidas, comentários e legendas. O mapeamento das postagens do JBR no Instagram foi realizado considerando-se os critérios descritos por Jarreau, Dahmen e Jones. As análises mostraram que a mediação foi pouco observada. Porém, deve-se esclarecer que essa falta de mediação não é exclusiva do JBR, porquanto são dificuldades comuns apresentadas por instituições semelhantes. A falta de mais interação com o público, que deixou de gerar um feedback, pode ser considerada uma lacuna na comunicação. O canal de mediação poderia interagir mesmo depois da visita física ou digital. Foi possível perceber pouca presença do elemento humano nas postagens e que, aparentemente, o nível de engajamento presente na interação entre o JBR e seu público, através do Instagram, pode melhorar e alcançar níveis mais adequados para sua missão institucional. Nas considerações finais, são indicadas oportunidades de melhorar a interação entre o JBR e seu público visitante.

Keywords : engajamento; museologia crítica; divulgação científica.

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