Editorial |
| |
| |
| |
Estudos e pesquisas |
| |
| · A cultura jurídico-política e a educação brasileira: um campo de estudos em aberto Nunes, Clarice
|
| |
| · Ensino médio noturno e a sociedade brasileira: vínculos históricos Mafra, Leila de Alvarenga
|
| |
| · A fotografia como fonte histórica: introdução a uma coleção de fotos sobre a Escola do Trabalho Franco, Maria Ciavatta
|
| |
| · Relações interétnicas, religião e identidade: a proposta educativa de um grupo negro católico Valente, Ana Lúcia E. F.
|
| |
| · Professoras negras: identidade e memória Gomes, Nilma Lino
|
| |
| · Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes Cardoso-Martins, Cláudia; Duarte, Geísa Andrade
|
| |
| · A redação como tema de pesquisa Lara, Glaucia Muniz Proença
|
| |
| · Escola rural mineira: observações produzidas a partir de depoimentos de antigas professoras Fortes, Maria Fátima Ansaloni
|
| |
| · Saber, poder e ensino de história na 1º grau Carvalhais Jr., Adair
|
| |
Segunda leitura |
| |
| · Dircurso de inauguração da Escola Normal de Caiteté (21 de abril de 1926) Teixeira, Anísio Spindola
|
| |
| · Coeducação na escola Negromonte, Padre Alvaro
|
| |
Depoimento |
| |
| · Escola Plural Arroyo, Miguel G.
|
| |
Relatos de experiência |
| |
| · A vida do aluno-trabalhador orientado a prática pedagógica em uma proposta de educação para jovens e adultos Marques, Cláudio de Oliveira; Santos, Denise Helena dos; Debortoli, José Alfredo Oliveira; Pereira, Júlio Emílio Diniz; Soares, Leôncio José Gomes; Adão, Sônia Maria; Guimarães, Wânia Walquírio Bragança
|
| |
Dissertações e teses |
| |
| · A formação do professor de matemática: uma discussão do Curso de Licenciatura da UFMG Zaidan, Samira
|
| |
| · Condições de construção de leitores alfabetizadores: um estudo na escola e na família em camadas populares Evangelista, Aracy Alves Martins
|
| |
| · Mudança e resistência à mudança na escola pública: análise de uma experiência de alfabetização "construtivista" Frade, Isabel Cristina Alves da Silva
|
| |
| · A luta pela terra como um processo educativo: o caso da Fazenda Barreiro Iturama, Minas Gerais Ramos, Rosana Vieira
|
| |
| · O significado da escola rural revelado na trilha do trabalho Rodrigues, Dilma Alves
|
| |
| · Das escrituras à escola pública: a educação física nas séries iniciais do 1º grau Vago, Tarcísio Mauro
|
| |
| · Semente nova escondida: reflexões sobre a esperiência do movimetno de moradores da Cabana do Pai Tomás Castro, Maria da Consolação Gomes de
|
| |
| · Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares Portes, Écio Antônio
|
| |
| · Saúde bucal, uma necessidade construída: um estudo da experiência da clínica São Geraldo Martins, Evanilde Maria
|
| |
| · Relações de poder na escola pública de ensino fundamental: uma radiografia à luz de Max Weber e Bourdieu Castro, Magali de
|
| |
| · As reformas administrativas e educacionais como respostas às questões emergentes da prática social Silva, Maria Aparecida da
|
| |
| · Meninos, à marcha! Meninas, à marcha! A história do ensino da educação física em Belo Horizonte (1987-1994) Sousa, Euastáquia Salvadora de
|
| |
| · Da autonomia negada à autonomia possível trabalho docente na Escola Pública Capitalista: um estudo a partir da sala de aula Azzi, Sandra
|
| |
| · Cidadania e educação na trama da cidade: a construção de Belo Horizonte em fins do século XIX Veiga, Cynthia Greive
|
| |
| · Organização do trabalho escolar: continuidades/rupturas. Um estudo em nível da vida cotidiana escolar Garcia, Daisy Freire
|
| |
| · Vida, trabalho e conhecimento. Metodologia para elaboração coletiva e interdisciplinar do conhecimento fundado no trabalho como princípio educativo, uma contribuição para a formação do professor Gonçalves, Francisca dos Santos
|
| |
| · La práctica docente cotidiana de una maestra y el proceso de apropiación y construcción de su saber: un estudio etnográfico Caldeira, Anna Maria Salgueiro
|
| |
| · Analyse des variations orthographiques, temps de'identification et aprrentissage de la langue écrite portugaise: une aprroche phono-cognitive Alvarenga, Daniel
|
| |
| · Escola de pesquisar, estudo sobre a formação do pesquisador Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
|
| |
Pesquisa em andamento |
| |
| · Trajetórias escolares e estratégias familiares de estudantes universitários provenientes das classes médias Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes
|
| |
| · A pesquisa no Centro de Alfabetização, leitura e escrita
|
| |
Resenhas |
| |
| · A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20/30 Oliveira, Bernardo Jefferson de
|
| |
| · Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, jul-dez 1992, n.6 Santos, Lucíola Licinio de Castro Paixão
|
| |
| · Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar Xavier, Gelta T. Ramos; Pereira, Júlio Emílio Diniz; Dayrell, Mônica M. M. S. S.
|
| |
Palavra livre |
| |
| · Manifesto "in memoriam" do IESAE/FGV Xavier, Gelta T. Ramos; Pereira, Júlio Emílio Diniz; Dayrell, Mônica M. M. S. S.
|
| |
| · Discurso de posse na Faculdade de Educação: 6 de junho de 1994 Rodrigues, Neidson
|
| |