Artigos |
| |
| · (SEMI)FORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS FAKE NEWS E DA PÓS-VERDADE NA SOCIEDADE EXCITADA - DE ADORNO A TÜRCKE LOUREIRO, ROBSON; GONÇALVES, EMERSON CAMPOS
|
| |
| · LICENCIATURAS (INTERDISCIPLINARES) EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO SOBRE SUA EXPANSÃO NO BRASIL MEDEIROS, EMERSON AUGUSTO DE; DIAS, ANA MARIA IÓRIO; THERRIEN, JACQUES
|
| |
| · SAÚDE DO IDOSO: DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO MÉDICA RODRIGUES, CARLA CRISTINA; TODARO, MÔNICA DE ÁVILA; BATISTA, CÁSSIA BEATRIZ
|
| |
| · FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EM ÂMBITO HIPERCULTURAL: CORPOREIDADE E FILOSOFIA AVANÇO, LEONARDO DIAS; LIMA, JOSÉ MILTON DE; NEIRA, MARCOS GARCIA
|
| |
| · A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO SÉCULO XIX E A CIRCULAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NO IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS SANTOS, ANGÉLICA NIERO MENDES DOS; SOFIATO, CÁSSIA GECIAUSKAS
|
| |
| · A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O MUNDO DO TRABALHO PELA ÓTICA DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO GAWRYSZEWSKI, BRUNO
|
| |
| · FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INTERFACE EDUCAÇÃO SUPERIOR - EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA UNIOESTE VERDÉRIO, ALEX; SILVA, JANAINE ZDEBSKI DA; CAMPOS, JOÃO CARLOS DE; LEITE, VALTER DE JESUS
|
| |
| · UMA BASE PARA A SEMIFORMAÇÃO SOCIALIZADA: A VULGARIZAÇÃO DA CRÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DO CONSENSO CHAVES, PRISCILA MONTEIRO
|
| |
| · EDUCAÇÃO E ESPORTE: ANALISANDO O TEMPO ESCOLAR DO ESTUDANTE-ATLETA DE FUTEBOL ROCHA, HUGO PAULA ALMEIDA DA; MELO, LEONARDO BERNARDES SILVA DE; COSTA, MIGUEL ATAÍDE PINTO DA; SOARES, ANTONIO JORGE GONÇALVES
|
| |
| · BUROCRACIA DE RUA E POLÍTICAS PÚBLICAS: ANALISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DAS ESCOLAS E PROFESSORES OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE; PEIXOTO, MARIA DO CARMO DE LACERDA
|
| |
| · MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NO BRASIL: SUBSÍDIO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE ROLLEMBERG, GRAZIELLA; FARIAS, MÁRIO ANDRÉ DE FREITAS
|
| |
| · ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DO CAMPO DO ESTADO DE MATO GROSSO, NOS ANOS DE 1980 E 1990 MACHADO, ILMA FERREIRA; GENTIL, HELOISA SALLES
|
| |
| · CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA PÉREZ, JUANITA MERCHÁN; MOTA NETO, JOÃO COLARES DA
|
| |
| · APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL BOROCHOVICIUS, ELI; TASSONI, ELVIRA CRISTINA MARTINS
|
| |
| · IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE LOUIS ALTHUSSER FOFANO, DEBORA KLIPPEL; RECH, HILDEMAR LUIZ
|
| |
| · LINHAS DE VOO DE UM BEBÊ SURDO: EMARANHADOS E AGÊNCIAS NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E EDUCAÇÃO LINS, HELOÍSA A. MATOS
|
| |
| · TRABALHO DOCENTE COM VIDEOAULAS EM EaD: DIFICULDADES DE PROFESSORES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE PENTEADO, REGINA ZANELLA; COSTA, BELARMINO CESAR GUIMARÃES DA
|
| |
| · O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM CONTEXTO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE REFLEXÃO? PINHEIRO, MARIA GRACILENE DE CARVALHO; CARVALHO, DIEGO FOGAÇA; DIAS, FÁTIMA APARECIDA DA SILVA
|
| |
| · O CANTO DOS PÁSSAROS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFRGS DALMOLIN, ANTONIO MARCOS TEIXEIRA; GARCIA, ROSANE NUNES
|
| |
| · ENSINANDO ÉTICA NUNES-NETO, NEI; CONRADO, DÁLIA MELISSA
|
| |
| · REPERTÓRIO DE AÇÕES E CONFERÊNCIAS EDUCACIONAIS: INTELECTUAIS E PROJETOS EM DISPUTA PELA MODERNIDADE EDUCACIONAL (BRASIL, ANOS DE 1920) HOELLER, SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA; DAROS, MARIA DAS DORES
|
| |
| · MENSAGENS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA DIMENSÃO INTERACIONAL LIMA, REINALDO FEIO; OLIVEIRA, ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE
|
| |
| · INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOCENTE INSPIRADA NO TPACK SILVA, JUAREZ BENTO DA; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER; MACHADO, LETICIA ROCHA
|
| |
| · O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SANTOS, TACIANA BRASIL DOS
|
| |
| · NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO CAMPO: UMA INVESTIGAÇÃO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE SILVA, ALEXANDRE LEITE DOS SANTOS; LOPES, SUZANA GOMES; TAKAHASHI, EDUARDO KOJY
|
| |
| · O (DES) COMPROMETIMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE ESPECÍFICA DE NÍVEL LOCATELLI, CLEOMAR
|
| |
| · PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DE DEFERÊNCIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PEREIRA, ANDERSON DE CARVALHO
|
| |
| · MODELOS DE PROFESSOR E ALUNO SUSTENTADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS: DOS PCNS À BNCC GALIAN, CLÁUDIA VALENTINA ASSUMPÇÃO; PIETRI, ÉMERSON DE; SASSERON, LÚCIA HELENA
|
| |
| · GÊNERO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE FUTURAS(OS) DOCENTES A PARTIR DE CINCO CONCEITOS SILVA, MATHEUS ESTEVÃO FERREIRA DA; BRABO, TÂNIA SUELY ANTONELLI MARCELINO; MORAIS, ALESSANDRA DE
|
| |
| · A COMPETÊNCIA DOCENTE E SUA COMPLEXIDADE DE CONCEITUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASTOS, THAIS BASEM MENDES CORREA; BOSCARIOLI, CLODIS
|
| |
| · POR ONDE CAMINHA O CAMPO INVESTIGATIVO DA EDUCAÇÃO POPULAR? QUESTÕES QUE ORIENTAM O DEBATE ATUAL CORDEIRO, BETÂNIA; FISCHER, MARIA CLARA BUENO
|
| |
| · EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: LEGALIZAÇÃO DA MODALIDADE NO BRASIL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM COMERCIAIS DA INICIATIVA PRIVADA GONÇALVES, CLÉBER DOS SANTOS; COSTA, MARIA LUISA FURLAN
|
| |
| · PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL OLIVEIRA, VICTOR JOSÉ MACHADO DE; GOMES, IVAN MARCELO
|
| |
| · ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: A EDUCAÇÃO INDÍGENA, O COMBATE À MISOGINIA, À LGBTTFOBIA E À DISCRIMINAÇÃO CONTRA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA FREITAS, MARCEL DE ALMEIDA
|
| |
| · POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GOVERNOS PT (2003-2016): IMPACTO NO PERFIL DOS GRADUANDOS EM PSICOLOGIA MACEDO, JOÃO PAULO; REIS, SARA TELES
|
| |
| · EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES DO CONHECIMENTO: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE AÇÃO EMANCIPATÓRIAS FREITAS, MARINA DE; HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE; ARAUJO, IVES SOLANO
|
| |
| · VIVER É LUTAR: PERSPECTIVAS POLÍTICAS NA COLEÇÃO DIDÁTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE ALVES, KELLY LUDKIEWICZ; TONNETTI, FLÁVIO AMÉRICO
|
| |
| · PRÁTICAS FORMATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O CASO DO CONSÓRCIO DE PRÁTICA ESSENCIAL BORN, BARBARA BARBOSA; MORICONI, GABRIELA MIRANDA; LOUZANO, PAULA
|
| |
| · A EMERGÊNCIA DA CULTURA VISUAL: ALGUNS ELEMENTOS DA MUTAÇÃO DO SUJEITO ARTE-EDUCATIVO ZANETTI, FERNANDO LUIZ
|
| |
| · O FIO E A MISSANGA: PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OLIVEIRA, DANIEL DE; ARAUJO, MAIRCE
|
| |
| · FINANCIAMENTO PÚBLICO (FIES E PROUNI) PARA O ENSINO DE MEDICINA NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA E AS DISTORÇÕES CRIADAS NASSAR, LEONARDO MASO; COUTO, MARIA HELENA DA COSTA; PEREIRA JÚNIOR, GERSON ALVES
|
| |
| · PÓS-DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO PETRY, CLERISTON
|
| |
| · DESAFIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES ATENDIDOS POR PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL GANAM, ELIANA ALMEIDA SOARES; PINEZI, ANA KEILA MOSCA
|
| |
| · DAS RUAS PARA OS CURRÍCULOS: PRECURSORES SOCIAIS E JURÍDICOS DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 SÁ, ANA PAULA DOS SANTOS DE
|
| |
| · DA ARTE DA CORTE À DIALÉTICA DO AMOR: A COMPLEMENTARIEDADE FORMATIVA ENTRE OS AMANTES DO SABER DALBOSCO, CLAUDIO A.; PAGOTTO-EUZEBIO, MARCOS SIDNEI
|
| |
| · DE QUE CRISE SE TRATA NA ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS E EDUCACIONAIS ANACLETO, JULIA M. B.; FONSECA, PAULA FONTANA
|
| |
| · GÊNERO E GERAÇÃO: DIMENSÕES DO CUIDADO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL LESSA, JULIANA SCHUMACKER; BUSS-SIMÃO, MÁRCIA
|
| |
| · EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EJA DE UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO DIAS, DANIELLY FERREIRA; SPOSITO, NEUSA ELISA CARIGNATO
|
| |
| · “O SOL DA LIBERDADE”? A INSTRUÇÃO DE ESCRAVIZADOS, LIBERTOS E INGÊNUOS (1871-1875) GONDRA, JOSÉ GONÇALVES; NASCIMENTO, FÁTIMA APARECIDA
|
| |
| · GRAMSCI, EDUCADOR DAS CAMADAS POPULARES SILVEIRA, RENÊ JOSÉ TRENTIN
|
| |
| · POR UMA AGENDA CURRICULAR DEMOCRÁTICA COM FOCO NA INOVAÇÃO EDUCATIVA PARA O BRASIL SILVA, ROBERTO RAFAEL DIAS DA
|
| |
| · DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? PEREIRA, ANA CAROLINA REIS; GUIMARÃES, ÁUREA MARIA
|
| |
| · A REESTRUTURAÇÃO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE SÃO LUÍS (1960-1980) CASTELLANOS, SAMUEL LUIS VELÁZQUEZ; OLIVEIRA, WILSON RAIMUNDO DE
|
| |
| · À BEIRA DO CAIS: UM DIVULGADOR DAS IDEIAS DE ÉDOUARD CLAPARÈDE EM MINAS GERAIS SANTOS, DAISE SILVA DOS; MIGNOT, ANA CHRYSTINA; PERDOMO, SELMA BARBOZA
|
| |
| · ABANDONO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO CARRASQUEIRA, KARINA; KOSLINSKI, MARIANE
|
| |
| · A ERA DOS INQUÉRITOS: LIVROS, LEITURA E LEITORES EM SÃO PAULO, ANOS 1920. SCHAPOCHNIK, NELSON
|
| |
| · UMA PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ESQUEMAS CONCEITUAIS MORAES, FERNANDO APARECIDO DE; SOARES, MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA
|
| |
| · TRAJETÓRIAS BASILARES EM DIREÇÃO A UM MODELO DE UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA DAL-SOTO, FÁBIO; SOUZA, YEDA SWIRSKI DE; BENNER, MATS
|
| |
| · SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS MARTINS, MARIA HELENA VENÂNCIO; MELO, FRANCISCO R. L. VIEIRA DE; MARTINS, CÁTIA
|
| |
| · QUACKENBOS COMO ANTÍDOTO A ORTIZ & PARDAL: O ENSINO DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO PARECER DE RUY BARBOSA, 1882 WARDE, MIRIAN JORGE; OLIVEIRA, FERNANDO RODRIGUES DE
|
| |
| · UTOPIAS NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA: DIÁLOGOS COM PROFESSORES FRANCESES PACIEVITCH, CAROLINE
|
| |
| · BALANÇO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2010-2020) RIBEIRO, LUANA LEAL; SILVA, RENATA MALDONADO DA; MARTÍNEZ, SILVIA ALICIA
|
| |
| · AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA SERBAI, FABIANA; PRIOTTO, ELIS MARIA TEIXEIRA PALMA
|
| |
| · AFETO/COGNIÇÃO SOCIAL SITUADA/CULTURAS/LINGUAGENS EM USO (ACCL) COMO UNIDADE DE ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO GOMES, MARIA DE FÁTIMA CARDOSO; NEVES, ANESSA FERRAZ ALMEIDA
|
| |
| · SABERES E IDENTIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SILVA, MARCOS VINICIUS MARQUES DA; SOARES, KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA; VALLE, MARIANA GUELERO DO
|
| |
| · A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS BRAFITEC E ENGENHEIRO 3I PARA O APERFEIÇOAMENTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CECHIN, MARIZETE RIGHI; PILATTI, LUIZ ALBERTO; NASCIMENTO, DÉCIO ESTEVÃO DO; RAMOND, BRUNO
|
| |
| · PERSPECTIVA DE ENFERMEIRAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE AS ORIENTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SANTOS, ADRIANA MARIA ADRIÃO DOS; SOUZA, DIEGO DE OLIVEIRA
|
| |
| · A DEFINIÇÃO DE EVASÃO E SUAS IMPLICAÇÕES (LIMITES) PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SILVA, LEONARDO BARBOSA E; MARIANO, ALEXSANDRO SOUZA
|
| |
| · A PRÁTICA DOCENTE NA VOZ DOS PROFESSORES: ECOS FORMATIVOS E CONTEXTUAIS FRANZOLIN, FERNANDA; TOSCANO, CARLOS
|
| |
| · MUDANÇAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: REPERCUSSÕES DA BNCCEM NO CURRÍCULO MINEIRO PINTO, SAMILLA NAYARA DOS SANTOS; MELO, SAVANA DINIZ GOMES
|
| |
| · O NÃO LUGAR DA FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES À LUZ DA BNCC E DA BNC-FORMAÇÃO NEPOMUCENO, ALINE LIMA DE OLIVEIRA; MODESTO, MÔNICA ANDRADE; FONSECA, MARIANA REIS; SANTOS, HEVELY CATHARINE DOS ANJOS
|
| |
| · ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE RAIZ QUADRADA CUNHA, ANGELA MARIA VISGUEIRA; SILVA, JOSÉ ROBERTO DA
|
| |
Resenhas |
| |
| · CARTOGRAFANDO O ENSINO DE HISTÓRIA REIS, AARON SENA CERQUEIRA
|
| |
Palavra aberta |
| |
| · EDUCAÇÃO E PANDEMIA: OUTRAS OU REFINADAS FORMAS DE EXCLUSÃO ASSIS, ANA ELISA SPAOLONZI QUEIROZ
|
| |
| · TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS NA AMÉRICA DO SUL E A EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE DEFINIÇÃO HEGEMÔNICA ARRAIS NETO, ENÉAS; BEZERRA, TÂNIA SERRA AZUL MACHADO; PUSTILNIK, MARCELO VIEIRA
|
| |
Dossiê: ESPAÇOS E ARQUITETURAS ESCOLARES |
| |
| · ESPACIOS Y ARQUITECTURAS ESCOLARES. MATERIALIDADES, REGLAMENTACIONES Y CUERPOS EN EL PASADO Y EN EL PRESENTE IBARRA, CARLOS ORTEGA; GARCÍA, LAURA CHÁZARO
|
| |
| · A SALA DE AULA REVISITADA: A INOVAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO GUTIÉRREZ, DANIEL HERNÁNDEZ
|
| |
| · OS REGULAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS EDIFÍCIOS ESCOLARES PÚBLICOS NO BRASIL: O EXEMPLO DO ESTADO DO PARANÁ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX BENCOSTTA, MARCUS LEVY
|
| |
| · ESPAÇOS DE ENSINO CLÍNICO E EXPERIMENTAL: HOSPITAIS E LABORATÓRIOS NA CIDADE DO MÉXICO, SÉCULO XIX GARCÍA, LAURA CHÁZARO
|
| |
| · APRENDER A HABITAR A ARQUITETURA ESCOLAR DA NOVA ORDEM URBANA (DISTRITO FEDERAL, MÉXICO, 1932) ORTEGA, CARLOS
|
| |
| · O ESPAÇO ARQUITETÔNICO E O REGULAMENTO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS: AS SALAS DE AULA ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX MARTINÉZ, ROSALÍA MENÍNDEZ
|
| |
| · ESPACIALIDADE ESCOLAR, LEITURAS DE FOCO E DESLOCAMENTOS NA (DES) CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO CASTRO, ALEJANDRA MARÍA
|
| |
Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA - TEMPOS, TENSÕES E INVENÇÕES |
| |
| · Apresentação do Dossiê RABELO,, AMANDA OLIVEIRA; MONTEIRO,, ANA MARIA
|
| |
| · SER PROFESSOR, UMA CONSTRUÇÃO EM TRÊS ATOS: FORMAÇÃO, INDUÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA ELISANGELA DA SILVA, BERNADO; KATIA, VASCONCELLOS
|
| |
| · DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA TARTUCE, GISELA LOBO; DAVIS, CLAUDIA LEME FERREIRA; ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE
|
| |
| · FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TECENDO DIÁLOGOS, MEDIANDO A APRENDIZAGEM CORRÊA, CINTIA CHUNG MARQUES
|
| |
| · PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS/AS GONÇALVES, NADIA GAIOFATTO; URBAN, ANA CLÁUDIA
|
| |
| · FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA
|
| |
| · APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II RABELO, AMANDA OLIVEIRA; MONTEIRO, ANA MARIA
|
| |
| · EXPERIÊNCIAS DE NOVOS PROFESSORES NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SHANKS, RACHEL
|
| |
| · MODALIDADES DE SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO EM ESCOLAS PORTUGUESAS: OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO SÉRGIO, ANA DE LURDES VIDEIRA; MOGARRO, MARIA JOÃO
|
| |
| · Resenha - JOSÉ CARLOS LIBÂNEO: UM GUERREIRO SEM ESPADA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA D’ÁVILA, CRISTINA
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
| · Errata
|
| |