Editorial |
| |
| · O presente e o futuro das pesquisas em Educação e de sua divulgação Galian, Cláudia Valentina Assumpção; Pietri, Emerson de; Guizzo, Bianca Salazar; Marcello, Fabiana de Amorim; Müller, Fernanda
|
| |
Entrevista |
| |
| · Perspectivas da pesquisa em educação e em didática das línguas na Universidade de Genebra: entrevista com Ecaterina Bulea Bronckart Silva, Emily Caroline da
|
| |
| · Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação Vidal, Diana Gonçalves; Bontempi Jr, Bruno
|
| |
| · Do Groupe de recherche sur la socialisation ao Centre Max Weber: o conceito de socialização nas pesquisas atuais - por Sylvia Faure Setton, Maria da Graça Jacintho; Bozzetto, Adriana
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Infância, Política e Educação |
| |
| · Limites da tolerância na educação para a democracia: o programa Câmara Mirim - Plenarinho Lima, Ana Marusia Pinheiro
|
| |
| · “A brincadeira é o que salva”: dimensão brincalhona e resistência das creches/pré-escolas da USP Prado, Patrícia Dias; Anselmo, Viviane Soares
|
| |
| · A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia Guizzo, Bianca Salazar; Marcello, Fabiana de Amorim; Müller, Fernanda
|
| |
| · Participação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito Federal Barbosa, Etienne Baldez Louzada; Voltarelli, Monique Aparecida
|
| |
| · Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador Kohan, Walter Omar; Fernandes, Rosana Aparecida
|
| |
| · Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente Kramer, Sonia; Nunes, Maria Fernanda Rezende; Pena, Alexandra
|
| |
| · Direitos geracionais e ação política: os secundaristas ocupam as escolas Castro, Lucia Rabello de; Tavares, Renata
|
| |
| · “Infância maior”: linha de fuga ao governo democrático da infância Gallo, Sílvio; Limongelli, Rafael Moraes
|
| |
| · “A gente vinha porque queria e não porque era pressionado”: crianças e direitos de participação Mendonça, Karla J. R. de; Pires, Flávia Ferreira
|
| |
| · Escuela y procesos de construcción identitaria en la niñez indígena desde los dibujos en diálogo Patiño, Kathia Núñez
|
| |
| · Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da creche Piva, Luciane Frosi; Carvalho, Rodrigo Saballa de
|
| |
| · Convenção das Nações Unidas sobre Direitos da Criança: marco para reflexão sobre infância e democracia Montà, Chiara Carla; Carriera, Lucia; Biffi, Elisabetta
|
| |
Artigos |
| |
| · Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública Brandt, Jaqueline Zermiani; Tejedo-Romero, Francisca; Araujo, Joaquim Filipe Ferraz Esteves
|
| |
| · Prevenção da indisciplina num agrupamento de escolas de Portugal Santos, José Sousa; Pascoinho, João Carlos
|
| |
| · Flipped Classroom: una experiencia para fortalecer el aprendizaje en Medicina Veterinaria Uribe, Alvaro Adriazola; Jimenez, Georgina Duran; Troncoso, Marcelo Flores
|
| |
| · Escuela Media, Trabajo Joven, y hegemonía en la Argentina neodesarrollista: una mirada estructural Marcela, Leivas
|
| |
| · Empatía histórica en futuros profesores de primaria: el trabajo infantil en el siglo XIX Carril-Merino, María Teresa; Sánchez-Agustí, María; Muñoz-Labraña, Carlos
|
| |
| · La investigación formativa en la universidad: sentidos asignados por el profesorado de una Facultad de Educación Turpo-Gebera, Osbaldo; Quispe, Pedro Mango; Paz, Luis Cuadros; Gonzales-Miñán, Milagros
|
| |
| · A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira Campos, Regina Helena de Freitas
|
| |
| · Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias Alves, Daniela Alves de; Teixeira, Wanessa Milagres
|
| |
| · Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena Fontenele, Zilfran Varela; Cavalcante, Maria da Paz
|
| |
| · Importancia percibida de la motricidad en Educación Infantil en los centros educativos de Vigo (España) Alosno Álvarez, Yolanda; Pazos Couto, José María
|
| |
| · Construcción de paz y ciudadanía en la Educación Secundaria y Media en Colombia Cardozo Rusinque, Aura Alicia; Morales Cuadro, Aldair Ricardo; Martínez Sande, Paola Andrea
|
| |
| · Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências Avanço, Leonardo Dias; Lima, José Milton de
|
| |
| · Representações das emoções do trabalho docente em uma perspectiva histórica Costa, Marina Mendes da; Lugli, Rosario Silvana Genta
|
| |
| · O conceito gramsciano de Estado Integral em pesquisas sobre políticas educacionais Jacomini, Márcia Aparecida
|
| |
| · A poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil: um estudo comparativo Lopes, José de Sousa Miguel
|
| |
| · Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica Loureiro, Marcus Wagner Antunes; Moreira, Kênia Hilda
|
| |
| · Universidad y feminización: la experiencia cubana Martínez, Mayra Tejuca
|
| |
| · Amistad, hiperconexión y educación: un análisis conceptual a partir de Aristóteles Sánchez-Rojo, Alberto; Ahedo-Ruiz, Josu
|
| |
| · Estrategias, recursos e interacciones en clase: aportes para la formación posgradual en administración y afines Carreño, Claudia Inés; Salinas, Cielo Catalina Mancera; Durán, Armando Durán; Blanco, Clara Inés García
|
| |
| · O ensino de robótica em centros de recondicionamento de computadores: construções discursivas de desobediência tecnológica Oliveira, Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de; Sarmento, Alexandre Guilherme Motta
|
| |
| · Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior Clemente, Fabiane Aparecida Santos; Morosini, Marília Costa
|
| |
| · As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior Pinto, Marta; Leite, Carlinda
|
| |
| · Tirando o máximo partido da educação privada: construção de laços e significados em uma escola de elite em Portugal Macedo, Eunice; Araújo, Helena C.
|
| |
| · Relação com o saber: um estudo com universitários ingressantes em uma instituição privada Vieira, Karina Sales
|
| |
| · Aprendizaje y literacidad fuera de la escuela en la era digital: aproximaciones desde la ruralidad Thibaut, Patricia; López, Margarita Calderón
|
| |
| · Implicações dos repasses constitucionais na qualidade da educação municipal das regiões Norte e Nordeste do Brasil Bernardo, Joyce Santana; Abrantes, Luiz Antônio; Almeida, Fernanda Maria de; Rodrigues, Cristiana Tristão
|
| |
| · Buscando la salida del laberinto: análisis de la definición de educación para el desarrollo Santamaría-Cárdaba, Noelia
|
| |
| · Estudio de caso como estrategia para el desarrollo de la argumentación en docentes en formación Ríos, Liliana María Nieto; Ortega, Francisco Javier Ruiz
|
| |
| · Os pressupostos da avaliação e a produção de currículos na escola: reflexões a partir da geografia Stefenon, Daniel Luiz; Castellar, Sonia Maria Vanzella
|
| |
| · La urdiembre en la enseñanza: expresiones articuladoras de contenido en la interacción profesor-estudiante Olivares, Himmbler; Silva, David; Opazo, Paloma; Arellano, Tomás; Cornejo, Carlos
|
| |
| · O desenvolvimento da educação básica no Amapá de 1991 a 2003: da retórica à prática Sá, Antonia Deusa; Ferreira, José Francisco de Carvalho
|
| |
| · Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros Barbeiro, Luís Filipe
|
| |
| · A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia Mourão, Arminda Raquel Botelho; Castro, Tânia Mara de Souza
|
| |
| · El uso de softwares para identificar plagio en textos académicos y educacionales Pezuk, Julia Alejandra; Diniz, Susana Nogueira; Pereira, Regina Mara; Gonçalves, Ivair Donizete; Costa, Nielce Meneguelo Lobo da; Dias, Marlene Alves
|
| |
| · La acogida de la vulnerabilidad de la infancia: la responsabilidad ética-pedagógica en la escuela Ramos, Daniel Gómez
|
| |
| · Produtivismo na pós-graduação na perspectiva da ergonomia da atividade Vieira, Marina Helena Pereira; Fontes, Andréa Regina Martins; Gemma, Sandra Francisca Bezerra; Montedo, Uiara Bandineli
|
| |
| · Práticas corporais na formação continuada de professoras: sentidos da experiência Ehrenberg, Mônica Caldas; Ayoub, Eliana
|
| |
| · Educação patrimonial no ensino formal: consciência e participação cidadã Andrade, Larizza Bergui de; Lamas, Nadja de Carvalho
|
| |
| · Educação musical de surdos: características, barreiras e práticas exitosas Silva, Nedinaldo Manoel da; Alves, Jefferson Fernandes; Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de; Varela, Jedídja Hadassa de Santana
|
| |
| · John Dewey: a busca por uma pedagogia retórica Costa-Lopes, Viviane da; Cunha, Marcus Vinicius da
|
| |
| · Realização acadêmica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em Portugal Veríssimo, Lurdes; Dias, Pedro; Santos, Elodie; Ortigão, Sofia
|
| |
| · El desafío de construir un programa para el desarrollo de competencias genéricas: un estudio de caso Schmal, Rodolfo; Rivero, Sabino; Vidal, Cristian
|
| |
| · Dispositivos lingüísticos de acogida, aprendizaje expansivo e interculturalidad: contribuciones para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros Jiménez-Vargas, Felipe; Morales, René Valdés; Hernández-Yáñez, María-Teresa; Fardella, Carla
|
| |
| · O Liceu de Artes e Ofícios do Serro/MG e a educação dos ingênuos (1879-1883) Briskievicz, Danilo Arnaldo
|
| |
| · Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas Silva, Roberto Rafael Dias da
|
| |
| · O método natural e o pensamento complexo: uma relação possível para a educação escolar Fortunato, Ivan; Porto, Maria do Rosário Silveira
|
| |
| · Características socioacadémicas de estudiantes en Chile postulados con talento escolar para la pedagogía Walker–Janzen, Walter; González-García, Gustavo; García-Olguín, Rodrigo
|
| |
| · La descentralización de la práctica evaluativa orientada al autoaprendizaje del estudiante Muñoz, Daniel Ríos; Araya, David Herrera
|
| |
| · Ano 2091 – silêncio nas filosofias da educação: por uma cartografia das resistências escolares Alvim, Davis Moreira; Mação, Izabel Rizzi; Roseiro, Steferson Zanoni
|
| |
| · Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais Polonia, Ana da Costa; Santos, Maria de Fátima Souza
|
| |
| · Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental Prioste, Cláudia
|
| |
| · Realidades y percepciones económicas de estudiantes universitarios como antecedentes de movilidad social en Colombia Martínez, Lina; Ramirez R, Enrique; Duarte, Hernán
|
| |
| · Plano de formação, letramento e práticas educativas na pedagogia da alternância Silva, Cícero da
|
| |
| · Territorialização nacional da Educação do Campo: marcos históricos no Sudeste paraense Medeiros, Evandro Costa de; Batista, Maria do Socorro Xavier
|
| |
| · Universo afetivo-semiótico de adolescentes em medida socioeducativa de internação Cunha, Gleicimar Gonçalves; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de; Branco, Ângela Uchoa
|
| |
| · Movimiento estudiantil chileno de 2011 y la lógica educacional detrás de su crítica al neoliberalismo Romo, Andrés Donoso
|
| |
| · Currículo e espaço – uma conversa por se fazer? Rocha, Ana Angelita; Medeiros, Ricardo Scofano
|
| |
| · Discurso antigênero e agendas feministas e LGBT nos planos estaduais de educação: tensões e disputas Vianna, Cláudia; Bortolini, Alexandre
|
| |
| · La mejora de los logros escolares: la medida y valoración de la inspección educativa Serrano, María del Carmen Martínez
|
| |
| · Relación pedagógica en la educación intercultural: una aproximación desde los profesores mentores en La Araucanía Arias-Ortega, Katerin
|
| |
| · Um ajuste justo ou mais alguns passos atrás para a educação básica pública no Brasil? Ferreira, Eduardo Carvalho
|
| |
| · Caderno Educação em Direitos Humanos e governança: algumas similitudes com documentos da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Rezende, Maria José De
|
| |
| · Formação de professores de espanhol e a descapitalização simbólica da universidade Cruz, Edilson da Silva; Souza, Denise Trento Rebello de
|
| |
| · A perspectiva dos pesquisadores sobre os desafios da pesquisa no Brasil Souza, Donizeti Leandro de; Zambalde, André Luiz; Mesquita, Daniel Leite; Souza, Thais Assis de; Silva, Nanielle Lourena Campos da
|
| |
| · A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática Silva, Virginia Roters da; Lorenzetti, Leonir
|
| |
| · Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica Castioni, Remi; Melo, Adriana Almeida Sales de; Afonso, Maria da Conceição Lima
|
| |
| · Las actitudes del profesorado de educación primaria hacia la educación inclusiva en Ecuador Tárraga-Mínguez, Raúl; Vélez-Calvo, Ximena; Pastor-Cerezuela, Gemma; Fernández-Andrés, M. Inmaculada
|
| |
| · Ética e corpo: a relação silenciada Hermann, Nadja
|
| |
| · Professores e qualidade de vida: reflexões sobre valorização do magistério na educação básica Grochoska, Marcia Andreia; Gouveia, Andréa Barbosa
|
| |
| · ¿Cuán reconocidos como autoridad se sienten los profesores principiantes y a qué factores lo atribuyen? Poblete, Guillermo Zamora; Pardo, Marisa Meza; Vial, Pilar Cox
|
| |
| · Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar Perez, Olívia Cristina; Souza, Bruno Mello
|
| |
| · Análise dos cursos de licenciatura da Rede Federal utilizando mineração de dados Gualhano, Mariana Abreu; Vasconcelos, Aline Pires Vieira de
|
| |
| · La representación del cambio climático en la universidad: valoraciones y creencias del alumnado García-Vinuesa, Antonio; Cartea, Pablo Ángel Meira; Gómez, José Antonio Caride; Cunha, María Lucía Iglesias da
|
| |
| · Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde Conrado, Dália Melissa; Nunes-Neto, Nei; El-Hani, Charbel N.
|
| |
| · O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016) Gurski, Rose; Strzykalski, Stéphanie; Gomes, Paula Gus; Stumm, Eugênio Helyantus
|
| |
| · A democracia comunicativa de Young como complemento à democracia deliberativa de Habermas Lima, Francisco Jozivan Guedes de; Sobottka, Emil Albert
|
| |
| · Caracterización de preguntas en libros de texto de Ciencias Naturales en Educación Primaria chilena Sepúlveda, Alejandro; Minte, Andrea; Díaz-Levicoy, Danilo
|
| |
| · Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no conservatório estadual de música: perspectiva dos professores Santos, Cínthia da Cruz; Carvalho, Beatriz Girão Enes; Lobato, Beatriz Cardoso
|
| |
| · Ciências Sociais no curso de Medicina: limites institucionais e pluralidade de disposições Silva, Rafael Afonso da; Fernandez, Juan Carlos Aneiros; Nascimento, Juliana Luporini do; Barros, Nelson Filice de
|
| |
| · La empatía docente en educación preescolar: un estudio con educadores mexicanos Vaquier, Laura Margarita Vital; Pérez, Valentín Martínez-Otero; González, Martha Leticia Gaeta
|
| |
| · Uma análise de orientações sobre revisão e reescrita de textos científicos no universo digital Bessa, José Cezinaldo Rocha
|
| |
| · Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação inclusiva: a perspectiva de mães e professoras Silva, Lia Spadini da; Szymanski, Luciana
|
| |
Tradução |
| |
| · Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial Choppin, Alain
|
| |
| · Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca Butler, Judith; Jardim, Fabiana A. A.; Teixeira, Jacqueline Moraes; Rinaldi, Sebastião
|
| |
| · O transnacional na história da educação, Vera, Eugenia Roldán; Fuchs, Eckhardt; Silva, Alexandre Ribeiro e; Guimarães, Ana Carolina de Carvalho; Vidal, Diana Gonçalves
|
| |
Seção: Colaboradores |
| |
| · Relação de pareceristas ad hoc (2019-2020)
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
| · ERRATA - A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia
|
| |
| · ERRATA
|
| |
| · Errata
|
| |
| · Errata
|
| |