SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.23 número77vol.23 número79 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

 

Sumário
Rev. Diálogo Educ. vol.23 no.78 Curitiba  2023

 Apresentação
  
 ·  Apresentação - Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
Behrens, Marilda Aparecida; Sá, Ricardo Antunes de; Cosme, Ariana; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê
  
 ·  Complexidade: Paradigma ou Epistemologia? Kuhn e Morin para além da terminologia refletindo sobre contribuições educacionais
Freire, Maximina M.; Petraglia, Izabel

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação docente on-line: mudança paradigmática na docência
Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pressupostos epistemológicos da complexidade: subsídios da formação de professores da educação básica
Strieder, Roque; Tedesco, Anderson Luiz; Lacerda, Tiago Eurico de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
Silva, Karla Fernanda Wunder da; Santos, Bettina Steren dos; Pozza, Mariangela

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Navegar é impreciso: algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores
Bogéa, Diogo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores
Silva, Sidinei Pithan da; Araújo, Ana Laura Alves de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores
Lima, Paulo Gomes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação complexa: uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica
Zwierewicz, Marlene; Pedroso, Daniele Saheb; Machado, Michelle Jordão

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Re-ligar la formación docente: retos decoloniales planetario-complejos en la Educación Básica
Rodríguez, Milagros Elena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo: contribuições para a docência
Sá, Ricardo Antunes de; Lopes, Rosana de Sousa Pereira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
Morais, Joelson de Sousa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica
Alves, Carlos Alex; Costa, Claudilene Gomes da; Santana, Agnes Liliane Lima Soares de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria
Guérios, Ettiène; Góes, Heliza Colaço; Silva, Adriano Aparecido da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio
Lara, Ângela Mara de Barros; Brambilla, Marcos Aurélio

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Qualidade de vida de professores da educação básica: reflexões englobando o paradigma da complexidade
Rocha, Ricelli Endrigo Ruppel da; Ujiie, Nájela Tavares; Blaszko, Caroline Elizabel

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Escola, exigência e rigor: Contributo para uma abordagem complexa e inclusiva
Trindade, Rui; Ferreira, Daniela; Cosme, Ariana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tornar-se professor-pesquisador: a complexidade na de(s)colonização da formação de professores
Martins, Ana Patrícia Sá; Vilanova-Campelo, Regina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Proposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica
Salaman, Dariana Medeiros Andrade; Silva, Madalena Pereira da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade
Cupolillo, Amparo Villa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional: possibilidades e limitações
Silva, Luciano Lima; Severo, José Leonardo Rolim de Lima

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estilos de ensino: definições, características e possibilidades para a formação docente
Souza, Jerson Sandro Santos de; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Um olhar da História da Educação para a universidade medieval: a importância social e histórica dessa instituição
Malavasi, Silvana; Oliveira, Terezinha; Batista, Viviane da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas - divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram
Luna, Liliana Gabrielle Barbosa; Rodriguez, Ernesto Arcenio Valdés; Ramos, João Eduardo Fernandes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Panorama histórico das propostas de redações do ENEM: um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação
Costa, Mireile Pacheco França; Lelis, Diego Andrade de Jesus; Martins, Pura Lucia Oliver

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação
Gariglio, Jose Angelo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )