Apresentação |
| |
| · Apresentação - Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica Behrens, Marilda Aparecida; Sá, Ricardo Antunes de; Cosme, Ariana; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
|
| |
Dossiê |
| |
| · Complexidade: Paradigma ou Epistemologia? Kuhn e Morin para além da terminologia refletindo sobre contribuições educacionais Freire, Maximina M.; Petraglia, Izabel
|
| |
| · Formação docente on-line: mudança paradigmática na docência Behrens, Marilda Aparecida; Prigol, Edna Liz
|
| |
| · Pressupostos epistemológicos da complexidade: subsídios da formação de professores da educação básica Strieder, Roque; Tedesco, Anderson Luiz; Lacerda, Tiago Eurico de
|
| |
| · A inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade Silva, Karla Fernanda Wunder da; Santos, Bettina Steren dos; Pozza, Mariangela
|
| |
| · Navegar é impreciso: algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores Bogéa, Diogo
|
| |
| · Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores Silva, Sidinei Pithan da; Araújo, Ana Laura Alves de
|
| |
| · Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores Lima, Paulo Gomes
|
| |
| · Educação complexa: uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica Zwierewicz, Marlene; Pedroso, Daniele Saheb; Machado, Michelle Jordão
|
| |
| · Re-ligar la formación docente: retos decoloniales planetario-complejos en la Educación Básica Rodríguez, Milagros Elena
|
| |
| · O direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo: contribuições para a docência Sá, Ricardo Antunes de; Lopes, Rosana de Sousa Pereira
|
| |
| · Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica Morais, Joelson de Sousa
|
| |
| · O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica Alves, Carlos Alex; Costa, Claudilene Gomes da; Santana, Agnes Liliane Lima Soares de
|
| |
| · Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria Guérios, Ettiène; Góes, Heliza Colaço; Silva, Adriano Aparecido da
|
| |
| · Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio Lara, Ângela Mara de Barros; Brambilla, Marcos Aurélio
|
| |
| · Qualidade de vida de professores da educação básica: reflexões englobando o paradigma da complexidade Rocha, Ricelli Endrigo Ruppel da; Ujiie, Nájela Tavares; Blaszko, Caroline Elizabel
|
| |
| · Escola, exigência e rigor: Contributo para uma abordagem complexa e inclusiva Trindade, Rui; Ferreira, Daniela; Cosme, Ariana
|
| |
| · Tornar-se professor-pesquisador: a complexidade na de(s)colonização da formação de professores Martins, Ana Patrícia Sá; Vilanova-Campelo, Regina
|
| |
| · Proposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica Salaman, Dariana Medeiros Andrade; Silva, Madalena Pereira da
|
| |
| · Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade Cupolillo, Amparo Villa
|
| |
Artigos |
| |
| · Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional: possibilidades e limitações Silva, Luciano Lima; Severo, José Leonardo Rolim de Lima
|
| |
| · Estilos de ensino: definições, características e possibilidades para a formação docente Souza, Jerson Sandro Santos de; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
|
| |
| · Um olhar da História da Educação para a universidade medieval: a importância social e histórica dessa instituição Malavasi, Silvana; Oliveira, Terezinha; Batista, Viviane da Silva
|
| |
| · Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas - divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram Luna, Liliana Gabrielle Barbosa; Rodriguez, Ernesto Arcenio Valdés; Ramos, João Eduardo Fernandes
|
| |
| · Panorama histórico das propostas de redações do ENEM: um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação Costa, Mireile Pacheco França; Lelis, Diego Andrade de Jesus; Martins, Pura Lucia Oliver
|
| |
| · Histórias de vida de professores de educação física iniciantes: tempos, contextos e sujeitos da formação Gariglio, Jose Angelo
|
| |