SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.22vol.24 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

 

Sumário
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. vol.23  Belo Horizonte  2021

 Editorial
  
 ·  A CIÊNCIA ABERTA E A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS
Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo

        · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências”
Orofino, Renata; Silva, Glauco dos Santos Ferreira da

        · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  PRÁTICAS CONSTITUINTES DE INVESTIGAÇÃO PLANEJADA POR ESTUDANTES EM AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO
Sasseron, Lúcia Helena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DISCUSSÕES E TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA
Coelho, Yuri Cavaleiro de Macêdo; Oliveira, Endell Menezes de; Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  ANÁLISE DE ASPECTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA EXPRESSOS POR UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA
Lima, Marcondes Medeiros de; Ibraim, Stefannie de Sá; Santos, Monique

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS: O MAST COMO EXEMPLO
Dubrull, Davi Saldanha; Deccache-Maia, Eline

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A REFLEXÃO COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFVJM
Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA
Melo, Viviane Florentino de; Amantes, Amanda

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELA ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
Barolli, Elisabeth; Guridi, Verónica Marcela

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  A CONSTRUÇÃO CURRICULAR DE UMA EDUCADORA DE CIÊNCIAS NA EJA: COMO A PRESENÇA DOS JOVENS AFETA A SUA PRÁTICA?
Resende, Ana Carolina Costa; Cassab, Mariana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM UM PROJETO ITINERANTE DE ASTRONOMIA
Barros, Lucas Guimarães; Dutra, Glênon; Boss, Sergio Luiz Bragatto

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  O INSTRUMENTO DIALÉTICO-AXIOLÓGICO NA SELEÇÃO DE FALAS SIGNIFICATIVAS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA
Santos, Jefferson da Silva; Gehlen, Simoni Tormöhlen

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A TECNOLOGIA SOCIAL NA PROGRAMAÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Archanjo Junior, Miguel Guilhermino de; Gehlen, Simoni Tormohlen

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  OBSERVANDO O INVISÍVEL: A RELAÇÃO TRANSFERENCIAL A PARTIR DOS DISCURSOS ENTRE CRIANÇAS E PROFESSORAS MONITORAS EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO
Lima, Gleici Kelly de; Langhi, Rodolfo

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTEXTOS DISTINTOS, INDAGAÇÕES SIMILARES
MOURA, JOÃO HENRIQUE C. DE; ROSA, MARIA INÊS PETRUCCI; MASSENA, ELISA PRESTES

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação
Silva, Aroldo Nascimento; Fernandez, Carmen

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O ensino sobre a Lua e suas fases: uma proposta observacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Gonçalves, Paula Cristina da Silva; Bretones, Paulo Sergio

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
Araújo, Beatriz dos Santos; Silva, João Ricardo Neves da

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM UM ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA
Paula, Helder de Figueiredo e; Talim, Sérgio Luiz; Salema, Cecília Siman; Camillo, Vinícius Reis

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS DE FÍSICA
Dias, Magno Barbosa; Penido, Maria Cristina Martins

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar Brasileiro
Venturi, Tiago; Mohr, Adriana

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  AS EMENTAS E OS RECURSOS DIDÁTICOS EMPREGADOS NO ENSINO SOBRE TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Oliveira, Anna Clara da Costa; Silva, Flavia Venancio

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Significados construídos por acadêmicos de licenciatura em Física durante a execução de experimentos de pensamento históricos
Giacomelli, Alisson Cristian; Rosa, Cleci T. Werner da

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aqueles que desinstruem!? Carl R. Rogers e Paul K. Feyerabend sobre um tornar “mais humano” da educação e da ciência
Jorge, Letícia; Peduzz, Luiz O. Q.

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estudos de percepção e educação ambiental: um enfoque fenomenológico
Zanini, Alanza Mara; Santos, Amanda Ribeiro dos; Malick, Chreiva Magalhães; Oliveira, José Anderson de; Rocha, Marcelo Borges

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Instante de ver, tempo para compreender e momento de concluir: apontamentos sobre Psicanálise e Educação em Ciências1
Nascimento, Wilson Elmer; Villani, Alberto

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA
MARQUES, RODRIGO MÜLLER; MAZZARINO, JANE MÁRCIA

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: PROPOSIÇÕES PARA UMA PERSPECTIVA FORMATIVA COMPROMETIDA COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
silva, Maíra batistoni e; sasseron, Lúcia helena

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Perspectivas
  
 ·  Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial
Espinosa, Tobias

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Errata
  
 ·  ERRATA


        · texto em Português     · Português ( pdf )