Editorial |
| |
| · Mudanças, permanências e ponderações sobre o trabalho de editoria de um periódico Sasseron, Lúcia Helena; Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei; Pinheiro, Leandro R.; Pietri, Emerson de; Passos, Rosana
|
| |
Entrevista |
| |
| · Myriam Krasilchik: uma vida dedicada à Universidade de São Paulo Silva, Juliana de Souza; Silva, Katiene Nogueira da
|
| |
SECCIÓN TEMÁTICA: Educación en contextos de pandemia sanitaria COVID-19 |
| |
| · Liderazgo en la educación parvularia Chilena durante la pandemia: experiencias y significados Canihuante, Carola Zañartu; Zamora, Paula Guerra; Ortiz, Juan José González
|
| |
| · A corporeidade e a educação infantil: desafios para os docentes no ensino remoto emergencial Oliveira, Lindsey Machado de; Machado, Jade Ariane Medeiros; Telles, Michelle Martins; Bersch, Angela Adriane Schmidt
|
| |
| · A construção do estágio compartilhado no ensino remoto: desafios e possibilidades Zampieri, Maria Teresa; Sousa, Maria do Carmo de
|
| |
| · Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia Vieira, Karina Sales; Charlot, Bernard; Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
|
| |
| · A suspensão das suspensões: a “forma escolar” e a “ skholé ” em tempos de pandemia Coppi, Luiz Antonio Callegari
|
| |
| · “Sinto que estou sempre a falhar”: o dano existencial decorrente da hiperconexão do teletrabalhador docente Carneiro Junior, Jose Airton; Cardoso, Maura Lúcia Martins
|
| |
| · Los padres como maestros: campo de tensión en escenarios rurales y urbanos de Chiapas, México Lara, Germán Alejandro García; Solís, Soledad Hernández; Pérez, Oscar Cruz; Solís, Irma Hernández
|
| |
| · A Avaliação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia Mendonça, Andreia Vieira de; Viana, Tania Vicente; Nascimento, Karla Angélica Silva do
|
| |
| · As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades , Silva, Nuno Miranda e; Dinis, Sónia Pereira
|
| |
| · A adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remoto Domingues, Sérgio; Souza, Rita de Cássia de; Melo, Carolina Silva Bandeira de; Cruz, Beatriz Monteiro da
|
| |
| · Análisis de la competencia digital de futuros profesionales de la educación en tiempos de pandemia Magaña, Ernesto Colomo; Méndez, Vicente Gabarda; Ariza, Andrea Cívico; Monzonís, Nuria Cuevas
|
| |
| · A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil Pereira Neto, Francisco Edmar; Lopes, Jayane Mara Rosendo; Nunes, João Batista Carvalho; Ferreira Filho, Luciano Nery
|
| |
| · ¿Los mejores profesores son los que publican más? Factores asociados a la producción científica en docentes del grado en medicina en una universidad peruana durante a pandemia de la Covid-19 Ayala-Colqui, Jesús; Angulo-GiraldoI, Miguel
|
| |
| · Extensão universitária na pandemia: tecnologias digitais para o ensino de eficiência energética e proteção climática Souza, Ruana Tomaz de; Madruga, Kátia Cilene Rodrigues; Geremias, Reginaldo; Knöpker, Mônica
|
| |
| · Processos educacionais não presenciais: perspectivas das formas de ensinar e de aprender na atualidade Silva, Ricardo Rodrigues da; Silva, Silvina Pimentel
|
| |
| · Experiências de ser estudante universitário em tempos de pandemia: mudanças, adaptações e perspectivas compartilhadas Marinho, Juliana da Rosa; Guazina, Félix Miguel Nascimento; Zappe, Jana Gonçalves
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades |
| |
| · Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior Senkevics, Adriano Souza; Carvalho, Marília Pinto de
|
| |
| · Juventudes, novo ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais Silva, Monica Ribeiro da; Krawczyk, Nora Rut; Calçada, Guilherme Eduardo Camilo
|
| |
| · Elasticidades sociales, acciones heterogéneas, reflexividades inciertas: lineamientos para un programa de investigación sobre la juventud Martuccelli, Danilo
|
| |
| · Tornar-se indivíduos: processos de individualização e reflexividade Colombo, Enzo
|
| |
| · Elementos de reflexividade na socialização acadêmica de estudantes de primeira geração na educação superior Caregnato, Célia Elizabete; Miorando, Bernardo Sfredo
|
| |
| · Subjetivações políticas em campo: itinerários juvenis e as Jornadas de Junho de 2013 Groppo, Luís Antonio; Silva, Gislene; Silva, Josefa Alexandrina da; Felizardo Júnior, Luiz Carlos; Conceição, Marcelo Rodrigues; Soares, Vitória Neres
|
| |
| · Itinerarios juveniles, individuación y reflexividades: aproximaciones a la participación social en barrios metropolitanos populares Pinheiro, Leandro R.; Di Leo, Pablo Francisco; Varela, Francisco Ramírez
|
| |
| · Explorando a renovação da pedagogia: problem based learning como espaço de cidadania educacional jovem Macedo, Eunice; Teixeira, Elsa; Carvalho, Alexandra; Araújo, Helena C.
|
| |
Artículos |
| |
| · A gymnastica no Collegio de Pedro II: uma prática compartilhada pelos seus mestres Romão, Anna Luiza Ferreira; Avelar, Ana Claudia; Moreno, Andrea
|
| |
| · Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica Carbinatto, Michele Viviene; Henrique, Nayana Ribeiro; Patricio, Tamiris Lima
|
| |
| · Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI Melo, Raimunda Alves; Melo, Keylla Rejane Almeida; Rego, Juciane Vaz
|
| |
| · Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura Lopes, Cleber; Rossato, Rafael
|
| |
| · Las evaluaciones educacionales estandarizadas desde la experiencia de los actores Contreras, Johana; Torres, Álex
|
| |
| · Evasão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: análise através de registros administrativos Santos, Alessandra dos; Corbari, Elza; Borges, Liliam Faria Porto; Azevedo, Paulo Roberto
|
| |
| · Ensino confessional na escola laica? Teoria política e a ADI 4.439/2017 no Supremo Tribunal Federal Rudas, Sebastián
|
| |
| · Identificação de estratégias cognitivas e metacognitivas em pedagogos escolares: resultados de um programa de formação Brojato, Henrique Costa; Portilho, Evelise Maria Labatut
|
| |
| · O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática Lira, Ismael Santos; Barbosa, Jonei Cerqueira
|
| |
| · Percepções de professores sobre clima educacional na educação infantil de São Bernardo do Campo D’auria-Tardeli, Denise; Barros, Lucian da Silva; Tessaro, Mônica; Alves, Vanessa Takigami
|
| |
| · Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura Lara, Gianna de; Saraiva, Eduardo Steindorf; Cossul, Danielli
|
| |
| · Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa Heiderscheidt, Francisca Goedert; Forcellini, Fernando Antônio
|
| |
| · Educación en emergencias: una revisión de la literatura (1999-2020) Parra-Zapata, Mónica Marcela; Villa-Ochoa, Jhony Alexander
|
| |
| · Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula Silva, Bruno Salviano da
|
| |
| · Game Jams: novos lugares educativos? , Saldanha, Lucinda; Silva, Sofia Marques da; Ferreira, Pedro D.
|
| |
| · Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional Caldatto, Marlova Estela; Martins, Carlos Alexandre Ribeiro; Yanez, José Carrillo
|
| |
| · Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade Miranda, Paulo; Mamede, Ema
|
| |
| · Metacognición en el aprendizaje de las ciencias: saber lo que no se sabe o no se comprende Otero, José; Rosa, Cleci Werner da
|
| |
| · Discriminación percibida entre profesor y educador tradicional en la educación intercultural en La Araucanía, Chile Arias-Ortega, Katerin; Muñoz, Gerardo; Quintriqueo, Segundo
|
| |
| · La evaluación del profesorado universitario: una mirada del estudiantado Valentín-Martínez, Bilda; Mayor-Ruiz, Cristina
|
| |
| · Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida Guarda, Dionara; Gehlen, Graciela Cabreira; Braga, Gimene Cardozo; Hey, Albimara
|
| |
| · Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico Sousa, Richarles de Araújo; Lobão, Mário Sérgio Pedroza; Freitas, Renata Gomes de Abreu
|
| |
| · No palimpsesto da sala de aula: a legitimação de obras literárias em disputa na escola Amparo, Patrícia Aparecida do
|
| |
| · Right to read: what we can learn from neurosciences to augment childhood and literacy policies1 Castro, Francisco Mello; Rodrigues, Amanda Séllos; Costa, Flávia Lage Pessoa da
|
| |
| · Preconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural Sousa, Rosielson Soares de; Silva, Wagner Rodrigues; Brito, Cristiane Carvalho de Paula
|
| |
| · A controvérsia sobre avaliações em larga escala no Brasil: continuum argumentativo Ribeiro, Renato Melo; Sousa, Sandra Zákia
|
| |
| · A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular Pykocz, Danielle; Benites, Larissa Cerignoni
|
| |
| · Una reflexión sobre la enseñanza de la literatura y una propuesta renovadora Rovira, José María Santos
|
| |
| · Modelos didácticos mediados por TIC en la enseñanza universitaria: una revisión sistemática Becerra, Isabel Jiménez; Reyes, Roberto Canales; Marín, Alejandra Agudelo; Vargas, Lucy Deyanira Andrade
|
| |
| · Identidad docente de profesores(as) que ejercen en escuelas diferentes: Montessori y Waldorf-Steiner Orellana-Fernandez, Rosa; Merellano-Navarro, Eugenio; Almonacid-Fierro, Alejandro; Brito, Olivier
|
| |
| · Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura Piccoli, Marcia Speguen de Quadros; Stecanela, Nilda
|
| |
| · Uso de redes sociales y prácticas de chat: sus relaciones con la comprensión de textos en estudiantes universitarios del Cueto, Julio Daniel; Roldán, Luis Ángel
|
| |
| · Reflexiones de la práctica educativa de maestros de matemáticas panameños en ejercicio Marimón, Orlando García; Diez-Palomar, Javier
|
| |
| · Silêncio docente e emancipação: entre lições indígenas, Freire e Rancière Machado, Vitor Fabrício
|
| |
| · Filosofia trágica e pedagogia da escolha: imaginários cinematográficos sobre a afirmação da vida Almeida, Rogério de
|
| |
| · O impacto do Duolingo no desenvolvimento da competência linguística dos alunos: um aspecto das competências linguísticas comunicativas Peláez-Sánchez, Iris Cristina; Velásquez-Durán, Anabel
|
| |
| · Colégio Nossa Senhora de Lourdes: histórias de sujeitos e práticas (Farroupilha/RS, 1922-1954) Belusso, Gisele; Luchese, Terciane Ângela
|
| |
| · Políticas de inclusão de estudantes com deficiência nos institutos federais do Rio Grande do Sul Trevisan, Suzana; Ziliotto, Denise Macedo
|
| |
| · Plano Estadual de Educação do Paraná: desmonte da coordenação federativa e fragilidade da interface socioestatal Scaff, Elisangela Alves da Silva
|
| |
| · The Look Act (2017) in Massachusetts: implications to society and teacher education Amorim, Simone Silveira
|
| |
| · Esquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus Marandino, Martha; Leite, Eduardo Dantas; Colombo Junior, Pedro Donizete
|
| |
| · Pensamento crítico e criativo no ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental Carvalho, Alexandre Tolentino de; Gontijo, Cleyton Hércules; Fonseca, Mateus Gianni
|
| |
| · Culturas colaborativas e lideranças pedagógicas: constrangimentos organizacionais, culturais e horizontes de possibilidades Pinheiro, Generosa Pinto Silva Vilela; Alves, José Matias
|
| |
| · (Dis)posições para a formação docente em um curso de pedagogia: contribuições da extensão universitária Rodrigues, Roberta Pereira de Paula; Cruz, Giseli Barreto da
|
| |
| · Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemática Moretti, Vanessa Dias; Radford, Luis
|
| |
| · Investigação científica em Angola: desafios e estratégias para a autonomia nacional Curimenha, Marcelino Mendes
|
| |
| · Uma escola exigente: estratégias de escolarização em instituições Waldorf Tsamiyah, Levi; Seidl, Ernesto
|
| |
| · O que nudes e divulgação não autorizada de imagens íntimas têm a lembrar à escola? Patrocino, Laís Barbosa; Bevilacqua, Paula Dias
|
| |
| · A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014 Piovezan, Patricia Regina; Francisco, Marcos Vinicius; Dal Ri, Neusa Maria
|
| |
| · Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral Trevisan, André Luis; Negrini, Mariana Vasconcelos; Falchi, Bárbara de; Araman, Eliane Maria de Oliveira
|
| |
| · Escrita a partir de fontes e suas relações com o plágio em estudantes universitários , Festas, Isabel; Seixas, Ana; Matos, Armanda
|
| |
| · Desigualdades interseccionais nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física Espírito-Santo, Giannina do; Palma, Alexandre; Vasconcelos, Renata Veloso; Assis, Monique Ribeiro de; Loterio, Claudia Paulich
|
| |
| · Cartografias de professoras: a quarta dimensão em aula de matemática Silva, Michela Tuchapesk da; Tártaro, Tássia Ferreira
|
| |
| · Desempenho de estudantes de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio considerando variáveis socioeconômicas Lima, Cayo César Viana de; Brighenti, Carla Regina Guimarães
|
| |
| · A educação infantil em municípios com distintas capacidades orçamentárias: acesso, condições de oferta e financiamento Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis; Silveira, Adriana Aparecida Dragone
|
| |
| · Compreensão e aprendizagem: uma abordagem hermenêutica Back, Rainri
|
| |
| · Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma abordagem hermenêutica Back, Rainri
|
| |
| · Expressões de sofrimento psíquico de estudantes da Universidade Federal do Tocantins Mota, Alice Agnes Spíndola; Pimentel, Sidiany Mendes; Mota, Marta Romilda Spíndola
|
| |
| · Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento Seabra, Adriene Damasceno; Costa, Victor Oliveira da; Bittencourt, Estefanny da Silva; Gonçalves, Terezinha Valim Oliver; Bento-Torres, João; Bento-Torres, Natáli Valim Oliver
|
| |
| · Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação Silva, Maic Brito da; Santos, Jefferson da Silva; Gehlen, Simoni Tormöhlen
|
| |
| · O impacto das alterações do FIES na permanência no ensino superior entre 2015 e 2019 Custódio, André Viana; Braga, Juliana Toralles dos Santos
|
| |
| · Desenvolvimento de competências de investigação em professores do ensino secundário no contexto dos conteúdos educativos contemporâneos Katayev, Yerdan S.; Burdina, Elena I.
|
| |
| · Formação estatística nos programas de pós-graduação brasileiros: análise das disciplinas oferecidas Marques, Felipe Tumenas; Louzada Neto, Francisco
|
| |
| · Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias? Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; Schmidt, Carlo
|
| |
| · Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública paulista: histórico e desdobramentos Batista, Sueli Soares dos Santos; Pereira, Daniel Capella
|
| |
| · Do mercado do sucesso ao sucesso de um mercado: soluções educacionais, avaliação e inclusão escolar Reinig, Marília Segabinazzi; Lunardi-Mendes, Geovana Mendonça
|
| |
| · Percepções sobre imagem corporal na formação superior: com a palavra, graduandos de educação física Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de; Neves, Clara Mockdece; Castro, Marcela Rodrigues de; Silva, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da; Quintanilha, Augusta Karla Silva; Dantas, Marcela da Silva Vieira; Morgado, Fabiane Frota da Rocha
|
| |
| · Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental Cardoso, Paula; Mamede, Ema
|
| |
| · A realidade aumentada como interface de integração com o livro didático Junior Sobrinho, João Ferreira; Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
|
| |
| · Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal Oliveira, Alessandro Roberto de; Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
|
| |
| · Experiência de si de crianças com deficiência: da vida precária à coragem da existência Alves, Fabíola Fernanda do Patrocínio; Favacho, André Márcio Picanço
|
| |
| · Educação física no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos: (im) possibilidades pedagógicas sobre o corpo Balaguer, Clarissa Gimenes; Silva, Alan Camargo; Silva, Gustavo da Motta; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
|
| |
| · Intervenção em raciocínio quantitativo como possibilidade para o desenvolvimento do conhecimento aritmético Nogues, Camila Peres; França, Akira Borba Colen; Dorneles, Beatriz Vargas
|
| |
| · Ações afirmativas: um estudo do diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes cotistas e não cotistas da UFV-CRP Galvão, Kerly Cristina de Oliveira; Gonçalves, Rosiane Maria Lima; Teixeira, Fábio André; Corrêa, Lays Matias Mazoti
|
| |
| · El sueño de la crítica produce monstruos: Educación en disputa, entre libertad y barbarie Brugnaro Júnior, Maurício
|
| |
| · Perspectiva de género en actitudes hacia la probabilidad y su enseñanza en futuro profesorado chileno Ruz, Felipe; Berciano Alcaraz, Ainhoa; Martínez-Ortiz, Francisco; Contreras García, José M.
|
| |
| · Os bebês na sala do berçário: diferentes trajetórias no espaço Oliveira, Virgínia Souza; Marques, Rafaela Ferreira; Neves, Vanessa Ferraz Almeida
|
| |
| · A influência do capacitismo no Decreto n° 10.502/2020 e no texto da PNEE 2020 Soares, Bianca dos Santos; Ribeiro, Iara Pereira
|
| |
| · O jogo teatral e a construção do conhecimento simbólico: do jogar à experiência significativa Tagliari, Mariana; Camargo, Robson Corrêa de
|
| |
| · A avaliação da leitura no Brasil entre os anos 2014-2020: instrumentos e habilidades Carvalho, Margarete Gonçalves Macedo de; Souza, Ana Cláudia de
|
| |
| · Hoje tem galinhada: o papel das merendeiras na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada Melgaço, Mariana Belloni; Silva, Luanna Ferreira da; Matos-de-Souza, Rodrigo
|
| |
| · ‘New public management’ y cambio organizacional en la gestión de las universidades estatales chilenas: un estudio de caso , Labraña, Julio; Puyol, María Francisca; Bernasconi, Andrés; Varela, Aníbal Barba
|
| |
| · Uma herança a ser lida: reflexões educacionais a partir de Hannah Arendt e Paul Ricoeur Almeida, Vanessa Sievers de
|
| |
| · O aluno que desconcerta: autistas no ensino regular Munimos, Silvia Szterling
|
| |
| · Teorías subjetivas de profesores universitarios sobre el rol docente Gutiérrez Villa, Gloria; Rosa Cormack, María Isabel La
|
| |
| · A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes Barbosa, Susana; Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia
|
| |
| · Orientadores no Instagram: crise acadêmica e uberização da práxis do pesquisador Souza, Diego de Oliveira
|
| |
| · Abordagem semiótica do feixe e abordagem OntoSemiótica: um diálogo entre duas teorias sobre um problema aritmético-algébrico Manolino, Carola; Giacomone, Belén; Beltrán-Pellicer, Pablo
|
| |
| · Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios Jacomini, Márcia Aparecida; Wellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros; Perrella, Cileda dos Santos Sant’Anna; Monção, Maria Aparecida Guedes
|
| |
| · Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza Ribeiro, Vanda Mendes; Kasmirski, Paula Reis; Ayed, Choukri Ben
|
| |
| · Máquina de rostidades na educação básica: cartografando a literatura crítica Barbosa, Ericka Fernandes Vieira; Versuti, Andrea Cristina
|
| |
| · Com quantos filmes se fala da criança? A pluralidade representacional da infância no cinema Santos, José Douglas Alves dos; Fantin, Monica
|
| |
| · Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa Valente, Bianor; Feio, Mariana; Leite, Teresa
|
| |
Seção: Colaboradores |
| |
| · Relação de pareceristas ad hoc (2022-2023)
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA: A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014
|
| |
| · ERRATA: ¿Los mejores profesores son los que publican más? Factores asociados a la producción científica en docentes del grado en medicina en una universidad peruana durante a pandemia de la Covid-19
|
| |