Artigos |
| |
| · Um olhar sobre a relação professor-aluno Mapuche na educação intercultural em La Araucanía, Chile Arias-Ortega, Katerin; Castro, Valentina; Zuccone, Ángela
|
| |
| · Atitudes dos estudantes da Faculdade de Educação (Kosovo) sobre a prática pedagógica na sua formação Avdiu-Kryeziu, Shqipe; Kryeziu, Veli
|
| |
| · Propostas para o ensino na Educação Especial: contribuições do campo acadêmico brasileiro Casagrande, Rosana de Castro; Oliveira, Jáima Pinheiro de
|
| |
| · Professores universitários de disciplinas CTS: percepções dos alunos sobre a melhora do ensino Pérez-Robles, Antonio; Delord, Gabriela; Pérez-Rodríguez, Noelia; Al-Lal, Soraya Hamed
|
| |
| · Avaliação formativa, uso das TIC e articulação curricular na carreira de pedagogia filosófica e nos cursos de filosofia do ensino médio ou secundário no Chile Lombardo-Bertolini, Patricio; Pizarro-Herrmann, Álvaro; Herrera-Urízar, Gustavo; Cisternas-Negrete, Souly
|
| |
| · Aprendizagem Baseada em Modelagem assistida com Inteligência Artificial em Ciências Naturais: proposta de intervenção neurodidática Flores, Ricardo Alberto Reza; Peña, Marco Antonio Guemez
|
| |
| · A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022) Schneckenberg, Marisa; Amar, Hernán Mariano; Gorostiaga, Jorge Manuel
|
| |
| · Trajetória acadêmica e de carreira de universitárias grávidas ou com filhos(as) Barros, Leonardo de Oliveira; Reis, Andreza Nathielly Batista
|
| |
| · Uma análise sobre como se configuram rigor metodológico e confiabilidade na pesquisa qualitativa em teses e dissertações em áreas biomédicas e não-biomédicas no período 2008-2018 Barros, Valquiria S.; Vasconcelos, Sonia Maria Ramos
|
| |
| · O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos Politécnicos Vieira, Josimar de Aparecido; Ferreira, Liliana Soares
|
| |
| · Desigualdades educativas durante o ensino à distância de emergência por COVID-19: uma revisão sistemática Torres, Ana María; Moreno-Medina, Irene; Fuentes, Sergio Sánchez
|
| |
| · Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as Guesser, Silvia Zimmermann Pereira; Hobold, Márcia de Souza
|
| |
| · Revisitando conceitos e dados sobre violência sexual contra crianças e adolescentes: o Amazonas em debate Oliveira, Márcio de; Cavalcanti, Francisca Maria Coelho; Nascimento, Jefferson Araújo do
|
| |
| · Experiência, formação e atuação docente: representações da ginástica ao longo da vida de professores de Educação Física escolar Heinen, Eduarda Heydt; Oliveira, Lucas Machado de; Boaventura, Patrícia Luiza Bremer; Pizani, Juliana
|
| |
| · Um retrato das matrículas de estudantes da Educação Especial e da educação de surdos, surdocegos e deficiência auditiva: da Educação Básica à Educação Superior Rocha, Luiz Renato Martins da; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de; Prieto, Rosângela Gavioli
|
| |
| · Profanação e autopoiese: dinâmicas formativas como vivências éticas em âmbito educativo Strieder, Roque; Girardi, Aracéli; Benvenutti, Dilva Bertoldi
|
| |
| · Gestão educacional intercultural bilíngue em instituições rurais peruanas em tempos de Covid-19 Torres-Acurio, Julissa; Turpo-Chaparro, Josue Edison
|
| |
| · Processos educativos emancipatórios, aprofundando o diálogo inadiável com os movimentos contra hegemônicos Fernandes, Maria Lidia Bueno; Patiño, Kathia Núñez; Gozález, Martín Plascencia
|
| |
| · Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização Santos, Maria Caroline Cavalcante dos; Ribeiro, Maria Edilene da Silva
|
| |
| · Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks Machado, Lucas Antunes; Caprara, Bernardo Mattes
|
| |
| · Quebrando barreiras e ampliando vozes: a ciência na era da equidade de gênero Martín-Gutiérrez, Ángela; Valencia-Olivero, Nelcy Yoly
|
| |
| · Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão Lelis, Diego Andrade de Jesus; Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos; Zoppo, Beatriz Maria
|
| |
| · As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente Morais, Joelson de Sousa; Pereira, Francisca Eudeilane da Silva
|
| |
| · O Pibid como política pública de iniciação à docência: um olhar para os processos formativos na escrita narrativa Brito, Fernanda de Jesus Santos; Ferreira, Luciana Haddad; Pucci, Renata Helena Pin
|
| |
| · O que pensam e o que sabem os futuros professores sobre o uso da calculadora no Ensino Fundamental? García-Lázaro, Desiré; Arnal-Bailera, Alberto; Beltrán-Pellicer, Pablo
|
| |
| · Conclusão e evasão de estudantes universitários em cursos MOOC: análise sob a perspectiva dos benefícios Ceballos, Salvador Ponce; López, Karla Maria Díaz; Mexía, Paul Yitzen Ruelas
|
| |
| · Os saberes do conteúdo musical que constituem a identidade profissional de professores de Arte habilitados em Artes Visuais/Plásticas Borges, Adilson de Souza; Delgado, Ana Cristina Coll
|
| |
| · Saberes docentes dos professores de Atendimento Educacional Especializado na Universidade do Estado de Santa Catarina Godinho, Patrícia Alves; Pasqualli, Roberta
|
| |
| · Territórios, linhas e práticas corporais: a dimensão geomorfológica da Educação Física escolar Lopes, João Pedro Goes; Vieira, Rubens Antonio Gurgel
|
| |
| · Referências para avaliação de professores na Educação Básica: o caso do México Vazquez-Rodriguez, Oscar; Serrano, Edna Luna
|
| |
| · Implicações educacionais da incorporação de técnicas interativas contemporâneas no currículo Seifullina, Bayan S.; Shokybayev, Zhenis A.
|
| |
| · Autoavaliação da escola: entre o exercício da democracia participativa e o simples exercício burocrático Carvalho, Maria João de; Folgado, Cristina
|
| |
| · Associativismo, participação e desenvolvimento comunitário durante a pandemia: um estudo na cidade do Porto Campos, Aida Lorenzo; Villar, Belén Caballo
|
| |
| · Educação e linguagem: notas sobre o aprendizado e a realidade Schlesener, Anita Helena
|
| |
| · Validação de escala para mensuração da perspectiva de gênero na Educação Superior Gavilanes, Magdalena Emilia Ordóñez; Ullauri, María del Cisne Aguirre; Reinoso, Johanna Rosali Reyes; Aguirre, María Cristina Useche; Iñiguez, Enma Alexandra Espinosa; Benavides, Diego Aquiles Heras
|
| |
| · Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível Martins, Erika Moreira
|
| |
| · Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e Matemática Nunes, Nelson da Silva; Antonelli-Ponti, Mayra; Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante; Silva, Alan Pedro da
|
| |
| · Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura Nakanichi, Claudia; Silva, Michael Santos; Furlanetto, Ecleide Cunico
|
| |
| · Aportes epistemetodológicos de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional Stremel, Silvana
|
| |
Seção temática: Ética e integridade acadêmica e científica |
| |
| · Desmascarando periódicos predatórios em ciências da educação: um estudo sobre prevalência, características e visibilidade Comas-Forgas, Rubén; Álvarez-García, Olaya; Cerdà-Navarro, Antoni
|
| |
| · Percepções da integridade no ensino universitário: perspectiva dos alunos Caballero, Maritza Minelli Briceño
|
| |
| · Integridade acadêmica na formação inicial de professores: uma revisão da literatura Adillón, Maria Vallespir; Bellón, Eva María Espiñeira; Cantero, Jesús Miguel Muñoz; Forgas, Rubén Comas
|
| |
Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores |
| |
| · As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública Leonardo, Francisco Morilhe
|
| |
| · Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem Sousa Sobrinho, Aysllan de; Cavalcanti, Cacilda Rodrigues
|
| |
| · Colaboração e liderança compartilhada: chaves para a melhoria da educação profissional de nível médio no Chile Jara, Armando Rojas; Cabrera, Óscar Maureira; Figueroa, Luis Ahumada; Muñoz, Erick Vidal
|
| |
| · Transformação educacional no Uruguai: análise de documentos marco para a Educação Básica Questa-Torterolo, Mariela; Techera, Andrea Tejera
|
| |
| · A proposta de Estatuto Único do Professor na Colômbia na Educação Básica, Secundária e Secundária: Uma comparação com os Estatutos Atuais Pérez, Jhan Carlos Herrera; Londoño, Efraín Darío Ochoa; Zuluaga, Jefferson Tello
|
| |
| · O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS Viegas, Elis Regina dos Santos; Domingues, Alex Torres
|
| |
| · Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos Alves, Andrêssa Gomes de Rezende; Bigarella, Nadia
|
| |
| · Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência Bueno, Mara Lucinéia Marques Correa; Sanabria, Alba Maria Bethania Sanchez
|
| |
| · Gestão educativa e satisfação profissional dos professores em instituições educativas da região de Ayacucho, Peru Quispe-Morales, Rolando; Quispe, Pedro Huauya; Cruz, Alejandro Huamán De La
|
| |
| · A política de ensino gratuito no Chile 2015-2020: fatores relacionados à substituição de taxas na oferta privada Carrasco-Bahamonde, Juan Antonio; Quiero-Bastías, Máximo
|
| |
| · Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos Cesar, Leide Patrícia da Silva; Lins, Rafaella Rosa dos Santos; Moi, Raysa Soares; Azevedo, Jefferson Manhães de
|
| |
| · A escolha de dirigentes nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: um olhar sobre a legislação Duquini, Mônica Melo; Santos, Catarina Cerqueira de Freitas; Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva
|
| |
| · Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai Cruz, Francisca da Silva; Teixeira, Liziana Arâmbula; Silva, Thaise da
|
| |
Resenhas |
| |
| · TIRIBA, Léa. Educação Infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. São Paulo: Paz & Terra, 2021. 308 p. Polli, Bianca; Camargo, Daiana
|
| |
Entrevista |
| |
| · Educação e racismo: o contexto colonial português e os resquícios na atualidade - entrevista com Patrícia Ferraz de Matos Matos, Patrícia Ferraz de; Weber, Maria Julieta
|
| |