Editorial |
| |
| · EDITORIAL Paiva, Jane; Leonardi, Paula
|
| |
| · PROGRAMAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA Vestena, Carla Luciane Blum; Schipper, Carla Maria de; Souza, Flávia Faissal de
|
| |
A FAVOR DA ESCOLA PÚBLICA: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva Pletsch, Márcia Denise; Sá, Miriam Ribeiro Calheiros de; Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
|
| |
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula Borges, Adriana Araújo Pereira; Schmidt, Carlo
|
| |
ENSINAR A TODOS E A CADA UM EM ESCOLAS INCLUSIVAS: a abordagem do ensino diferenciado Santos, Keisyani da Silva; Mendes, Enicéia Gonçalves
|
| |
ESCOLAS CRIATIVAS E INCLUSÃO Pereira Filho, Adalberto Duarte; Alves, Maria Dolores Fortes
|
| |
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: práticas pedagógicas exitosas Mascaro, Cristina Angélica Aquino de C; Redig, Annie Gomes
|
| |
DE COMO SE EXPRESSAM CONVERSAS E TRAVESSIAS DESMEDICALIZADAS: trajetórias no entre de uma pesquisa Ribetto, Anelice; Monteiro, Raquel Rosa Reis
|
| |
OS PROCESSOS MEDIACIONAIS IMPLICADOS NA APRENDIZAGEM DE DANÇA CLÁSSICA DE BAILARINAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO Albarrán, Patrícia Andréa Osandón; Abreu, Fabrício Santos Dias de; Silva, Daniele Nunes Henrique
|
| |
IDENTIFICAÇÃO DO TALENTO MUSICAL NA ESCOLA Koga, Fabiana Oliveira; Rangni, Rosemeire de Araújo
|
| |
ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Fiorini, Maria Luiza Salzani; Manzini, Eduardo José
|
| |
SURDEZ, TDAH E CONTAGEM: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituais Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Rezende, Veridiana; Zanquetta, Maria Emília Melo Tamanini
|
| |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA Freitas, Ana Paula de; Dainez, Débora; Carvalho, Claudia Adriana Silva de Mello
|
| |
DESENVOLVENDO PRÁTICAS E VALORES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual Bernardo, Fábio Garcia; Rust, Naiara Miranda
|
| |
A INFLUÊNCIA DA MODELAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: modelagem de histórias e deficiência mental Rivero, Melva Luisa Rivero; Díaz, Maritza Milagros Cuenca; Vento, Vilma Guerra
|
| |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: perspectivas da educação inclusiva no município de Gravataí/RS Nunes, Camila da Silva; Geller, Marlise
|
| |
PROGRAMA TALENTO METRÓPOLE: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com Altas Habilidades/Superdotação Reis, Juliana Teixeira da Camara; Felinto, Priscila Magalhães Barros; Hazin, Izabel
|
| |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁXIS INCLUSIVAS SUBSIDIADAS PELO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM Prais, Jacqueline Lidiane de Souza; Vitaliano, Celia Regina
|
| |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: comunicação alternativa e TEA Guthierrez, Carla Cordeiro Marçal y; Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
|
| |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: encontros possíveis Amaral, Mateus Henrique do; Monteiro, Maria Inês Bacellar
|
| |
A PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA: por uma concepção ampliada de educação Silva, Jaqueline Luzia da; Santos, Clarice Cordeiro dos; Bosco, Danielle Portilho Muffareg
|
| |
MEMÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DE UM EU PROFESSORA Rodrigues, Sílvia Adriana; Sousa, Vera Luísa de; Gomes, Alberto Albuquerque
|
| |
A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019 Silva, Rafael Soares; Amaral, Carmem Lúcia Costa
|
| |
PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA TÁTIL: comunicação por meio de conexões táteis Moreira, Flavia Daniela dos Santos
|
| |
A DIVERSIDADE NA OPINIÃO DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL Coiado, Marina Ramos; Reis, Verônica Lima dos; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
|
| |
ALGUNS MOTIVOS PARA ENSINAR GÊNERO E SEXUALIDADE ÀS CRIANÇAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL Ferrari, Anderson; Meireles, Gabriela Silveira
|
| |
PEDAGOGIA DO PEDAL, TRIBOS URBANAS E POLÍTICASPRÁTICAS EDUCATIVAS: Primeiras aproximações Teixeira, Kelly Silva; Alves, Marcelo Paraiso
|
| |
PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Araújo, Osmar Hélio Alves; Oliveira, Dayana Silva de
|
| |
ESCOLAS RIBEIRINHAS E SEUS DESAFIOS: faces da educação do campo na Amazônia Marajoara Costa, Eliane Miranda
|
| |
A CONCEPÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Santos, Raquel Amorim dos; Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e; Silva, Valdecira Carvalho
|
| |
A LEITURA COMPREENSIVA COMO UMA HABILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo com professores em formação Façanha, Alessandro Augusto de Barros
|
| |
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE ERICO VERÍSSIMO NA REVISTA DO GLOBO Carvalho, Michele Ribeiro de
|
| |
SONHOGRAFIAS EM EDUCAÇÃO Reis, Marina dos; Corazza, Sandra Mara
|
| |
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E PANDEMIA: novos desafios na formação docente em isolamento social Queiros, Gean Breda
|
| |
MEMÓRIAS DE PLANTAÇÃO: Episódios de racismo cotidiano. Santos, Pamela Cristina dos
|
| |