SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.29 número2vol.30 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949

 

Sumário
Rev. Reflex vol.29 no.3 Santa Cruz do Sul set./dez 2021

 Apresentação
  
 ·  Universalidade e localidade na educação - experiências, desafios e dilemas
Darsie, Camilo; Moretti, Cheron Zanini

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensino médio e educação integral: contradições, reflexões e possibilidades
Silveira, Éder da Silva; Moll, Jaqueline; Martinic, Sergio

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina
  
 ·  Ensino médio integral e trabalho docente: a produção científica em repositórios institucionais
Lima, Thamyrys Fernanda Cândido de; Silva, Katharine Ninive Pinto

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação e trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos institutos federais
Santarosa, Rafaela Batista; Leal, Zária Fátima de Rezende Gonzalez

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O núcleo docente básico na construção curricular do ensino médio integrado em um instituto federal: avanços e limites
Nitschke, Alessandra; Plácido, Reginaldo Leandro; Pitt, Henrique

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Juventudes e neoliberalismo: interfaces para pensar o currículo do ensino médio
Cardoso, Shirley Sheila; Oliveira, Luthiane Miszak Valença de; Oliveira, Victor Hugo Nedel

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Escola de ensino médio em tempo integral e as políticas gerencialistas
Ferreira, Patrícia de Faria; Cantarelli, Juliana Mezomo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ENSINO MÉDIO INTEGRADO E ABANDONO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (2017-2019)
Pelissari, Lucas Barbosa; Silveira, Patrícia da; Silva, David José de Andrade

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O ensino médio em tempo integral em Pau dos Ferros/RN no contexto da Lei 13.415/2017
Nonato, Raiany Priscila Paiva Medeiros; Silva, Cícero Nilton Moreira da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O ensino médio e o dilema da descontinuidade das políticas
Canci, Chanauana de Azevedo; Cogo, Janaína Raquel; Moll, Jaqueline

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Impactos da pandemia de covid-19 em um curso integrado ao ensino médio
Santos, Silvana de Fátima dos; Dal Ri, Neusa Maria

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Narrativas do projeto de vida de estudantes como ponte de formação integral entre a educação básica e a universitária
Rodríguez, Sonia Brito; Porra, Lorena Basualto

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Educação integral no ensino médio: um ensaio em torno de “compromissos com o mundo do trabalho”
Sampaio, Carlos Thiago Gomes; Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reflexões sobre reforma do ensino médio - Lei 13.415/17 no Rio Grande do Sul
Carvalho, Isis Azevedo da Silva; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos do Fluxo
  
 ·  Ensino tecnológico da sistematização da assistência de enfermagem relacionando a teoria e prática
Pissaia, Luís Felipe; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Costa, Arlete Eli Kunz da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Transliteracia: trajetórias de aprendizagem e de autonomia diante dos deslocamentos na educação
Lassalvia, Catia Silene Câmara

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Atividade experimental problematizada: uma metodologia fundamentada por narrativa autoral
Gonçalves, Fernanda Tarouco; Canto-Dorow, Thaís Scotti do; Coutinho, Cadidja

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade
Ferreira, Michelle Dantas; Guedes, Adrianne Ogêda; Silva, Edilane Oliveira da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  “Mães e pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”: uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram
Machado, Roseli Belmonte; Bortolazzo, Sandro Faccin; Silva, Isabela Dutra Corrêa da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Entrevista
  
 ·  Sobre as meninices de Paulo Freire mais do que nunca e as nossas: entrevista com Walter Omar Kohan
Lopes, Isabela Pereira; Kohan, Walter Omar

        · texto em Português
  
 Resenhas
  
 ·  Percursos de um arq-vivo: entre arquivos e experiências em história da educação
Waschinewski, Susane da Costa

        · texto em Português     · Português ( pdf )