Editorial |
| |
| · Educar em Revista: 45 Anos! Luta em prol da divulgação científica e da democracia Souza, Gizele de; Moro, Catarina
|
| |
Artigos |
| |
| · (Re)constituir-se: formação de professoras para educação das crianças Campos, Míria Izabel; Sarat, Magda
|
| |
| · Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais Lima, Carla da Conceição de; Ramos, Maria Elizabete Neves; Oliveira, André Luiz Regis de
|
| |
| · Políticas de acesso e permanência na Universidade do Texas, Austin (EUA): elementos para reflexão sobre o caso brasileiro Heringer, Rosana
|
| |
| · O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Teixeira, Beatriz de Basto
|
| |
| · Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880 Valdemarin, Vera Teresa
|
| |
| · Formação de professores em educação ambiental. Uma experiência baseada na elaboração de situações-problema e soluções alternativas Flores, Raúl Calixto
|
| |
| · Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832) Jinzenji, Mônica Yumi; Verona, Priscilla Samantha Barbosa
|
| |
| · Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais Gontijo, Cláudia Maria Mendes; Costa, Dania Vieira Monteiro; Schwartz, Cleonara Maria
|
| |
| · Por mais experiências estéticas da natureza em escolas públicas de educação básica Iared, Valéria Ghisloti; Ferreira, Alberto Cabral; Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
|
| |
| · Política de ação afirmativa e as relações raciais na educação: o caso das cotas raciais da Universidade Federal de Alagoas Prado, Edna Cristina do; Silva, Fabson Calixto da
|
| |
| · Universidade em disputa: ecos dos itinerários de Aparício Cora de Almeida no tempo presente (Porto Alegre - RS) Hinterholz, Marcos Luiz; Almeida, Doris Bittencourt
|
| |
| · Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934-1963) Honorato, Tony; Yamashita, Bruna Ester Gomes
|
| |
| · A escola como fábrica de índices e as “novas” formas de exclusão: os “inclassificáveis” Bassani, Elizabete; Pinel, Hiran
|
| |
| · Mapeando o conservadorismo na política educacional brasileira Lima, Iana Gomes de; Golbspan, Ricardo Boklis; Santos, Graziella Souza dos
|
| |
| · Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado Gabriel, Fábio Antonio; Pereira, Ana Lúcia; Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli
|
| |
| · Percepções nietzschianas sobre a Gestão Democrática Escolar: uma conjunção teórica possível Miki, Pérsida da Silva Ribeiro; Maciel, Carlos César Macêdo
|
| |
| · Ensino de filosofia e bilinguismo: dilemas e desafios da recepção filosófica Rezende, Edson Teixeira de; Horn, Geraldo Balduino; Fernandes, Sueli de Fatima
|
| |
| · A qualidade da educação pode ser demandada ao Conselho Tutelar? Nascimento, José Almir do; Botler, Alice Miriam Happ
|
| |
| · Educação ambiental em Duque de Caxias, RJ: contradições entre o discurso hegemônico e as questões socioambientais do território Floriano, Marcio Douglas; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
|
| |
| · “Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes Oliveira, João Paulo Gama; Manke, Lisiane Sias; Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
|
| |
Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos Gabriel, Carmen Teresa; Martins, Marcus Leonardo Bomfim
|
| |
Limites democráticos de um projeto de formação comum a todos Pereira, Talita Vidal; Reis, Matheus Saldanha do Amaral
|
| |
Currículo, Governo e Sociedade: o ensino médio e a formação de sujeitos sociais na Colômbia (1956 - 2015) Zora, Luis F. Vásquez
|
| |
Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas ético-políticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio Silva, Daniel Pinha; Gonçalves, Marcia de Almeida
|
| |
Relação sujeito/conhecimento nas políticas de currículo da educação em ciências dos últimos tempos: contribuições pós-estruturais ao debate Pimentel Júnior, Clívio
|
| |
Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação Santos, André Vitor Fernandes dos; Marsico, Juliana; Oliveira, Cecília Santos de
|
| |
Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola Santos, Maria; Macedo, Elizabeth
|
| |
Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença Tedeschi, Sirley Lizott; Pavan, Ruth
|
| |
Bordejar sentidos e sensações: uma educação em deslocamentos Novaes, Marcus Pereira; Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
|
| |
Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente Lahtermaher, Fernanda; Cruz, Giseli Barreto da
|
| |
Escolarização, adolescência e a ubiquidade do entretenimento: práticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil Silva, Roberto Rafael Dias da
|
| |
Os conhecimentos e sujeitos da Educação Ambiental: historicizando experiências formativas no Parque Nacional de Itatiaia (1937-2020) Toledo-Quiroga, Kemily; Ferreira, Marcia Serra
|
| |
Docências em narrações cristalinas transversalizando como sujeitos do conhecimento: o homem, a natureza e a tecnologia Carvalho, Janete Magalhães; Silva, Sandra Kretli da; Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
|
| |
Diários reflexivos de aprendizagem como práticas pedagógicas decoloniais Lopes, Juliana Crespo; Stará, Jana
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa Lomba, Maria Lúcia Resende; Faria Filho, Luciano Mendes
|
| |
DOSSIÊ - Educação de Jovens e Adultos: políticas e processos educativos democráticos |
| |
| · Apresentação - Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros
|
| |
| · Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal - inovações e desafios Cavaco, Carmen
|
| |
| · Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim; Freitas, Marinaide Lima de Queiroz; Marinho, Paulo
|
| |
| · A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
|
| |
| · Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Araújo, Jurandir de Almeida
|
| |
| · Formação de Educadores de Jovens e Adultos no Brasil: análise e perspectivas dos Seminários Nacionais Peña, Maria Victoria González; Soares, Leôncio
|
| |
| · Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
|
| |
| · A Educação de Jovens e Adultos na Venezuela: notas sobre seus fundamentos, estado atual e perspectivas Ruíz, Samuel H. Carvajal
|
| |
| · O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia Debus, José Carlos dos Santos; Balça, Ângela
|
| |
| · Memoriais de formação e a escrita (auto)biográfica no Estágio Supervisionado na EJA Soek, Ana Maria; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros; Haracemiv, Sonia Maria Chaves
|
| |
DOSSIÊ- Educação rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente (Brasil e México, século XX) |
| |
| · Apresentação Andrade, Flávio Anício; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
|
| |
| · A casa do estudante indígena e a educação rural no México (1926-1932) Mólgora, Marco A. Calderón
|
| |
| · A construção de sentidos em torno da escola primária em locais rurais do cerro de san pedro, méxico (1926-1964) Esquivel, René Medina
|
| |
| · Entre montanhas e nogales: a história da escola primária rural “niños héroes” em pueblito, Santa María Del Río, México Meléndez, Rosa Elena Salazar
|
| |
| · A influência mexicana na educação brasileira: as missões culturais de educação como modelo para as missões rurais de educação Andrade, Flávio Anício
|
| |
| · “Introduzir-se como observador da educação rural”: o itinerário, o calendário e o mapa de Lourenço Filho no México (1947 - 1951) Mesquita, Ilka Miglio de; Silva, Rony Rei do Nascimento
|
| |
| · Diálogos entre a capital e o interior: singularidades da formação de professores rurais no Paraná Faria, Thais Bento; Schelbauer, Analete Regina
|
| |
| · Estratégias e táticas na formação do professor primário rural em Sergipe (1946 - 1963) Siqueira, Maryluze Souza Santos; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
|
| |
| · Formação de professoras normalistas rurais com consciência agrícola em uma escola técnica federal brasileira (1954-1961) Ferreira, Nilce Vieira Campos
|
| |
| · A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970) Chaloba, Rosa Fátima de Souza
|
| |