Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional |
| |
| · O CAPITAL CULTURAL E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES CONTEMPORÂNEAS Nogueira, Maria Alice
|
| |
| · A RECEPÇÃO DE PIERRE BOURDIEU NA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Oliveira, Amurabi; Silva, Camila Ferreira da
|
| |
| · AUTORIDADE DA CIÊNCIA E CRÍTICA À TRADIÇÃO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM JOHN DEWEY Dalbosco, Claudio Almir
|
| |
| · FLUÊNCIA DE LEITURA: EVOLUÇÃO DO CONSTRUTO E RELAÇÕES COM A COMPREENSÃO Meggiato, Amanda Oliveira; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho
|
| |
| · EDUCAÇÃO, POBREZA E GÊNERO: ANÁLISE INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA REGIÃO ANDINA Collado-Ruano, Javier; Segovia-Sarmiento, Joselin; Silva-Amino, Delsa
|
| |
| · NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO: ANÁLISE DIALÉTICA DAS SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM GRUPO Aguiar, Wanda Maria Junqueira de; Aranha, Elvira Maria Godinho; Soares, Júlio Ribeiro
|
| |
| · PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO PERANTE OS DESENVOLVIMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Barrios-Tao, Hernando; Díaz, Vianney; Guerra, Yolanda M.
|
| |
Políticas Públicas, Avaliação e Gestão |
| |
| · O MANIFESTO DOS EDUCADORES DE 1959 REVISITADO: EVENTO, NARRATIVAS E DISCURSOS Bontempi Jr., Bruno
|
| |
| · INCLUSÃO ESCOLAR: EFEITOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOS PLANOS MUNICIPAIS Rigo, Neusete Machado; Oliveira, Morgana Maciel de
|
| |
| · AS TECNOLOGIAS NOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE POLÍTICA DO DISCURSO Martínez, Juan Miguel Martínez; Sancho, Antonio Tudela
|
| |
| · ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E MACRO-POLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: RESULTADOS E DISCUSSÕES Donoso-Díaz, Sebastián; Arias-Rojas, Óscar; Reyes-Araya, Daniel
|
| |
Educação Superior, Profissões, Trabalho |
| |
| · ASPIRAÇÕES PELO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E A LEI DAS COTAS Karruz, Ana Paula; Mello, Catharina
|
| |
| · EXISTE DIFERENÇA DE QUALIDADE ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA? Bertolin, Julio Cesar Godoy
|
| |
| · O FENÔMENO ABELHA-RAINHA: QUAIS AS PARTICULARIDADES NA UNIVERSIDADE? Grangeiro, Rebeca da Rocha; Esnard, Catherine
|
| |
| · DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PESQUISA MÉDICA ESPANHOLA: UM CASO PARADIGMÁTICO Valle Aparicio, J. Eliseo; San Martín Alonso, Ángel; Valle Escolano, Raquel
|
| |
| · SEGREGAÇÃO VERTICAL NA ÁREA DA QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL Soares, Ricardo; Naegele, Rafaela
|
| |
| · QUESTÃO DE GÊNERO: A DISCRIMINAÇÃO DAS PESQUISADORAS NA ESPANHA Cidrás, Aldara; Camino Plaza, Laura
|
| |
| · (AS)SIMETRIAS DE GÉNERO: SUCESSOS E BARREIRAS EM DISCURSOS PROFISSIONAIS Silva, Carla Alexandra F. da; Machado, Gil; Magalhães, Sara Isabel
|
| |
| · INTERVENÇÃO NA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: DIAGNÓSTICO EM AÇÃO Parra, Carmen Romo; Fuentes, Silvia Escobar; García, Luis Miguel Rondón
|
| |
| · ENSINO DE RELAÇÕES RACIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ÁREA PÚBLICA NO BRASIL Costa, João Pedro Moreira; Ribeiro, Ana Cláudia; Araújo, Klaique Andreia; Miranda, Adílio Renê Almeida
|
| |
| · EVOLUÇÃO RECENTE DA PRESENÇA E DO PERFIL DE MINORIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Golgher, André Braz
|
| |
| · AZUL OU ROSA? A SEGREGAÇÃO DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, 2002-2016 Mendes, Tayná; Houzel, Luiza; Milanski, Bruna; Medeiros, Carolina; Rocha, Flávia Eduarda; Elgaly, Pedro; Almeida, Vivian de; Carvalhaes, Flavio
|
| |
| · VIÉS DE GÊNERO NA ESCOLHA PROFISSIONAL NO BRASIL Pessoa, Maria Fernanda; Vaz, Daniela Verzola; Botassio, Diego Camargo
|
| |
Educação Básica, Cultura, Currículo |
| |
| · A INCLUSÃO ESCOLAR NO CHILE OBSERVADA A PARTIR DA DOCÊNCIA Benavides-Moreno, Nibaldo; Ortiz-González, Gril; Reyes-Araya, Daniel
|
| |
| · INCLUSÃO ESCOLAR E INFRAESTRUTURA FÍSICA DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Santos, Camila Elidia Messias dos; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho
|
| |
| · COMPETÊNCIAS NUMÉRICAS PRECOCES DE CRIANÇAS EQUATORIANAS: DIFERENÇAS ENTRE TIPOS DE ESCOLAS Bojorque, Gina; Torbeyns, Joke; Hoof, Jo Van; Nijlen, Daniël Van; Vershaffel, Lieven
|
| |
| · OS “CHEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVIDADE INFANTIL NA DÉCADA DE 1930 Silveira, Matheus Henrique da
|
| |
| · INTERSECCIONALIDADES E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Freitas, Marcos Cezar de; Santos, Larissa Xavier dos
|
| |
| · AS MULHERES MEDIEVAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL: CRÍTICA E PROPOSTAS Castrillo, Janire; Gillate, Iratxe; Vicent, Naiara; Luna, Ursula
|
| |
| · PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS MULTINÍVEL: PRINCIPAIS DESAFIOS SOCIOEDUCACIONAIS NO CHILE Freire-Contreras, Pamela Andrea; Llanquín-Yaupi, Gabriela Ninoska; Neira-Toledo, Valesca Estefanía; Queupumil-Huaiquinao, Elisabet Noemí; Riquelme-Hueichaleo, Lidia Abigail; Arias-Ortega, Katerin Elizabeth
|
| |
| · CRIATIVIDADE NO COTIDIANO DE JOVENS: O LUGAR DA ESCOLA E DA EXPERIÊNCIA Trancoso, Alcimar Enéas Rocha; Reis, Rosemeire
|
| |
| · AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA POR PARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Marins, Kéren-Hapuque Cabral de; Lourenço, Gerusa Ferreira
|
| |
| · AFILIAÇÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O OLHAR DOS ALUNOS Dantas, Lys Maria Vinhaes; Silveira, Olivia Maria Costa; Jucá, Vládia Jamile dos Santos; Santos, Georgina Gonçalves dos
|
| |
| · INFLUÊNCIAS EXTERNAS COMO ATIVOS OU PASSIVOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES Almeida, Luana Costa
|
| |
| · CRIANÇAS MIGRANTES E SEU ACOLHIMENTO NA ESCOLA: PESQUISAS LATINO-AMERICANAS Alviarez, Indira Carolina Granda; Pava, Julián Andrés Loaiza de la
|
| |
| · CASAL COM DUPLA REMUNERAÇÃO E CUIDADOS INFANTIS: OBSERVANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS FAMÍLIAS Genta, Natalia
|
| |
| · “NINGUÉM TEM AS PAREDES VERMELHAS”: A PESQUISA SOBRE AS GEOGRAFIAS ESCOLARES DA INFÂNCIA Linares, Ángela Saiz; López, Noelia Ceballos
|
| |
| · LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E JAPÃO Leite, Andriele Ferreira Muri; Bonamino, Alicia Maria Catalano de
|
| |
Formação e Trabalho Docente |
| |
| · O DIZER DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO Guedes-Pinto, Ana Lúcia; Kleiman, Angela B.
|
| |
| · CRENÇAS DOS ALUNOS DO MESTRADO EM ENSINO SECUNDÁRIO EM ESPANHA-PORTUGAL Molina-Torres, María-Pilar
|
| |
| · PRÁTICAS DOCENTES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Valente, Gabriela; Dantas, Adriana Santiago Rosa
|
| |
| · AS ESCOLAS PRIVADAS BILÍNGUES E A QUALIFICAÇÃO DOCENTE Padinha, Thais Arantes; Goia, Marisol Rodriguez
|
| |
| · A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA Silva, Sandra Maria da; Silva, Guilherme Henrique Gomes da
|
| |
| · PROPOSTA DE UM INDICADOR DE ROTATIVIDADE DOCENTE NA EDUCACÃO BÁSICA Frantz, Maíra Gallotti; Alves, Thiago
|
| |
| · EXPERIÊNCIAS MUSICAIS ATRAVÉS DE NARRAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Alba-Eguiluz, Baikune De; Arriaga-Sanz, Cristina; Riaño-Galán, María Elena
|
| |
| · POR QUE OS PROFESSORES PRINCIPIANTES PERMANECEM NAS ESCOLAS CHILENAS? Sacco, Alessandra Díaz
|
| |
| · PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESPANHA Fraile, Bienvenido Martín; Parra-Nieto, Gabriel; Rubio-Muñoz, Francisco-Javier
|
| |
| · DESAFIOS DIDÁTICOS DO SABER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CHILENO PRINCIPIANTE Villalobos-Claveria, Alejandro Antonio; Melo-Hermosilla, Yenia Marcela
|
| |
Espaço plural |
| |
| · MARLI ANDRÉ (1944-2021)
|
| |
Resenhas |
| |
| · O ENSINO SUPERIOR EM FACE DAS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: UM DEBATE NECESSÁRIO Bueno, Fabrício Aparecido; Cirino, Sérgio Dias
|
| |
| · A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PESQUISA SOCIAL E EDUCAÇÃO Vieira, Karina Limonta
|
| |
| · CONVERGÊNCIAS E TENSÕES ENTRE CURRÍCULO, NARRATIVA PESSOAL E FUTURO SOCIAL Morais, Joelson de Sousa
|
| |
| · COMO SE CONSTRÓI UM EDUCADOR FREIRIANO E PESQUISADOR RIGOROSO? Zibas, Dagmar M. L.
|
| |
| · PENSAMENTO FEMINISTA BRASILEIRO: PENSADORAS E PRODUÇÕES TEÓRICAS Campos, Veridiana Pereira Parahyba
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
Agradecimentos a Pareceristas |
| |
| · AGRADECIMENTOS A PARECERISTAS
|
| |