Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
Artigos |
| |
| · Educação: tecnologias, cultura hacker e ensino de artes Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
|
| |
| · Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas Correia, Sónia de Jesus Elias; Cid, Marília Pisco Castro
|
| |
| · O DESAFIO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR Ruiz, Alberto Galaz; Herrera, Marcelo Arancibia
|
| |
| · A cultura da reprovação em escolas organizadas por ciclos Almeida, Frederico Alves; Alves, Maria Teresa Gonzaga
|
| |
| · PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A EFICÁCIA DE SANÇÕES DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: ESTUDO DE CASO Andrades-Moya, Jonathan
|
| |
| · Netnografia da reforma curricular do ensino médio brasileiro Nazário, Murilo Eduardo; Santos, Wagner dos; Ferreira Neto, Amarílio
|
| |
| · Contribuições ao projeto de uma pedagogia fenomenológico-hermenêutica Vieira, Ricardo Pedroza
|
| |
| · Queixa escolar e gênero: a (des)construção de estereótipos na educação Garbarino, Mariana Inés
|
| |
| · Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil Vitiello, Márcio Abondanza; Cacete, Núria Hanglei
|
| |
| · Retorno sobre uma antiga questão: Karl Marx e o estatuto dos Manuscritos econômico-filosóficos Alves, Wanderson Ferreira
|
| |
| · O estatuto do trabalho docente no currículo referência de Minas Gerais Garcia-Reis, Andreia Rezende; Callian, Giovana Rabite
|
| |
| · SITUAÇÃO DE ESTUDO (SdE) EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE IMPLEMENTADA EM PROCESSO DE COCRIAÇÃO (CoC) Carvalho, Graça Simões de; Boff, Eva Teresinha de Oliveira; Araújo, Maria Cristina Pansera de
|
| |
| · As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo Francês, Lyanny Araujo; Mesquita, Amélia Maria Araújo
|
| |
| · Os discursos acadêmico-científicos voltados à internacionalização dos programas de pós-graduação Sousa, Michele Silva Costa; Fuza, Ângela Francine
|
| |
| · CONSTRUÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA ESCOLAR COMO RELAÇÕES RECÍPROCAS AUTO-ORGANIZADAS Montoya, Caridad Anay Cala
|
| |
| · O ensino secundário no estado do Pará na Segunda República (1930-1945) Silva, Tayana Helena Cunha; Castro, Cesar Augusto
|
| |
| · Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais Pinheiro, Daniel Calbino; Pereira, Rafael Diogo; Xavier, Wescley Silva
|
| |
| · Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica Mesquita, Milene Nagila; Ceolim, Amauri Jersi; Cibotto, Rosefran Adriano Gonçales
|
| |
| · Representações sociais de leitura: o texto literário em sua função lúdica e educativa Veloso, Geisa Magela; Paiva, Aparecida
|
| |
| · Transformando experiências em demandas: interações entre o centro acadêmico e a escola de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro Monteiro, Marcos Vinicius Pereira; Siqueira, Vera Helena Ferraz de
|
| |
| · PROPOSTAS PARA UM MODELO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE PEDAGOGIA EM HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS Villarroel, Adolfo Berríos; Sepúlveda, Vanessa Tessada; Celis, Francisco Gallegos
|
| |
| · APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM GRUPOS VIRTUAIS INTERNACIONAIS: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS MULTIMÍDIA Fernández, Simón Peña; Ureta, Ainara Larrondo; Ayerdi, Koldobika Meso; Dasilva, Jesús Ángel Pérez
|
| |
| · EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O RESGATE E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR Torres, Lorena López; Rojas, María Ignacia Castro; Villegas, Priscila del Pilar López
|
| |
| · A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso Araújo, Alberto Filipe; Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos; Araújo, Joaquim Machado de
|
| |
| · Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) Antunes, Fátima; Barros, Rosanna; Carvalho, Maria João; Santos, Ana Lúcia Felix dos; Veloso, Esmeraldina Costa; Vilarinho, Emília
|
| |
| · ENSINAR EM SALAS DE AULA MULTILÍNGUES: ESTRATÉGIAS DE UM ESTUDO DE CASO EM PORTUGAL Szelei, Nikolett; Pinho, Ana Sofia; Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca
|
| |
| · REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DAS MULHERES NA HISTÓRIA ESCOLAR CHILENA (1810-2017) Sepúlveda, Humberto Andrés Álvarez
|
| |
| · Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros Borba, Kátia Pereira de; Clapis, Maria José
|
| |
| · Currículo e formação em pedagogia: o que dizem estudantes sobre os paradoxos que marcam o trabalho com relações de gênero e sexualidades? Castro, Roney Polato de; Ferrari, Anderson
|
| |
| · Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de Covid-19 Bruscato, Amanda Maraschin; Baptista, Jorge
|
| |
| · Cartografia de redes de conversação entre os profissionais da educação básica e superior nos estágios e práticas de formação docente Silva, Rejane Conceição Silveira da; Laurino, Débora Pereira
|
| |
| · A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: trabalho e interatividade sociável nas periferias de Porto Alegre Pinheiro, Leandro Rogério
|
| |
| · Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24 Pereira, Marcos Villela
|
| |
| · Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação Farias, Bruno da Mata; Cazetta, Valéria
|
| |
| · O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente Machado, Giovanni Bohm; Machado, Juliana Aquino; Wives, Leandro Krug; Silva, Gilberto Ferreira da
|
| |
| · O jogo político do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) (2010-2016) Santos, Aline Veiga dos; Chaves, Vera Lúcia Jacob; Paixão, Divaneide Lira Lima
|
| |
| · Pedagogias pornográficas: sexualidades educadas por artefatos da mídia Takara, Samilo
|
| |
| · A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes Boto, Carlota; Souza, Leonardo Marques de
|
| |
| · CONHECIMENTO MATEMÁTICO E PRÁTICA EM GERAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Godoy, Tatiana Cecilia Goldrine; Reyes-Santander, Pamela; Ayarza, Raimundo Olfos
|
| |
| · A orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval Saviani Bianchetti, Lucídio
|
| |
| · A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro Pereira, João Márcio Mendes; Pletsch, Márcia Denise
|
| |
| · Pequeno manual para aplicação do modelo Profluxo Santos, Flávia Vitor Longo dos
|
| |
| · “PERONIZAÇÃO” E “DESPERONIZAÇÃO” DA UNIVERSIDADE OBRERA NACIONAL NA ARGENTINA Muñoz, Álvaro Sebastián Koc
|
| |
| · Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos Sá, Ariane Boaventura da Silva; Marani, Vitor Hugo; Lara, Larissa Michelle
|
| |
| · Desenvolvimento profissional docente e formação do sujeito criativo investigativo de acordo com a Base nacional comum curricular para o ensino de ciências Rocha, Carlos José Trindade da
|
| |
| · A Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil Cabral, Elaine de Almeida; Yannoulas, Silvia Cristina
|
| |
| · Crenças de professores e futuros professores portugueses sobre a reprovação no 2º ano de escolaridade Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera Cristina
|
| |
| · Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970) Lima, Marcelo; Cariello, Lisia Nicoliello; Damasceno, Rosângela Aquino da Rosa
|
| |
| · Multiletramentos e o feminino em memes de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Araújo, Fabiana Poças Biondo; Cezarino Júnior, Juvenal Brito
|
| |
| · A VOZ DA MULHER AFRO COMO MEIO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL RAIZAL NO ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA E PROVIDÊNCIA: ABORDAGENS DE ETNO-EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO POPULAR Garnica, Diego Fernando Peña
|
| |
| · O IMPACTO DO MODELO DE GESTÃO NA LIDERANÇA DOS DIRETORES: O CASO PORTUGUÊS Carvalho, João M. S.; Delgado, Paulo; Diogo, Fernando
|
| |
| · Homens na docência da educação infantil: uma análise baseada na perspectiva das crianças Santos, Sandro Vinicius Sales dos
|
| |
| · Padronização, controle e accountability na política curricular paulista (2007-2018) Jacomini, Márcia Aparecida; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Rodrigues, Ana Carolina Colacioppo; Silva, Raphael Bueno Bernardo da
|
| |
| · Distribuição da cota-parte do ICMS: como pode ser utilizada para promover melhores resultados na educação? Sasso, Maiara; Varela, Patrícia Siqueira; Righetto, Patricia
|
| |
| · Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico Silva, Juana de Carvalho Ramos; Carvalho, Carolina Fernandes
|
| |
| · Educação, autoridade e razão: possibilidades de crítica à perspectiva hermenêutica Back, Rainri
|
| |
| · Narrativas que importam: Práticas de leitura no ensino de sociologia Pires, Andressa Fontana; Carniel, Fagner
|
| |
| · DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO SISTEMA DE ACCOUNTABILITY DA QUALIDADE EDUCATIVA: ELEMENTOS PARA UM QUESTIONAMENTO CRÍTICO Galioto-Allegra, Carmelo; Flores-Gonzalez, Luís Manuel
|
| |
| · Em busca dos contos de fadas na contemporaneidade Rosa Junior, Paulo Ailton Ferreira da; Thies, Vania Grim
|
| |
| · AMÉRICA LATINA E AS DISPUTAS POR HEGEMONIA NO CAMPO EDUCACIONAL: TRAJETÓRIAS TEÓRICO-HISTÓRICAS NA CIRCULAÇÃO NORTE-SUL Aguayo, Sebastián Neut; Aguayo, Pablo Neut
|
| |
| · Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil Oliveira, Dalila Andrade
|
| |
| · As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professores Godoi, Marcos Roberto; Borges, Cecilia Maria Ferreira
|
| |
| · A integração disciplinar na concepção dos discentes do ensino médio integrado Moraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimarães de; Bortolini, Maria Denise; OliveiraI, Roselene Ferreira; Diemer, Odair
|
| |
| · Ordo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escrita Ó, Jorge Ramos do; Vallera, Tomás
|
| |
| · Produção acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências Teixeira, Paulo Marcelo Marini
|
| |
| · Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português Sá, Ana Paula dos Santos de
|
| |
| · A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PERÍODO POMBALINO: ENTRE REPRESENTAÇÕES Silva, Nayara Stefanie Mandarino; Santos, Elaine Maria
|
| |
| · Recomendações de boas práticas para mediação da estruturação de trabalhos acadêmicos: um estudo de caso Pereira, Natana Lopes; Mendes, Angelita Darela; Spanhol, Fernando José; Lunardi, Giovani Mendonça
|
| |
Entrevistas |
| |
| · Entrevista com Elizabeth Tunes Fuhr, Ingrid Lilian; Amaral, Darliane Silva do; Pereira, Aline de Souza
|
| |
Resenha |
| |
| · Culturas infantis e desigualdades sociais Guimarães, Daniela de Oliveira; Santos, Nubia de Oliveira
|
| |
| · Carta-resposta a Cartas a Cristina: aos educadores, aproximações e desafios na obra de Paulo Freire Ramos, Jhonathas Armond Assis
|
| |
| · Resenha da obra Didática no cárcere II: entender a natureza para entender o ser humano e o seu mundo Oliveira, Carolina Bessa Ferreira de
|
| |
| · Prática linguisticamente apropriada: uma abordagem que orienta professores a educar crianças bilíngues Costa, Mayara Priscila Reis da
|
| |
| · Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas Bergamaschi, Maria Aparecida; Pinheiro, Isael da Silva
|
| |
Pareceristas |
| |
| · PARECERISTAS 2020
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |