Editorial |
| |
| · Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados Reis, Pedro
|
| |
Artigo Original |
| |
| · Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente Rabelo, Leandro de Oliveira; Abib, Maria Lucia Vital dos Santos; Azevedo, Maria Nizete de
|
| |
| · La Exposición como Sustrato para la Educación Ambiental de un Museo de Historia Natural Rodríguez, Iván Borroto; Campos, Marília Andrade Torales
|
| |
| · O Show da Luna como Gênero Mediador de Educação Científica Santana, Bruno Reis; Silva, Wagner Rodrigues; Freitas, Mirella Oliveira
|
| |
| · Relações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções Executivas Assis, Évelin Fulginiti de; Nogues, Camila Peres; Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas; Corso, Helena Vellinho
|
| |
| · O Princípio da Incerteza de Heisenberg pelo Texto Teatral Copenhagen Silva, Henrique César da; Barros, Mayara de Almeida
|
| |
| · A Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em Matemática Silva, Elivelton Serafim; Andrade, Silvanio de
|
| |
| · Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco Dalmoro, Isabel Cristina; Santos, Suelen Assunção
|
| |
| · Actitudes de los Profesores de Ciencias Naturales y Ciencias Sociales hacia la Enseñanza de Competencias de Consulta en Línea y sus Factores de Fondo en el Uso del Internet Malebrán, Mariano Eliseo Rodríguez; Quintanilla-Gatica, Mario Roberto; Manzanilla, Miguel Angel
|
| |
| · Mobilização de Experiências Narrativas como Processo de Reflexão e Transformação da Prática Pedagógica de um Professor de Matemática do Ensino Superior Belo, Edileusa Valente; Gonçalves, Tadeu Oliver; Manfredo, Elizabeth Gerhardt
|
| |
| · O Conceito de Célula em Livros Didáticos de Biologia: ciência aproblemática e a-histórica Pinheiro, Regiane Machado de Sousa; Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo; Queiroz, José Rildo de Oliveira
|
| |
| · Educação Matemática em Contextos Interculturais: uma interpretação lógico-matemática para a dualidade Kaingang Kamé-Kairu Bernardi, Luci dos Santos; Santos, Jorge Alejandro
|
| |
| · Entrevistas Clínicas en la Investigación Educativa: un análisis desde la progresividad discursiva Coleoni, Enrique Andrés; Buteler, Laura María
|
| |
| · Caracterização da Aprendizagem da Cibercultura na Educação a Distância Machado, Elaine da Silva; Arruda, Sergio de Mello; Passos, Marinez Meneghello
|
| |
| · Concepções de Modelo na Pesquisa em Educação em Ciências: características e tendências Machado, Juliana; Fernandes, Bruna Levy Pestana
|
| |
| · (Re) Contextos da Prática como Componente Curricular: formação inicial de professores de Ciências e Biologia Silva, Liciane Mateus da; Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli
|
| |
| · Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações Werlang, Jair; Pereira, Patrícia Barbosa
|
| |
| · Mapas Conceituais e a Elaboração de Conhecimento Científico na História da Ciência: algumas aproximações teóricas Maximo-Pereira, Marta; Souza, Paulo Victor Santos; Lourenço, Ariane Baffa
|
| |
| · Revisão Sistemática da Educação Matemática para Estudantes Cegos: a importância das STEAM nos currículos escolares Prado, José Enrique Llamazares de; Arias-Gago, Ana Rosa
|
| |
| · Mudança na Atividade Pedagógica de Professores de Matemática em Formação Inicial a partir da Compreensão do Conteúdo Silva, Maria Marta da; Cedro, Wellington Lima
|
| |
| · Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis Colagrande, Elaine Angelina; Farias, Luciana Aparecida; Bitencourt, Ana Luisa Vietti; Leite, Luiz Omir de Cerqueira
|
| |
| · Concepciones y Prácticas de Enseñanza Declaradas sobre Aspectos Sociológicos de la Naturaleza de la Ciencia de Docentes de Escuela Secundaria de una Ciudad de Argentina Felsztyna, Iván; Arán, Daniela Silvina; Romano, Leticia Garcia
|
| |
| · Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-Universidade Orquiza-de-Carvalho, Lizete Maria; Gonçalves, Laise Vieira; Chapani, Daisi Teresinha
|
| |
| · Conceitos de Força Manifestos nas Falas de Professores de Física Martins, Milene Rodrigues; Neves, Marcos César Danhoni; Gardelli, Daniel
|
| |
| · Transferências de Saberes Matemáticos: uma experiência entre brasileiros e alemães de 1971-2002 Silva, Circe Mary Silva da
|
| |
| · O Planejamento de Tarefas de Geometria e a Mobilização do Conhecimento Profissional Docente Gumiero, Bárbara Silva; Pazuch, Vinícius
|
| |
| · O Projeto EMAI na Percepção de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: problematizando a questão da autonomia docente Severino, Augusta Teresa Teresa Barbosa Barbosa; Meneghetti, Renata Cristina Geromel
|
| |
| · Nominalización en Procesos de Condensación de Significados en la Enseñanza de Solución Saturada: un estudio de caso en una escuela secundaria Cutrera, Guillermo Eduardo; Massa, Marta Beatriz; Stipcich, Silvia
|
| |
| · A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências Schnorr, Samuel Molina; Pietrocola, Maurício
|
| |
| · Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências Carvalho, Thabata Rodrigues de; Lopes, Nataly Carvalho
|
| |
| · Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X De-Carvalho, Roberth
|
| |
| · Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica Almeida, Lourdes Maria Werle de; Ramos, Daiany Cristiny; Silva, Karina Alessandra Pessoa da
|
| |
| · Educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul Santos, Patrícia Pato dos; Alves, Gilberto Luiz
|
| |
| · A pesquisa em ensino de ciências e a educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade Catarino, Giselle Faur de Castro; Reis, José Cláudio de Oliveira
|
| |
| · Uma análise crítica da competência cultura digital na Base Nacional Curricular Comum Machado, Aline Alvares; Amaral, Marília Abrahão
|
| |
| · Construyendo caminos y fundamentos posibles en búsqueda de una enseñanza de las ciencias naturales en contextos de interculturalidad Pérgola, Martín; Chadwick, Geraldine; Bonan, Leonor
|
| |
| · Construção e validação de tecnologia educativa no formato de história em quadrinhos na área de imunizações: instrumento de autocuidado e de estímulo à vacinação infantil Santos Júnior, Claudio José dos; Silva Júnior, Silvio Nunes da; Costa, Paulo José Medeiros de Souza
|
| |
| · Identificar y responder preguntas resolubles mediante un diseño experimental: una experiencia con docentes de escuela primaria Edelsztein, Valeria Carolina; Galagovsky, Lydia Raquel
|
| |
| · Do cálculo ao problema: um caminho a trilhar a partir de resultados científicos Pinheiro, Nara Vilma Lima
|
| |
| · Configuración teórica de la noción de Discurso Digital Escolar relativo a la Química Zambrano-González, Néstor Alexander
|
| |
| · A língua absolvida: as palavras das crianças nas aulas de ciências Almeida, Sheila Alves; Aguiar Junior, Orlando Gomes; Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
|
| |
| · Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno Lima, Nathan Willig; Nascimento, Matheus Monteiro
|
| |
| · Evidências de validade da escala de atitudes de estudantes do ensino superior frente à estatística - EAEst Sarti, Aline Giovana; Vendramini, Claudette Maria Medeiros; Camilo, Camila Cardoso
|
| |
| · Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Costa, Edith Gonçalves; Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
|
| |
| · Abordagens para a temática ambiental em cursos de licenciatura em Física Leite, Danielle Aparecida Reis; Silva, Luciano Fernandes
|
| |
| · “Pasar las cosas por el cuerpo siempre es distinto a ponerlo en palabras ¿no?”: educación en salud, interculturalidad y teatro del oprimido Garelli, Fernando; Mateyca, Celeste; Mordeglia, Cecilia; Cordero, Silvina
|
| |
| · Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores Lima, Marcio Roberto de; Nascimento, Silvania Sousa do
|
| |
| · Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química Guimarães, Thiago Santos; Massena, Elisa Prestes
|
| |
| · Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia Tonelli, Gabriel Agostini; Oliveira, André Luis de
|
| |
| · Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas Andriola, Wagner Bandeira
|
| |
| · Ondas gravitacionais em desenvolvimento: reflexões sobre ciência na educação em ciências Garcia, João Otavio; Camillo, Juliano
|
| |
| · Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas Arantes, Shirley de Lima Ferreira
|
| |
| · Estrategias evaluativas para promover la autorregulación del aprendizaje de Biología en estudiantes de primer año universitario Garofalo, Sofia Judith; Miño, Mariela Haidee
|
| |
| · O trabalho dos professores de Biologia: a teorização a partir das contribuições dos pesquisadores da área de ensino de Ciências e Biologia Souza, Rodrigo Diego de
|
| |
| · Brincando com a Matemática: apropriações e circulação do método de Froebel no Brasil nas primeiras décadas da República Silva, Maria Celia Leme da; Camara, Alexsandra
|
| |
| · Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica Pinto, José Antonio Ferreira; Silva, Cibelle Celestino
|
| |
| · Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica Zucchini, Lilian Giacomini Cruz
|
| |
| · Violência simbólica na formação de professores de Ciências e Biologia: julgamentos de bens simbólicos do subcampo da escola Mello, Ana Cecília; Higa, Ivanilda
|
| |
| · Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo Silva, Alexsandro Alberto da; Araújo, Monica Lopes Folena
|
| |
| · Uma disputa sobre o sentido da natureza da ciência: uma análise da crítica de Michael Matthews à visão consensual de Norman Lederman Roda, Rodolfo; Martins, Roberto de Andrade
|
| |
| · Relação entre as dificuldades e a percepção que os estudantes do ensino médio possuem sobre a função das representações visuais no ensino de Química Silva, Fernando César; Silva, Edyth Priscilla Campos; Duarte, Diogo Moreira; Dias, Franciele de Sousa
|
| |
| · Ativismo sociocientífico e questões sociocientíficas no ensino de ciências: e a dimensão tecnológica? Prsybyciem, Moises Marques; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; Miquelin, Awdry Feisser
|
| |
| · Análise regional dos resultados do Saresp: uma abordagem com modelos hierárquicos Bassetto, Camila Fernanda
|
| |
| · Autonomia curricular como fator associado ao desempenho de ciência no PISA Gualberto, Lucas; Rodrigues, André Machado
|
| |
| · Matemática e colonialidade, lados obscuros da modernidade: giros decoloniais pela Educação Matemática Fernandes, Filipe Santos
|
| |
| · O Retrato Sociológico como método investigativo em pesquisas brasileiras nas áreas de Educação e de Ensino: uma revisão de teses publicadas entre 2011 e 2020 Dias, Guilherme; Gauche, Ricardo
|
| |
| · Dimensões práxica, ética e estética da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento Bakhtiniano Deconto, Diomar Caríssimo Selli; Ostermann, Fernanda
|
| |
| · Educação ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas Sustentáveis Oliveira, Neyla Cristiane Rodrigues de; Oliveira, Francisca Carla Silva de; Carvalho, Denis Barros de
|
| |
| · Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas Souza, Juliana Boanova; Loguercio, Rochele de Quadros
|
| |
| · As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática Fleira, Roberta Caetano; Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
|
| |
| · Quando sei que eu sei? Quando sei que aprendo? Reflexões metacognitivas de estudantes de engenharia sobre Física Lima, Keila Padilha de Oliveira Camargo de; Passos, Marinez Meneghello; Lima, João Paulo Camargo de
|
| |
| · A desconstrução de discursos discriminatórios de sexualidade e gênero: apresentando diagnósticos e problematizações pertinentes à Educação Carolli, André Luís; Cordeiro, Maria José de Jesus Alves
|
| |
| · O teatro na educação brasileira para a construção do pensamento científico: um estudo na formação inicial de professores Campanini, Barbara Doukay; Rocha, Marcelo Borges
|
| |
| · Uma crítica ao reducionismo filosófico da Química à Mecânica Quântica como elemento fundamental para a formação de professor Oliveira, Daniel Augusto Barra de; Gomes, Verenna Barbosa
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |