SEÇÃO TEMÁTICA: ENSINO, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUAS DE SINAIS: INTERSECÇÕES ENTRE GÊNERO, RAÇA E ETNIA |
| |
| · Revisão de literatura: surdez e identidades interseccionais Denari, Fátima Elisabeth; Colombo, Isabella Mota
|
| |
| · Negros/as surdos/as: um estudo sobre o acesso a cursos de graduação em Letras Libras Santos, Rhaul de Lemos; Fernandes, Sueli de Fátima
|
| |
| · Precarização do trabalho do tradutor e intérprete de Libras educacional: impactos no ensino e saúde França, Thaisa Cristina; Souza, Regina Maria de
|
| |
| · Dupla invisibilidade: a educação de meninas surdas do século XIX no Brasil Sofiato, Cássia Geciauskas; Menezes, Roni Cleber Dias de
|
| |
| · Representações sociais de Mulheres Surdas mirienses sobre si: da invisibilidade ao protagonismo Costa, Aline Corrêa de Barros da; Oliveira, Waldma Maíra Menezes de; Klein, Madalena
|
| |
| · A amarga experiência de racismo em Moçambique: a cor da pele, a educação e a sobrevivência do mais forte Lázaro, João Abílio; Martins, Diléia Aparecida
|
| |
Artigos |
| |
| · Sistema Brasileiro de avaliação da Educação Superior: contexto, desafios e perspectivas Verhine, Robert Evan; Dantas, Lys Maria Vinhaes
|
| |
| · A leitura na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência pedagógica para a formação de leitores mediada com revistas Macário, Rosely de Oliveira; Rodrigues, Linduarte Pereira
|
| |
| · Revista “A Escola” e as teses do Congresso de Professores Públicos do Paraná: ideologia liberal Zanlorenzi, Claudia Maria Petchak; Nascimento, Maria Isabel Moura
|
| |
| · A experiência de implantação do Programa Residência Pedagógica em universidade multicampi Gomes, Geovane Ferreira; Santos, Clemilton Pereira dos
|
| |
| · “Tempo de Aprender”: uma proposta do Ministério da Educação para professores alfabetizadores Nogueira, Gabriela Medeiros; Lapuente, Janaína Soares Martins
|
| |
| · Uma proposta com multiletramentos no atendimento educacional especializado na alfabetização do aluno autista Silva, Soraya Gonçalves Celestino da; Faria, Evangelina Maria Brito de
|
| |
| · Práticas de alfabetização: retratos de um cenário escolar público em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Omitto, Melina Borges; Vitória, Maria Inês Côrte
|
| |
| · Sentidos atribuídos à literatura no currículo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Caldeira, Maria Carolina da Silva
|
| |
| · Élisée Reclus: movimento ácrata, educação e ensino de Geografia Nabarro, Sergio Aparecido
|
| |
| · O letramento da criança brasiguaia na escola brasileira de fronteira Cunha, Kalyne Franco; Silva, Thaise da
|
| |
| · Concepções sobre as inteligências humanas no ambiente escolar Silva, Yara Machado da; Nista-Piccolo, Vilma Lení
|
| |
| · Avaliação institucional na Educação Superior brasileira: uma análise dos instrumentos para oferta de cursos a distância Freire, Flávia Magalhães; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Borges, Leila Cristina
|
| |
| · Motivações de estudantes de pedagogia para a escolha do curso Alves, Iron Pedreira; Ribeiro, Marinalva Lopes; Daboin, Maria Mercedes Gomez
|
| |
| · Docência e artesania: a indissociabilidade teoria-prática na formação de professores de Matemática Boff, Daiane Scopel; Lima, Samantha Dias de
|
| |
| · As representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docente Silva, Bruna Emilyn da; Ferreira, Adriano Charles; Rosso, Ademir José
|
| |
| · Atuação de professores de Educação Física em escolas prisionais: problematizando a formação inicial e continuada Custódio, Glauber César Cruz; Nunes, Célia Maria Fernandes; Paixão, Jairo Antônio da
|
| |
| · Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; Martins Filho, Lourival José; Souza, Alba Regina Battisti de
|
| |
| · A escola e a formação humana: uma proposta sempre adiada Valle, Lílian de Aragão Bastos do; Frambach, Danilo Bantim
|
| |
| · O que pode a escola pública diante das desigualdades? Almeida, Maria Isabel de; Dantas, Lys Maria Vinhaes; Fernandes, Tiago Rufino
|
| |
| · Educação para habitar o mundo contemporâneo: percepções de estudantes de escolas católicas Guimarães, Eder D’Artagnan Ferreira; Dabin, Pedro
|
| |
| · Educación en tiempos de resguardo involuntario Salvador-Benítez, J. Loreto; González-López, Sergio
|
| |
| · A epistemologia do ser estando ali: a identidade cultural como representação do espaço conhecido Carmona, David Arenas; Santos, Eva Teixeira dos
|
| |
| · Educar e transmitir um laço com a ciência Pinto, Patrícia Feiten
|
| |
| · Programa de intervenção para promoção de projetos de vida de adolescentes Pereira, Patrick; Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |