Artigos |
| |
| · O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente Cruz, Mário; Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula; Costa, José
|
| |
| · Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas Araújo, Fátima Maria Leitão; Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de
|
| |
| · Sensibilidade analítica em educação: sobre as potências das (auto)biografias na pesquisa-formação com professoras/es iniciantes Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues; Cavalcante, Maria Mikaele da Silva; Oliveira, Wenderson Silva; Farias, Isabel Maria Sabino de
|
| |
| · A construção social de uma escola quilombola: a experiência da Comunidade Caveira, RJ Soares, David Gonçalves; Maroun, Kalyla; Soares, Antonio Jorge Gonçalves
|
| |
| · Modelo analítico da pedagogia do oprimido: sistematização do método Paulo Freire Ramalho, Ramon Rodrigues
|
| |
| · G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação Vitorino, Artur José da Renda; Pires, Pedro Serafim Anes
|
| |
| · Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018) Moraes, Carmen Sylvia Vidigal; Reis, Elydimara Durso dos; Alencar, Felipe
|
| |
| · Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível Almeida, Andréa Cristina de; Samussone, Lainesse Benjamim; Brunozi Júnior, Antonio Carlos; Emmendoerfer, Magnus Luiz
|
| |
| · Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927 Moraes, Thais Palmeira; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães; Magalhães, Justino Pereira de
|
| |
| · Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores López, Carlos Monge; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros; Saborido, David Montalvo; Seijo, Juan Carlos Torrego
|
| |
| · Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação Ferreira, Liliana Soares
|
| |
| · Inclusão indígena na educação superior: perspectivas guarani e institucionais Costa, Samuel Douglas Farias; Carniel, Fagner
|
| |
| · REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PERSONAGENS HISTÓRICOS RELEVANTES EM FUTUROS PROFESSORES CHILENOS DE HISTÓRIA Mieres-Chacaltana, Manuel; Sepúlveda, Juan Guillermo Mansilla; Salamanca, Jorge Javier Oyarce
|
| |
| · Cristianismo de libertação, teologia da prosperidade e as perspectivas da luta de classes no Brasil Pena, Anderson dos Anjos Pereira; Zientarski, Clarice
|
| |
| · O conhecimento como resposta curricular Costa, Hugo Heleno Camilo; Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
|
| |
| · Epistemologias de reexistência: um diálogo teórico-metodológico entre interseccionalidade e aquilombagem crítica Santos, Gersiney; Santos, Daiane Silva
|
| |
| · Remuneração docente em contexto de austeridade fiscal: uma análise das redes municipais de ensino dos estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná Gouveia, Andréa Barbosa; Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola; Ferraz, Marcos Alexandre dos Santos
|
| |
| · Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas Pereira, Heloisa Corrêa; Nascimento, Ana Claudeise Silva do; Moura, Edila Arnaud Ferreira; Corrêa, Dávila Suelen Souza; Chagas, Hudson Cruz das
|
| |
| · Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial Rosa, Júlia Gabriele Lima da; Lima, Luciana Leite
|
| |
| · Os primeiros professores de ciências naturais das escolas secundárias paulistas: uma perspectiva histórica (1880-1909) Alcântara, Wiara Rosa; Meloni, Reginaldo Alberto; Cardoso, Giseli de Oliveira
|
| |
| · Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo Raupp, Bárbara
|
| |
| · Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI Cristóvão, Ana Maria; Verdasca, José Lopes; Ramos, José Luís; Rebelo, Hugo
|
| |
| · Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya Arandu Góes, Liz Meira; Fernandes, Neiva Gabriel; Barbosa, Roberto Gonçalves
|
| |
| · LUTANDO PELO COLETIVO: SIGNIFICADOS DOS PROFESSORES ORGANIZADOS Ortiz-Mallegas, Sebastián; Carrasco-Aguilar, Claudia; Lamas-Aicón, Macarena
|
| |
| · O TERRITÓRIO DA MEMÓRIA: UMA CARTOGRAFIA CIDADÃ DAS LEMBRANÇAS Martínez-Vérez, María Victoria; Montero-Seoane, Antonio; Albar-Mansoa, Pedro Javier; García, Sonia Cabello
|
| |
| · “O meu é mais grande!”: jogos de comparação, cultura lúdica e apropriação de práticas de numeramento em um grupo de crianças de 3 e 4 anos em uma instituição de educação infantil Lima, Raquel Monteiro Pires de; Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis
|
| |
| · Síndrome de burnout e autoeficácia em professores de educação física Pereira, Erika Cristina de Carvalho Silva; Ramos, Maély Ferreira Holanda; Ramos, Edson Marcos Leal Soares
|
| |
| · A formação didática é essencial para o docente? Estratégias aplicadas por docentes de administração em sala de aula Ceni, Jéssica Cristina; Bezerra-de-Souza, Indira Gandhi; Fernandes, Jane Mendes Ferreira; Seefeld, Rodrigo
|
| |
| · Uma proposta curricular para a formação de professores de línguas no contexto da educação do campo: reflexões e práticas de Educação Linguística Castro, Carlos Henrique Silva de; Magnani, Luiz Henrique; Marques, Luiz Otávio Costa
|
| |
| · Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental Rosa, Josélia Euzébio da; Fontes, Mariana da Silva
|
| |
| · Intervenções pedagógicas em territórios urbanos no Brasil: a situação do programa A União faz a Vida Silva, Rodrigo Manoel Dias da
|
| |
| · FATORES QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS HONDURENHOS Zelaya, Iving; Montañés, Manuel
|
| |
| · Os colegios mayores como espaço de modernização do ensino superior espanhol na década de 1960: o caso do colegio mayor universitario Casa do Brasil Ermel, Tatiane de Freitas; Zaldívar, Jon Igelmo
|
| |
| · Educar para humanizar de Max Scheler e a pós-modernidade de Zygmunt Bauman Ferreira, Virgínia da Silva; Werneck, Vera Rudge
|
| |
| · Proteção social nas políticas de escolarização: algumas digressões teórico-políticas Dentz, Marta von
|
| |
| · O IMPACTO DA CULTURA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL Pedraja-Rejas, Liliana; Rodríguez-Ponce, Emilio; Labraña, Julio
|
| |
| · TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DO BOOKTUBER PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL Ponce, Hugo Heredia; Oliva, Manuel Francisco Romero; González, Carlos Gil
|
| |
| · FORMAÇÃO DE CIDADÃO DEMOCRÁTICO INTERCULTURAL PARA MENINAS EM CONTEXTOS RURAIS DO PERU Camayo-Tolentino, Emiruth Valeria; Minaya-Del-Valle, Rosario Alejandra; Ruiz-Ruiz, Marcos Fernando
|
| |
| · O ensino de biologia por investigação: um estudo de caso contextualizado no ensino de jovens e adultos Santos, Monique Cesnik Martins dos; Batista, Jefferson de Barros; Camarotti, Maria de Fátima; Batista, Anabelle Camarotti de Lima
|
| |
| · Formação humana na precariedade: fazer sentido em comum Valle, Lílian do
|
| |
| · Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra Capixaba Gerke, Janinha; Foerste, Erineu; Souza, Adriano Ramos de
|
| |
| · OS CONDICIONANTES SOCIAIS, INTERCULTURAIS E PESSOAIS QUE INTERFEREM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE COVID-19 Fernández, Antonio Hernández; Valdivieso, Karina Elizabeth Delgado; Camargo, Claudia de Barros
|
| |
| · Cultura digital, imaginários de trabalho docente e a profissionalização do ensino: a série Rita Penteado, Regina Zanella; Budin, Clayton José; Costa, Belarmino Cesar Guimarães da
|
| |
| · Cidadania desde a infância e educação para a democracia: da negação da fala à perspectiva de fortalecimento da voz da criança Mesquita, Delma Lúcia de
|
| |
| · A instrução pública nas constituintes brasileira e portuguesa (1820-1823): uma rarefação das possibilidades de ser Henriques, António
|
| |
| · Autorregulação, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura no Ensino Fundamental I Fabri, Nayla Beatriz; Oliveira, Katya Luciane de; Inácio, Amanda Lays Monteiro; Schiavon, Andreza; Bzuneck, José Aloyseo
|
| |
| · Variáveis psicológicas e seu impacto no rendimento acadêmico no ensino superior Casiraghi, Bruna; Boruchovitch, Evely; Almeida, Leandro da Silva
|
| |
| · Ensino em tempo integral e segmentação da oferta: análise dos programas ETI e PEI na rede pública estadual de São Paulo Girotto, Eduardo Donizeti; Jorge, Isabel Furlan; Oliveira, João Victor Pavesi de
|
| |
| · Da comunidade à universidade: os desafios dos discentes indígenas no curso de Direito na Universidade Federal de Roraima Moura, Sandra do Nascimento; Matos, Maristela Bortolon de
|
| |
| · A laicização da educação na transição do Império para a República no Brasil: ensino leigo ou religioso? Cecchetti, Elcio; Santos, Ademir Valdir dos
|
| |
| · A ORGANIZAÇÃO COLECTIVA E AS RELAÇÕES INTERSUBJECTIVAS DE TRÊS SALAS DE AULA COMUNITÁRIAS NO CHILE Dávila, Gianina; Bastías, Cecilia; Rojas, Bessie; Astorga, Blanca
|
| |
| · Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica Vasques, Andréia Lopes Pacheco; Sarti, Flavia Medeiros
|
| |
| · O método Gaspariano como perspectiva crítica de qualificação didática no ensino superior: pesquisa-ação Pereira, Terezinha Lima; Wagner, Valdilene; Gasparin, João Luiz
|
| |
| · A ESCOLA ABERTA OU VOLUNTARIADO COMO PARADIGMA DE PARTICIPAÇÃO Cabornero, Silvia Gómez; Fernández-Hawrylak, María
|
| |
| · A influência dos organismos internacionais na avaliação da educação superior brasileira Macedo, Marconi Neves; Araújo, Maria Arlete Duarte de
|
| |
| · PERCEPÇÃO DE ENTORNO E MEIO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL Hernández, Antonio José Morales; Santana-Martín, Diana; Monteagudo, Diego García
|
| |
| · Construções e desconstruções epistemetodológicas de/em uma pesquisa participante - um fazer coletivo com o povo Laklãnõ/Xokleng Bento, Karla Lucia; Oliveira, Lilian Blanck de
|
| |
| · O poema e a transformação do horizonte de expectativa: a formação do leitor literário Nascimento, Cristiane Aparecida Silva; Lopes Junior, Jair; Manzoni, Rosa Maria Manzoni
|
| |
| · Habilidades sociais educativas de professores universitários: proposta de um quadro conceitual Santos, Joene Vieira
|
| |
| · Neoruralismo pedagógico: a formação dos trabalhadores do campo no projeto neodesenvolvimentista brasileiro (2001–2016) Santos, Magda Gisela Cruz dos; Paludo, Conceição
|
| |
| · Instagram e a educação: algumas considerações Santos, Rodrigo Otávio dos; Rudnik, Raquel Machado Lopes
|
| |
| · Heurísticas nas tomadas de decisões de estudantes do ensino médio diante de situações financeiras Silva, Jessica Barbosa da; Lautert, Síntria Labres
|
| |
| · Mobilidade em tempos de imobilidade: estudantes internacionais em Portugal durante a pandemia da COVID-19 Iorio, Juliana Chatti; Silva, Adélia Verônica
|
| |
| · Paulo Freire: os velhos e os novos temas Oliveira, Fernando Bonadia de
|
| |
| · Contribuições da alternância pedagógica para a formação profissional de técnicos em agropecuária do Instituto Federal do Pará, Campus Cametá Sousa, Fagner Freires de; Alves, Charles Alberto de Souza; Bento, Rodolpho Claret
|
| |
| · O Programa Bolsa Família e a condicionalidade educacional: uma análise do desempenho escolar de estudantes em situação de pobreza Martins, Bárbara Amaral; Rückert, Fabiano Quadros
|
| |
| · As bibliotecas na Instrução Pública no Maranhão Império: livros, leituras e leitores Castellanos, Samuel Luis Velázquez
|
| |
| · Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola públicasob ameaça? Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Le; Castro, Marcela de Moraes
|
| |
| · A abordagem da educação baseada em evidências científicas na formação de professores: recuo da prática1 Devechi, Catia Piccolo Viero; Trevisan, Amarildo Luiz; Cenci, Ângelo Vitório
|
| |
| · Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais colaborativas Silva, Wagner Rodrigues; Campos, Leonilde
|
| |
| · A circularidade da equipe dirigente do Ministério da Educação dos governos de Fernando Henrique Cardoso Santos, Wagner dos; Ferreira Neto, Amarílio; Negreiros, Heitor Lopes
|
| |
| · CONTRIBUIÇÕES DE DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO ACESSÍVEL PARA ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Núñez-Sotelo, Edita; Cruz, Mauricio López
|
| |
| · Covid-19, escolas e infâncias no Brasil: controvérsias científicas, políticas e emocionais em cena Pires, Flávia Ferreira; Carneiro, Rosamaria Giatti; Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira
|
| |
| · Enquanto você (não) dormia: tempos, rotinas e ritmos em negociação no processo de transição do bebê à creche Costa, Natália Meireles Santos da; Dentz, Marisa von; Amorim, Katia de Souza
|
| |
| · Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: sujeitos e trajetórias Sallas, Ana Luísa; Groppo, Luís Antonio
|
| |
| · Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação Faria, Paula Maria Ferreira de; Camargo, Denise de
|
| |
| · Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no Amazonas Melo Neto, José Augusto de; Oliveira, Selma Suely Baçal de
|
| |
| · Atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação Mendonça, Lurian Dionizio; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim
|
| |
| · A fotografia no desenvolvimento da identidade da criança na educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, em Presidente Kennedy Anjos, Marta Alessandra dos; Barreto, Sônia Maria da Costa
|
| |
| · Governar por números: política da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a educação básica Silva, Maria Abádia da; Silva, Maicon Donizete Andrade; Ferreira, Neusa Sousa Rêgo
|
| |
| · Escolas pública e particular: representações sociais de professores Lemos, Érica Fernanda Ursulino; Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves
|
| |
Espaço aberto |
| |
| · Uma “mulher do fim do mundo” na academia: aprendendo com a trajetória outsider within de Virgínia Bicudo Santos, Vitailma Conceição; Sampaio, Sônia Maria Rocha
|
| |
| · Conhecimento profissional docente e formação de professores Nóvoa, António
|
| |
Resenhas |
| |
| · Comunidade, escola e juventude: navegando pela história oral de vida de jovens de uma comunidade ribeirinha no Amazonas Ferreira, David Goes
|
| |
| · Bourdieu, quase 20 anos depois Medeiros, Cristina Carta Cardoso de
|
| |
Pareceristas |
| |
| · LISTA DE PARECERISTAS 2021*
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATUM
|
| |
| · ERRATA
|
| |