SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.21 número62vol.22 número64 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

 

Sumário
Revista Teias vol.21 no.63 Rio de Janeiro out./dez 2020

 Editorial
  
 ·  EDITORIAL: Teias pratica uma Didática da invenção, como Manoel de Barros
Paiva, Jane; Leonardi, Paula

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença
  
 ·  DOCÊNCIA, CURRÍCULO, DIDÁTICA, AULA: fantástico arquivo político da diferença
Corazza, Sandra Mara; Heuser, Ester Maria Dreher; Monteiro, Silas Borges

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FORMAÇÃO CONTINUADA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: o M. A. R. e o samba
Nascimento, Erica Pereira dos Santos; Souza, Victória Guimarães

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  TÁTICAS PANDÊMICAS: ideologia e o fazer docente
Puga, Jonatas Conde Y Martin; Moraes, Leandro de Carvalho

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  JORNADA MITÍCA DO TORNAR-SE PROFESSOR/A/AS/AS EM CONTEXTO PLURIÉTNICO NA AMAZÔNIA
Wanzeler, Eglê Betânia Portela

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PLANEJAMENTO DOCENTE COMO PRODUÇÃO DE POSSÍVEIS: re-existência na/pela docência
Faria, Izaque Moura de; Gomes, Larissa Ferreira Rodrigues

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  POR UMA ÉTICA DO AMOR FATI NO CURRÍCULO
Nicolay, Deniz Alcione

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  RASPAS E RESTOS DE FILOSOFIA NA BNCC -EM: trampolim para uma ética como experimentação
Heuser, Ester Maria Dreher; Dias, Adriana Muniz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BNCC E O PROFESSOR DE LITERATURA: água que corre entre pedras
Mendes, Nataniel

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PRODUÇÕES CURRICULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA: desafios do “contemporâneo”
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa; Piubel, Thays Merolla

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ENSINO COMO ENSAIO PARA ABRIR OS CORPOS: uma didática do acesso pela pele
Gianuca, Lindsay; Balestreri, Silvia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  VESTÍGIOS DE AULA: poética didática e transcriação curricular
Campos, Maria Idalina Krause de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A AULA COMO GESTO: um princípio para a docência
Costa, Cristiano Bedin da; Munhoz, Angélica Vier

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A AULA: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo
Boff, Daiane Scopel; Neves, Antônia Regina Gomes; Fabris, Elí Terezinha Henn

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ARQUEO-MONTAGEM DA AULA
Matos, Sônia Regina da Luz; Schuler, Betina

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  AULA-EXPERIMENTAÇÃO COM DANÇA: demanda de um currículo-dançante
Char, Carla; Paraíso, Marlucy Alves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  OBRA-AULA: prática e poética do banal de uma artistagem docente
Rodeghiero, Thiago Heinemann; Rodrigues, Carla Gonçalves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  APROPRIAÇÃO TRANSGRESSIVA E MULTIMODALIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA: propostas de escrileitura
Adó, Máximo Daniel Lamela; Mussetta, Mariana

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  LER, ESCREVER, PESQUISAR: uma metodosofia
Biato, Emília Carvalho Leitão; Nodari, Karen Elisabete Rosa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PISTAS PARA UM MÉTODO DRAMÁTICO DE PEDAGOGIA DO CINEMA: cinema, espectatorialidade e educação
Alves, Álvaro Renan José de Brito

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca
Oliveira, Renata Rocha de; Lobo, Thamy

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  POÉTICA DO ARQUIVAR: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza
Silva, Antonio Almeida da; Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  AS DOBRAS PRODUZIDAS COM AS FABULOINVENÇÕES DAS CRIANÇAS NAS AULAS-ACONTECIMENTOS
Gonçalves, Camilla Borini Vazzoler; Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Elos
  
 ·  MONODOCÊNCIA EM ANGOLA: entre tensões e controvérsias no ensino primário
Alfredo, Francisco Caloia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Em Pauta
  
 ·  IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores
Soratto, Marinês; Nascimento, Adir Casaro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos de Demanda Contínua
  
 ·  LEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a prática
Corrêa Júnior, Roque; Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos; Martins, Pura Lúcia Oliver

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: um estudo de caso em um caso a ser repensado
Palmeira, Lana Lisiêr de Lima; Prado, Edna Cristina do; Cordeiro, Carla Priscilla Barbosa Santos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  METODOLOGIAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Santos, Bettina Steren dos; Spagnolo, Carla; Bücker, Caroline

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  CULTURA E CURRÍCULO MURA: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AM
Valle Neto, Jaspe

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES: opção ou imposição?
Rosa, Cleci Teresinha Werner da; Trentin, Vinicius Sottoriva; Giacomelli, Alisson Cristian

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar
Cipriani, Flávia Marcele; Moreira, Antonio Flavio Barbosa; Corrêa, Cintia Chung Marques

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Ensaios
  
 ·  MULHERES EM LUTA: a dimensão educativa do engajamento político
Carvalho-Silva, Hamilton Harley de; Tomizaki, Kimi

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenhas
  
 ·  FLIPPED LEARNING NA UNIVERSIDADE: guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Robert Talbert, 2019.
Bottentuit Junior, João Batista

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )