Editorial |
| |
| · EXPERIÊNCIAS DA REVISTA ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM AVALIAÇÃO POR PARES ABERTA Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Franco, Luiz Gustavo; Massi, Luciana; Coelho, Geide Rosa
|
| |
Artigos |
| |
| · DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS Bonfim, Hanslivian Correia Cruz; Guimarães, Orliney Maciel
|
| |
| · A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO SOBRE BIODIVERSIDADE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NASCIMENTO, LARISSA AINE DO; MOTOKANE, MARCELO TADEU
|
| |
| · UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE MENTORIA NA MOTIVAÇÃO PARA A PERSISTÊNCIA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL CALSING, INGRID WEBER; HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE
|
| |
| · A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: O CASO ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS Araujo, João Felipe Viana de; Lima, Guilherme da Silva; Almeida, Sheila Alves de
|
| |
| · RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E SINGULARIDADES DE LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DE BIOLOGIA Santos, Isabela Mayara dos; Pagan, Alice Alexandre
|
| |
| · DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS Santos, João Paulo Magalhães dos; Santos, Bruno Ferreira dos
|
| |
| · A INFLUÊNCIA DOS CONTEXTOS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA Gatti, Mariana Donateli; Freguglia, Junia
|
| |
| · A RESIDÊNCIA DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES E DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Resende, Ana Carolina Costa; Freitas, Cláudia Avellar; Bassoli, Fernanda
|
| |
| · PRESSUPOSTOS DE AVALIAÇÃO NA APLICAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Pacheco, Alan Carlos Rocha
|
| |
| · MOVIMENTOS TECNOCIENTÍFICOS NA AMÉRICA LATINA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Archanjo Junior, Miguel Guilhermino de; Gehlen, Simoni Tormohlen
|
| |
| · Potencialidades das interações sociais na explicitação de conhecimentos em atividades experimentais de Química com uma estudante cega Silveira, Renata Aragão da; Gonçalves, Fábio Peres
|
| |
| · A Natureza da representação a partir do referencial de Bas van Fraassen e a atribuição de sentido ao conhecimento químico escolar Rodrigues, Marcelo Gonzaga; Machado, Juliana
|
| |
| · COMUNIDADE DE PRÁTICA EM REVISÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PESQUISAS NO BRASIL E EM PORTUGAL Oliveira, Anderson Marinho de; Prata, Rita Vilanova
|
| |
| · ENTRE NORMAS E ROTINAS DA QUÍMICA ORGÂNICA: O TRABALHO COM OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Silva, Fernando César; Sasseron, Lúcia Helena
|
| |
| · SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS Santos, Ana Paula Oliveira dos; Heerdt, Bettina
|
| |
| · DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Vizachri, Tânia Regina; Piassi, Luís Paulo de Carvalho; Giordan, Marcelo; Braga, Adriana Regina
|
| |
| · A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL Dias e Dias, Thayná Cristina; Sitko, Camila Maria; Langhi, Rodolfo
|
| |
| · SEXO/GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DE NORMAS SOCIAIS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS DE BIOLOGIA Barros, Carolina Moraes Martins de; Gerolin, Eloisa Cristina; Silva, Maíra Batistoni e
|
| |
| · LEI PERIÓDICA, ELEMENTOS QUÍMICOS E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS: PONDERAÇÕES A PARTIR DE NORWOOD HANSON E THOMAS KUHN LORENZETTI, CRISTINA SPOLTI; RAICIK, ANABEL CARDOSO; PEDUZZI, LUIZ O. Q.
|
| |
| · DE QUE CIDADANIA ESTAMOS FALANDO? UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA Rosa, Gabriela Gomes; LimaI, Nathan Willig; CalvacantiI, Cláudio José de Holanda
|
| |
| · A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE CAUSALIDADE E DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS Gomes, Alessandro Damásio Trani
|
| |
| · CIENTISTAS NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES COM BONECOS E DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO ENTRE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COTTA, DEBORAH; MUNFORD, DANUSA; FRANÇA, ELAINE SOARES
|
| |
| · INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO ASSOCIADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS Boszko, Camila; Rosa, Cleci Teresinha Werner da; Delord, Gabriela
|
| |
| · UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS LEONARDO JÚNIOR, CARLOS SÉRGIO
|
| |
| · MATERNIDADE: CONFLITOS ENTRE AS DIMENSÕES BIOLÓGICA E SOCIAL - O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA? Paz, Laíssa; Petrucci-Rosa, Maria Inês
|
| |
| · QUEM GERA O TEMA GERADOR? O NECESSÁRIO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DE TEMAS GERADORES NA ESCOLA DO CAMPO Muscardi, Dalana Campos; Arnholz, Erineti
|
| |
Perspectivas |
| |
| · ARTIGO-PARECER: A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM UM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL: o caso Isaac no Mundo das Partículas MAXIMO, MARTA
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ENSAIO SOBRE ALTERIDADES SUBALTERNIZADAS NAS CIÊNCIAS FÍSICAS ROSA, KATEMARI
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: VALIDAÇÃO DE TESTE EM TRÊS CAMADAS PARA MAPEAR PERFIS EPISTEMOLÓGICOS DE DENSIDADE CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS - UM OLHAR CRÍTICO PARA O CONCEITO CIENTÍFICO DE SEXO Lima Junior, Paulo
|
| |
Errata |
| |
| · Errata
|
| |
Adendo
|
| |