Editorial |
| |
| · A ciência e os periódicos científicos: mais um ano de lutas num cenário de pandemia, negacionismos e desincentivos Galian, Cláudia V. A.; Pietri, Émerson de
|
| |
Entrevista |
| |
| · Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux Silva, Maria Vieira; Campos, Maria Veranilda Mota
|
| |
| · Entre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza” Galian, Cláudia Valentina Assumpção; Carvalho, Maurício Braz de
|
| |
| · Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière Waks, Jonas Tabacof; Carvalho, José Sérgio Fonseca de; Valle, Lílian do; Greco, María Beatriz
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Infância, Política e Educação |
| |
| · ¿Qué ideas sobre su derecho a la intimidad en la escuela construyen niños y niñas? Horn, Axel César
|
| |
| · Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil Gouvêa, Maria Cristina Soares de; Carvalho, Levindo Diniz; Silva, Isabel de Oliveira e
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA: Justiça e Educação: um debate necessário |
| |
| · Liberdade é conquista social? Freire e Vigotski na perspectiva da educação em direitos humanos Moreira, Andressa Urtiga; Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
|
| |
| · Compor o reconhecimento: explorar laços com os outros na escola Resende, José Manuel; Gouveia, Luís; Beirante, David; Souza, Lucas Freitas de
|
| |
| · Concepções de justiça escolar em documentos do PNUD e da UNESCO Rezende, Maria José de
|
| |
| · Injustiças e astúcias associativas nas ocupações das escolas públicas do Rio de Janeiro em 2016 Pinto, Ubirajara Santiago de Carvalho
|
| |
| · A efetivação do direito à educação de qualidade como ação do Ministério Público de Pernambuco Nascimento, José Almir do; Marques, Luciana Rosa
|
| |
| · O difícil encontro da justiça com a educação: problematizações sobre a justiça restaurativa Schilling, Flávia; Kowalewski, Daniele
|
| |
| · Educação, redistribuição e reconhecimento: contribuições do pensamento de Nancy Fraser para a debate sobre justiça Soares, Swamy de Paula Lima
|
| |
| · Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior Silva, Daiane da Luz; Caputo, Maria Constantina; Veras, Renata Meira
|
| |
| · Injustiças vividas e demandas por reconhecimento numa escola pública: expressões de estudantes de ensino médio Botler, Alice Miriam Happ
|
| |
Artigos |
| |
| · A produção acadêmica de mulheres professoras no campo do saber teológico: sujeição ou subjetivação ética? Furlin, Neiva
|
| |
| · A questão da cidadania sob o olhar dos indígenas na Terra Indígena Cobra Grande, Santarém/PA Silva, Messias Furtado da; Diniz, Renato Eugênio da Silva; Alencar, Joelma Cristina Parente Monteiro
|
| |
| · Investigaciones sobre los efectos de la neoliberalización de la educación superior pública en América Latina1 Castelao-Huerta, Isaura
|
| |
| · Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior Almeida, Marta
|
| |
| · Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química Targino, Arcenira Resende Lopes; Giordan, Marcelo
|
| |
| · Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Soares, Leôncio
|
| |
| · La constitución de un nuevo sujeto social indígena: pueblo guaraní, educación formal y capital intercultural Nuñez, Yamila Irupé
|
| |
| · La práctica del silencio como una herramienta educativa: directrices para la educación basada en competencias Dulčić, Francisco José Lería
|
| |
| · O trabalho precário nos Institutos Federais: uma análise dos processos de intensificação do trabalho verticalizado Araújo, José Júlio César do Nascimento; Mourão, Arminda Rachel Botelho
|
| |
| · Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID Farias, Isabel Maria Sabino de; Silva, Silvina Pimentel; Cardoso, Nilson de Souza
|
| |
| · Consciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o Brasil Reis, Aaron Sena Cerqueira; Silva, Joilson Pereira da
|
| |
| · Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Espírito Santo: trajetória, organização e funcionamento Leonarde, Charlinni da Rocha; Simões, Renata Duarte; Vieira, Alexandro Braga; Paiva, Jacyara Silva de
|
| |
| · A evasão na educação superior: definições e trajetórias Coimbra, Camila Lima; Silva, Leonardo Barbosa e; Costa, Natália Cristina Dreossi
|
| |
| · Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública Gisloti, Laura Jane; Santos, Dalva Melo dos; Santos, Cíntia Melo dos; Silva, Sandra Procópio da
|
| |
| · Questões de gênero em Platão e Eurípedes: corpos antigos e gender performativity Silva, Vânia; Cornelli, Gabriele
|
| |
| · Linhas de criação em uma aula de história: o paradoxo do pensamento diante do dispositivo de banalização Pacievitch, Caroline; Pereira, Nilton Mullet
|
| |
| · Educação antirracista no contexto político e acadêmico: tensões e deslocamentos Silva, Marcos Antonio Batista da
|
| |
| · Apagamentos de corpos: educação, corpo-enunciado e resistências Casteleira, Rodrigo Pedro; Maio, Eliane Rose
|
| |
| · O debate sobre a democratização da educação pública e a tese da gestão democrática radical da escola Moreira, Carlos Felipe Nunes
|
| |
| · Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula Cunha; Santos, Sirlaine Pereira Nascimento dos
|
| |
| · As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente Soares Júnior, Néri Emílio; Borges, Lívia Freitas Fonseca
|
| |
| · Gramsci, educação e escola unitária Martins, Marcos Francisco
|
| |
| · A agenda educacional do Banco Mundial em tempos de ajuste e pandemia Pereira, João Márcio Mendes
|
| |
| · Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes Falcão, Carla Samya Nogueira; Stelko-Pereira, Ana Carina; Alves, Dayse Lôrrane Gonçalves
|
| |
| · Educação não formal: história e crítica de uma forma social Catini, Carolina
|
| |
| · Diretrizes curriculares de Campinas para a educação física: o que está em jogo? Ferreira, Maísa; Nunes, Mário Luiz Ferrari
|
| |
| · Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020) Oliveira, Amurabi
|
| |
| · Perfis editoriais e a construção de significados em impressos da educação física (1932-1960) Cassani, Juliana Martins; Ferreira Neto, Amarílio; Santos, Wagner dos
|
| |
| · Alumnado (a)normal y marginalidad en la enseñanza media chilena: qué dice el profesorado1 Doña, Alberto Moreno; García, Enrique Rivera; Arévalo, Sergio Toro
|
| |
| · Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de sociologia Schweig, Graziele Ramos
|
| |
| · Experiência educativa no Taekwondo: autoconfrontação como análise subjetiva do movimento Silva, Luiz Arthur Nunes da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da
|
| |
| · Desafío epistemológico de los conocimientos educativos indígena y escolar para una educación intercultural Saavedra, Esteban; Quilaqueo, Daniel
|
| |
| · Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP Santos, Monique Matsuda dos; Pedroso, Isabela Gomes Ferreira; Oliveira, Sandra Cristina de
|
| |
| · Pedagogia do seminário universitário: proveniência histórica e tradução contemporânea Ó, Jorge Ramos do
|
| |
| · Meio ambiente como um valor cosmopolita: uma análise sócio-histórica comparada no currículo escolar de biologia Mattos, Luiza Maria Abreu de; Gomes, Maria Margarida
|
| |
| · Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal Alves, Alexandre; Klaus, Viviane; Loureiro, Carine Bueira
|
| |
| · Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964) Dantas, Adriana Santiago Rosa
|
| |
| · O que dizem os alunos sobre os conflitos decorrentes de sua relação com os professores André, Ernesto Barros
|
| |
| · Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais Macedo, Ester Pereira Neves de
|
| |
| · As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira Artes, Amélia; Unbehaum, Sandra
|
| |
| · Mulheres, mulheres negras e configurações étnico-raciais na Escola Normal de Caetité, Bahia (1898-1943) Cruz, Elizeu Pinheiro da; Santos, Janaina de Jesus; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Nogueira, Nadila Luiza Oliveira
|
| |
| · Apreciações valorativas de estudantes de mestrado sobre o ensino da leitura e da escrita Mello, Marcela Tavares de; Rodrigues, Jéssica do Nascimento
|
| |
| · “Quem quer saber de professor?”: percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO Oliveira, Eudeir Barbosa de; Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
|
| |
| · O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido Antunes, Maria da Conceição Pinto; Macedo, Ana Catarina
|
| |
| · A cidadania europeia na escola: complementando o currículo Piedade, Filipe; Ribeiro, Norberto; Malafaia, Carla; Loff, Manuel; Menezes, Isabel; Neves, Tiago
|
| |
| · Representaciones sociales y prácticas pedagógicas en educación ambiental Calixto-Flores, Raúl
|
| |
| · Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018) Guerra, Dhyovana; Figueiredo, Ireni Marilene Zago
|
| |
| · Escribir para aprender en dos disciplinas: construcción conjunta del conocimiento y extensión del tiempo didáctico Molina, María Elena; Colombo, Laura Marina
|
| |
| · Educación para el consumo sostenible desde la pedagogía crítica Martín-Sánchez, Miguel; Casares-Ávila, Laura; Cáceres-Muñoz, Jorge
|
| |
| · Libros de texto y nacional-catolicismo en las dictaduras salazarista y franquista Ferreira, António Gomes; García, Erika González
|
| |
| · Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais Larenas, Claudio Díaz; Boero, Nicolás Acuña; Rodríguez, Barbara Ravanal; Sánchez, Ignacio Riffo
|
| |
| · Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva; Gomes, Cleomar Ferreira
|
| |
| · Resiliência pedagógica: escolas ribeirinhas frente às variações de seca e cheia do Rio Amazonas Alencar, Danielle Golvim da Silva; Costa, Francimara Souza da
|
| |
| · Investigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricas Domingues, Ivo; Costa, Maria José
|
| |
| · Pervivencia de estereotipos de género en las imágenes de los libros de texto de música españoles Villodre, María del Mar Bernabé; Gil, Desirée García; Bello, Vladimir Martínez
|
| |
| · Educação, escola e matemática escolar: sentidos dos professores de matemática da educação básica Godoy, Elenilton Vieira; Gerab, Fabio; Santos, Vinício de Macedo
|
| |
| · As narrativas de termodinâmica nos livros didáticos angolanos e a conceptualização dos seus leitores Afonso, Ana Sofia; Freitas, Daniel A.
|
| |
| · Aprendizaje-Servicio universitario en contextos de actividad física, educación física y deporte: una revisión sistemática Cañadas, Laura
|
| |
| · Práctica pedagógica, metacognición y comprensión lectora en lengua extranjera: una revisión sistemática desde un enfoque deductivo Manjarres, Milton Pájaro; Zwierewicz, Marlene
|
| |
| · Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell Leite, Luciana Rodrigues; Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo; Oliveira, Francisco das Chagas Rodrigues de; Nunes, João Batista Carvalho
|
| |
| · Variáveis que influenciaram o IDEB do ensino fundamental das redes públicas municipais paulistas em 2017 Crozatti, Jaime
|
| |
| · As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso Ramos, Madalena; Morais, César
|
| |
| · Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC Sumiya, Lilia Asuca; Sano, Hironobu
|
| |
| · Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações Siqueira, Valéria Aparecida de Souza; Freitas, Pâmela Félix; Alavarse, Ocimar Munhoz
|
| |
| · A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Camizão, Amanda Costa; Conde, Patricia Santos; Victor, Sonia Lopes
|
| |
| · Indicadores sociais sobre pessoas com deficiência intelectual: ensaio interseccional com vistas a políticas de educação Lopes, Ingrid Anelise; Gonzalez, Roseli Kubo; Prieto, Rosângela Gavioli
|
| |
| · O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas Zerbato, Ana Paula; Mendes, Enicéia Gonçalves
|
| |
| · A constituição da lógica professoral: um estudo sobre saberes e práticas docentes franco-brasileiras Valente, Gabriela
|
| |
| · Tempo de trabalho e de ensino: composição da jornada de trabalho dos professores paulistas Barbosa, Andreza; Fernandes, Maria José da Silva; Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; Aguiar, Thiago Borges de
|
| |
| · Educação na aldeia e escola indígena de Muã Mimatxi: o tehêy de pescaria de conhecimento Braz, Werymehe Alves; Valadares, Juarez Melgaço
|
| |
| · A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano Xavier, Libania
|
| |
| · A imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na dimensão pedagógica do Cinema Negro Prudente, Celso Luiz
|
| |
| · Língua portuguesa como marca distintiva: uma escola de identidade timorense na ocupação indonésia Ferreira, Ângelo
|
| |
Seção: Traduções |
| |
| · Apresentação da tradução do artigo: O transnacional na história da educação Silva, Alexandre Ribeiro e; Carvalho Guimarães, Ana Carolina de; Vidal, Diana Gonçalves
|
| |
| · O transnacional na história da educação Vera, Eugenia Roldán; Fuchs, Eckhardt
|
| |
| · Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico Draelants, Hugues; Ballatore, Magali
|
| |
| · Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação Piotto, Débora C.; Nogueira, Maria Alice
|
| |
Colaboradores |
| |
| · Relação de pareceristas ad hoc (2020-2021)
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |
| · ERRATUM
|
| |
| · ERRATUM
|
| |
| · ERRATA
|
| |
| · ERRATA
|
| |