Artigos |
| |
| · CUIDADO ÀS MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE DISCENTES NIETSCHE, ELISABETA ALBERTINA; TASSINARI, TAIS TASQUETO; RAMOS, TIERLE KOSLOSKI; SALBEGO, CLÉTON; COGO, SILVANA BASTOS; ANTUNES, ANDREI POMPEU; ILHA, ALINE GOMES
|
| |
| · O ENSINO DE INTERTEXTUALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOUZA-SANTOS, JOSÉ ELDERSON DE; ARAÚJO, HELENA DE LIMA MARINHO RODRIGUES
|
| |
| · GESTÃO PARA RESULTADOS E AÇÕES DE CONTROLE NA POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA PERRELLA, CILEDA DOS SANTOS SANT’ANNA; ALENCAR, FELIPE
|
| |
| · DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ARRIGO, VIVIANE; LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO; BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS; FREIRE, LEILA INÊS FOLLMANN
|
| |
| · PARQUE TEMÁTICO, POPULARIZAÇÃO E PESQUISA AMAZÔNICA: A PROPOSTA DO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA SANTOS, SAULO CÉZAR SEIFFERT; CUNHA, MÁRCIA BORIN DA
|
| |
| · REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA A PARTIR DAS PRODUÇÕES DO GT04 DA SBEM LIMA, GABRIEL LOUREIRO DE; BIANCHINI, BARBARA LUTAIF
|
| |
| · PROJETO DE VIDA E IDENTIDADE: ARTICULAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SILVA, MARCO ANTONIO MORGADO DA; DANZA, HANNA CEBEL
|
| |
| · INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÚBLICA ENQUANTO FENÔMENO ESSENCIALMENTE DIALÉTICO VELOSO, BRAIAN; MILL, DANIEL
|
| |
| · SUSTENTABILIDADE COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) PEREIRA, MÁRIAM TRIERVEILER
|
| |
| · PRODUZINDO A SUBALTERNIDADE: AS MERENDEIRAS NOS DOCUMENTOS E INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL DO PNAE MELGAÇO, MARIANA BELLONI; MATOS-DE-SOUZA, RODRIGO
|
| |
| · AÇÕES DE PROFESSORES E O MOVIMENTO DE MUDANÇAS EM ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTÍNUA ESTEVES, ANELISA KISIELEWSKI; SOUZA, NEUSA MARIA MARQUES DE
|
| |
| · PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRADA E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR CONSTELAÇÃO DE THEODOR ADORNO DEMETRIO, VÂNIO; RIBEIRO, EDUARDO AUGUSTO WERNECK; PLÁCIDO, REGINALDO LEANDRO
|
| |
| · ENSINO PROFISSIONALIZANTE, AGENDA 2030 E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS-SC BLAKA, ROSIMARI DE FÁTIMA CUBAS; VARGAS, LETÍCIA PALUDO; MARCHESAN, JAIRO
|
| |
| · AUTOEFICÁCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COSTA FILHO, JOSÉ DE OLIVEIRA; MURGO, CAMÉLIA SANTINA; FRANCO, ALINE FONSECA
|
| |
| · OUTRAS FORMAS DE PENSAR AS DOCÊNCIAS EM MATEMÁTICA: OS USOS DE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BOFF, DAIANE SCOPEL; FABRIS, ELÍ TEREZINHA HENN
|
| |
| · A GINÁSTICA DOMÉSTICA DE DANIEL SCHREBER: MANUAIS EM CIRCULAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX PUCHTA, DIOGO RODRIGUES; LINHALES, MEILY ASSBÚ
|
| |
| · COMO FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SE TORNAM INVESTIGADORES DA DOCÊNCIA COURA, FLÁVIA CRISTINA FIGUEIREDO; PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION
|
| |
| · O CHORO DOS BEBÊS E A DOCÊNCIA NA CRECHE MARQUES, FERNANDA PEDROSA COUTINHO; LUZ, IZA RODRIGUES DA
|
| |
| · Quando o Estado não chega: a eficácia de programas educacionais em assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas LOBO, CINARA ARAÚJO; BERNARDINO-COSTA, JOAZE
|
| |
| · AUTOVALORAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GENÉRICAS EM EGRESSOS DE UM BACHARELADO INTERDISCIPLINAR BRASILEIRO ARAÚJO, FERNANDA RIBEIRO DE; FONTOURA, CARLOS EDUARDO DA SILVA; CONTI, WILLIAM REMO PEDROSO; MARTINS, FERNANDO RAMOS; SCACHETTI, RODOLFO EDUARDO; OLIVEIRA-MONTEIRO, NANCY RAMACCIOTTI DE
|
| |
| · O OLHAR DE GRADUANDOS SOBRE A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA: CONHECENDO E INTERVINDO PAULA, YARA APARECIDA DE; PADOVANI, RICARDO DA COSTA; BATISTA, SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA
|
| |
| · LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA SILVA, ADRIANE ALVES DA; PAN, MIRIAM APARECIDA GRACIANO DE SOUZA
|
| |
| · O SISTEMA DE ENSINO AUSTRALIANO: UM OLHAR SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS SANTOS, DANIELLE DE SOUSA; ZAN, DIRCE DJANIRA PACHECO E
|
| |
| · A DESMATERIALIZAÇÃO DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DO PORVIR: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS FARIAS, BRUNO DA MATA; CAZETTA, VALÉRIA; LIMA, ANA LAURA GODINHO
|
| |
| · ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS BUENO, MELINA BRANDT; LEITE, GRACILIANA GARCIA; VILARONGA, ARLA ARIELA RIOS; MENDES, ENICÉIA GONÇALVES
|
| |
| · ARCO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PLANEJAMENTO EDUCATIVO EM SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DIAS, GEYSE ALINE RODRIGUES; SANTOS, JOYCE PETRINA MOURA; LOPES, MÁRCIA MARIA BRAGANÇA
|
| |
| · ANÁLISE DE UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODALIDADE ERE SOB A ÓTICA DAS TEORIAS CONECTIVISTA E DA ATIVIDADE WEIAND, AUGUSTO; PEREIRA, LEÔNIDAS SOARES; BARCELLOS, PATRICIA DA SILVA CAMPELO COSTA
|
| |
| · OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS - NOTAS DE PESQUISA SILVA, RITA DE CÁSSIA DA CRUZ; PIERRO, MARIA CLARA DI
|
| |
| · EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTEGRALIDADE DO CUIDADO: UMA LEITURA FILOSÓFICA CONTEMPORÂNEA DOS CONCEITOS VIANA, SIMONE BEATRIZ PEDROZO; HOSTINS, REGINA CÉLIA LINHARES
|
| |
| · COMO O TURISMO FAZ PARA ENSINAR?: TURISMO ÉTNICO PARANAENSE E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS CARDOZO, POLIANA FABÍULA; PUH, MILAN
|
| |
| · EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSTRUINDO UM CURRÍCULO TRANSVERSAL COM BASE EM TEMAS GERADORES SOUSA, RICHARLES DE ARAÚJO; LOBÃO, MÁRIO SÉRGIO PEDROZA; FREITAS, RENATA GOMES DE ABREU
|
| |
| · EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICO-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA CERIGATTO, MARIANA PÍCARO
|
| |
| · O IDEÁRIO DEMOCRÁTICO E POPULAR E A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTROVÉRSIAS TEÓRICAS, ESTRATÉGICAS E TÁTICAS KATAOKA, EMYLY KATHYURY; MARCASSA, LUCIANA PEDROSA
|
| |
| · METAMORFOSES INTERCULTURAIS: O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO-AMERICANOS FERREIRA, ALISSON VINÍCIUS SILVA; BORGES, LUCIENNE MARTINS
|
| |
| · A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DOS MARCOS LEGAIS: DA NEGAÇÃO ÀS POSSIBILIDADES BAGNARA, IVAN CARLOS; BOSCATTO, JULIANO DANIEL
|
| |
| · CARACTERÍSTICAS DE PESQUISAS QUALITATIVAS: ESTUDO EM TESES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SILVA, DANIELE CARIOLANO DA; MARTINS JÚNIOR, FRANCISCO RANULFO FREITAS; SILVA, TATIANA MARIA RIBEIRO; NUNES, JOÃO BATISTA CARVALHO
|
| |
| · CORPO, PRÁTICAS CORPORAIS E O FAZER SENSÍVEL NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE DOCENTES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS ASSIS, MARÍLIA DEL PONTE DE; AYOUB, ELIANA; CUNHA, ANTÓNIO CAMILO TELES NASCIMENTO
|
| |
| · DA POLÊMICA SOBRE A LITERALIDADE E O APRENDIZADO NA OBRA DE DELEUZE CAFFAGNI, LOU GUIMARÃES LEÃO
|
| |
| · RITOS SOBRE O SENSÍVEL: OS EXAMES NA ESCOLA MODERNA DE BARCELONA SILVA, PEDRO HENRIQUE PRADO DA
|
| |
| · O CATOLICISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE O GOVERNO DE STROESSNER, NO PARAGUAI MOREIRA, KÊNIA HILDA; VAREIRO, RUTH ELIZA LEIVAS
|
| |
| · METODOLOGIAS ATIVAS E PORTFÓLIOS AVALIATIVOS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE ESSA RELAÇÃO? FERRARINI, ROSILEI; BEHRENS, MARILDA APARECIDA; TORRES, PATRICIA LUPION
|
| |
| · PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS TRABALHOS DA FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A CATEGORIA PROFESSOR SCHELLER, MORGANA; GONÇALVES, ARACELI
|
| |
| · AS RELAÇÕES ENTRE O PISA E O MOVIMENTO STEM EDUCATION PUGLIESE, GUSTAVO OLIVEIRA; SANTOS, VINICIO DE MACEDO
|
| |
| · SEMIOSES IDENTITÁRIAS: RETRATOS DA MODA NO ESPAÇO ESCOLAR BORTOLETTI, LAISE ZIGER; BERTICELLI, IRENO ANTÔNIO
|
| |
| · REVISITANDO A NOÇÃO DE CAMPO DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA GOMES, RODRIGO DE OLIVEIRA; ALMEIDA JÚNIOR, ADMIR SOARES DE
|
| |
| · DEFICIÊNCIA, DIVERSIDADE E DIFERENÇA: IDIOSSINCRASIAS E DIVERGÊNCIAS CONCEITUAIS SILVA, JACKELINE SUSANN SOUZA DA
|
| |
| · A RELAÇÃO ESCOLA-ESTADO: PROVOCAÇÕES DE NIETZSCHE E FOUCAULT PARA PENSARMOS NOSSA ATUALIDADE HENNING, PAULA CORRÊA; FERRARO, JOSÉ LUÍS
|
| |
| · POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCADORES NÃO DOCENTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOARES, PRISCILA DA SILVA; AMARAL, CLEDIR DE ARAÚJO; FERREIRA, EDILENE DA SILVA
|
| |
| · O ACESSO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DOS MICRODADOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) LERIA, LUCINDA A; BENITEZ, PRISCILA; FERREIRA, LEONARDO ALVES; FRAGA, FRANCISCO J
|
| |
| · FUTURE-SE: ELUCIDANDO MAIS UMA TENTATIVA DE PRIVATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS LOPES, LUÍS AUGUSTO
|
| |
| · COM A PALAVRA, AS CRIANÇAS! AS TROCAS DISCURSIVAS DURANTE A PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL GIRÃO, FERNANDA MICHELLE PEREIRA; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI
|
| |
| · AS REPERCUSSÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FERRAROTTO, LUANA
|
| |
| · PESQUISAS SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO COCK, JULIANA CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO; NASCIMENTO, ALDENIRA MOTA DO; COSTA, PAULA ARAUJO; BONAMINO, ALICIA MARIA CATALANO DE
|
| |
| · INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RECURSOS E DIFICULDADES DA FAMÍLIA E DE PROFESSORAS SILVA, ELIZA FRANÇA E; ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS
|
| |
| · O SISTEMA DE INSPEÇÃO DO ENSINO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NO PARANÁ SANTI, DENIZE NAIARA; SCHELBAUER, ANALETE REGINA; CASTANHA, ANDRÉ PAULO
|
| |
| · LER NÃO TEM FIM: UMA BREVE INCURSÃO POR ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA ARAUJO, KARLA DANIELE DE SOUZA; SILVA, EDVÂNEA MARIA DA; FREITAS, VIRGINIA CELIA PESSOA DE
|
| |
| · A OBRA COREOGRÁFICA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA E EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA VIANA, 1ANA CLÁUDIA ALBANO; NÓBREGA, TEREZINHA PETRUCIA DA
|
| |
| · VÍNCULO DE TRABALHO & ADOECIMENTO DOCENTE: ANÁLISE DAS LICENÇAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS MARTINS, RALF FELIPE; ARAUJO, ANA LUIZA GOMES DE; AMORIM, MARINA ALVES
|
| |
| · UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO NO DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO COSTA, DANIELLE DOS SANTOS VELOSO DA; OLIVEIRA, TIAGO; MARIANO, FLÁVIA CRISTINA MARTINS QUEIROZ
|
| |
| · FOUCAULT, A EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO SOLER, RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y; VAZ, RAFAEL ARALDI; RAASCH, PATRICIA TATIANA; PACKER, LARA NADINE KANITZ; SILVA, MIGUEL ALOIS PITZ E
|
| |
| · A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SUA OFERTA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS CASTRO, ELAINE DE; OLIVEIRA, ULISSES TADEU VAZ DE
|
| |
| · PANORAMA DA PEDAGOGIA NO BRASIL: CIÊNCIA, CURSO E PROFISSÃO PIMENTA, SELMA GARRIDO; PINTO, UMBERTO DE ANDRADE; SEVERO, JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA
|
| |
| · INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA BORRÁS, MIGUEL ÁNGEL AIRES; LOURENÇÃO, GUILHERME JORGE MARTINS; MERGULHÃO, RICARDO COSER
|
| |
| · REMIDIAÇÃO DO MEIO IMPRESSO PARA NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USANDO O SCRATCH FOOHS, MARCELO MAGALHÃES; GIRAFFA, LUCIA
|
| |
| · PROPAGANDA, MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO OFICIAL E PUBLICITÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017 ORTEGA, ANDRÉ RANDAZZO; HOLLERBACH, JOANA D’ARC GERMANO
|
| |
| · CULTURA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: DA TEORIA DE ANDY HARGREAVES À REALIDADE VIVENCIADA NA ESCOLA SEMIÃO, DANIELA; TINOCA, LUÍS; PINHO, ANA SOFIA
|
| |
| · “CADETE! IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER” COMO SE FORMAM OS GENERAIS DO FUTURO PENIDO, ANA AMÉLIA; MATHIAS, SUZELEY KALIL; FAUSTINI, ANA CAROLINA MIGUEL
|
| |
| · “UNIVERSIDADES PARA O MUNDO”: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DO BRITISH COUNCIL NO BRASIL BRANDALISE, GISELLY CRISTINI MONDARDO; BARBOSA, ISABELA VIEIRA; HEINZLE, MARCIA REGINA SELPA
|
| |
| · GRAMSCI E OS INTELECTUAIS, DOS ORGÂNICOS AOS LORIANOS: UMA FACETA PARA PENSAR O BOLSONARISMO SILVA, DEISE ROSALIO
|
| |
| · POLÍTICAS CURRICULARES E SUAS ARTICULAÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA FRITSCH, ROSANGELA; LEITE, CARLINDA; LIMA, RUY D’OLIVEIRA
|
| |
| · OS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NAS REDES MUNICIPAIS DO ESTADO DO PARÁ (2011-2020) FELDMAN, ARIEL; GOUVEIA, ANDRÉA BARBOSA
|
| |
| · PELO DIREITO DE APRENDER: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA À INCLUSÃO ESCOLAR PICCOLO, GUSTAVO MARTINS
|
| |
Resenhas |
| |
| · QUÃO “DIGITAIS” SÃO OS “NATIVOS DIGITAIS”? LIMITES DO ENTUSIASMO EXCESSIVO COM A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMARAL, JONATHAN HENRIQUES DO
|
| |
Palavra aberta |
| |
| · POR QUE ESTUDAR (COM) AS MÍDIAS? COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO COMO PRÁTICAS COMPREENSIVAS, REFLEXIVAS E EMANCIPATÓRIAS BONSANTO, ANDRÉ
|
| |
| · RESISTIR E ESPERANÇAR: OS DESAFIOS À GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS SOMBRIOS FARIA FILHO, LUCIANO MENDES DE
|
| |
Traduções |
| |
| · POSIÇÕES E DISPOSIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. RETORNO SOBRE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO CUNHA, MARIA AMÁLIA DE ALMEIDA; VALLE, IONE RIBEIRO
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATA
|
| |